A promoção é um momento muito esperado por todos os trabalhadores. Afinal, depois de horas e horas de trabalho, esforço e dedicação dentro de uma empresa, a promoção não significa só um aumento de salário e maiores responsabilidades. Ser promovido significa também que seu esforço foi reconhecido e que seus chefes têm confiança o suficiente no seu trabalho de que você se sairá bem na nova função.
Embora seja uma emoção grande, ela pode rapidamente evaporar quando temos que lidar pela primeira vez com uma posição de gerência. Pode parecer estranho, mas não se deixe intimidar. Procure oportunidades para melhorar sempre o seu trabalho, construir um bom relacionamento com a sua equipe e com a empresa.
Além disso, confira nossas 5 dicas de como se adaptar à este novo cargo e conseguir ser bem sucedido neste novo estágio do seu trabalho.
1. Permita-se um momento para respirar e entender a nova posição
É normal se sentir perdido, especialmente quando assumimos um cargo de maiores responsabilidades pela primeira vez. Lembre-se que se você foi colocado nessa posição é porque seus chefes acreditam que você pode lidar com tudo o que ela traz, inclusive as cobranças.
Nossa primeira dica, portanto, é tirar um momento para respirar e entender a situação. Pense no que muda, quais devem ser suas posturas e qual a melhor forma de executar sua nova função.
2. Aprenda a valorizar o potencial da sua equipe
O trabalho de um gerente está muito ligado à organização, distribuição de tarefas entre os funcionários da equipe e supervisão. Dessa forma, ser gerente vai muito além de entender os processos a serem executados no departamento da empresa. Trata-se muito mais sobre o trabalho em equipe e liderança. Por isso, o seu bom desempenho na execução das tarefas diárias não é indicativo de que você será um bom gerente.
Existem diversas abordagens de gerenciamento de equipes que você pode adotar. Por isso, é importante não só conhecer bem a sua equipe, mas a forma como cada componente dela trabalha. Dessa forma, você encontrará abordagens diferentes de lidar com cada um, a fim de valorizar o potencial e as habilidades de cada um dentro da equipe. Assim, seus funcionários se sentirão mais valorizados e dispostos em relação à empresa e as suas funções.
3. Boa habilidade de comunicação é fundamental
A boa comunicação talvez seja o principal ponto de atenção para alguém que está se tornando um gerente. A comunicação é fundamental para uma equipe de trabalho conviva harmonicamente e desenrole as suas tarefas da melhor maneira possível.
Estar aberto ao diálogo é uma característica fundamental para aqueles que ocupam cargos de liderança. Mostre-se aberto para ouvir as demandas e também as reclamações dos seus funcionários, sem levar para o lado pessoal. Converse com a sua nova equipe, entenda quais são as demandas dele e quais são as suas obrigações como gerente. O seu trabalho está em justamente gerenciar estas duas coisas.
Além disso, coloque na balança também como fora as atuações dos seus antigos gerentes: quais as expectativas que você tinha deles, quais foram os pontos fortes e os pontos fracos.
Dessa forma, uma escuta ativa é algo que deve ser cultivado no cotidiano de um ambiente de trabalho. Mas engana-se quem pensa que a escuta ativa limita-se a ouvir quando o outro fala. A escuta ativa é também manter-se atento a todo o ambiente de trabalho, mesmo quando ninguém está falando nada.
4. Assuma responsabilidade
No seu trabalho como gerente, você passará por momentos importantes e decisivos. Problemas surgirão, algum funcionário te desapontará e você precisará lidar com isso. É muito comum sentir vontade de apontar o dedo para o culpado e tentar se eximir da responsabilidade, especialmente quando você está sendo cobrado pela empresa. No entanto, esta é uma atitude egoísta e pouco profissional vinda de um gerente.
Tentando fugir da responsabilidade, você pode mostrar que não está pronto para ocupar um de cargo de liderança. Se algo errado aconteceu no trabalho da sua equipe, busque entender o que ocorreu e quais as melhores formas de que esta situação não se repita no futuro.
Converse com a sua equipe não só para entender o problema, mas também para achar uma solução em conjunto. Além disso, tente tirar desta situação uma lição para o futuro em conjunto com a sua equipe, independente de quem seja a culpa do ocorrido. Lembre-se que um bom gerente é aquele assume a responsabilidade.
5. Entenda as relações de poder estabelecidas
Embora você tenha sido promovido para ocupar um cargo de liderança, isso não significa que você pode exercer um poder sobre os funcionários que você gerencia.
É muito comum que um novato neste tipo de cargo se sinta inseguro e, por isso, sinta a necessidade de se impor para garantir o respeito dos demais colegas. Esta é uma postura que geralmente resulta em diversos atritos no ambiente de trabalho.
Por isso, construa relações saudáveis e de cooperação. Conquiste a confiança dos seus funcionários e permita também que eles confiem em você.
Esperamos que estas dicas te ajudem a se adaptar ao seu novo cargo e tornar o seu trabalho o mais harmonioso e eficiente possível!