Glassdoor: o que é, como funciona e como usar?

Para quem está desempregado, a maior expectativa é encontrar recolocação no mercado de trabalho. Mas você já pensou como seria frustrante, ao conquistar a vaga desejada, acabar se decepcionando com uma cultura organizacional que não condiga com seus princípios ou falta de oportunidades de crescimento? Uma forma de prevenir este tipo de problema é consultando a opinião de funcionários da empresa para a qual deseja trabalhar. Isto é possível com o recurso oferecido pelo site Glassdoor. Quer saber mais como funciona? Então acompanhe a leitura deste artigo.

O que é o Glassdoor?

O Glassdoor é um site que reúne diversas informações sobre empresas de diferentes países do mundo, inclusive do Brasil. Criado em 2007, o site oferece diversos recursos que funcionam como mediação no processo de contratação das empresas. Um deles é a coleta de depoimentos anônimos de funcionários que atuam ou já tiveram alguma experiência prévia na empresa.

Através do Glassdoor, é possível conhecer informações de empresas de pequeno a grande porte sobre qual a média salarial de determinado cargo, como é feita a entrevista de emprego ou conhecer o clima organizacional.

Quer trabalhar no exterior? Consulte o Glassdoor

Você já deve ter visto na mídia que alguns países têm dado oportunidades de trabalho para pessoas de outros locais, como do Brasil. Alguns exemplos são Portugal, Canadá, Austrália, Alemanha e Nova Zelândia. Ter esta oportunidade realmente é um sonho para muitos, especialmente considerando o cenário atual do Brasil, com cada vez menos ofertas de emprego.

Contudo, arriscar a mudança para um novo país pode ser difícil e demanda bastante planejamento. Para isso, o site Glassdoor é um recurso muito útil. Nele, é possível conhecer a empresa e até iniciar o processo seletivo ainda no Brasil.

Como navegar no site

Quer saber do potencial de sua profissão em outros países do mundo? Entre no site e selecione um país. Em seguida, a profissão. Por exemplo, ao selecionar “Canadá”, o texto ficará em inglês. Assim, o cargo deverá também ser digitado em inglês, por exemplo: “civil engineer” (engenheiro civil). Você pode ainda filtrar sua pesquisa por estado ou cidade.

À esquerda, aparecerá a relação de vagas disponíveis e quando elas foram publicadas. Ao selecioná-la, você pode ver a avaliação da empresa em estrelas (até 5), sua descrição, salários oferecidos e avaliações. É possível se candidatar, salvar a vaga para avaliar mais tarde e criar um alerta para vagas semelhantes.

veja também:
Estresse no trabalho: como identificar e se livrar deste malefício

O perfil da vaga também pode ser filtrado como full-time (período integral), part-time (meio período), contract (prestador de serviço por contrato), intern/trainee (estagiário/trainee), temporary (temporário), apprentice (aprendiz) ou entry level (pago por hora, dependendo das leis da província, como é o caso de Ontário).

Enfim, a pesquisa varia de acordo com a vaga desejada e o país, mas o site dá uma perfeita visibilidade do cenário do mercado de trabalho local. O recurso pode ser decisivo se você está considerando tentar carreira no exterior.

Glassdoor para empresas

A plataforma oferece também recursos para as empresas que desejam encontrar candidatos, o Glassdoor for Employers. Nele, a empresa pode se promover, melhorando sua visibilidade perante os candidatos, e ainda encontrar profissionais com o perfil da organização.

Um negócio em crescimento

A Glassdoor é sediada na Califórnia (EUA) e possui em média 800 funcionários. Desde sua fundação, o site não para de crescer. Em maio de 2018, a empresa japonesa Recruit Holdings, também dona da Indeed, demonstrou interesse em adquirir o Glassdoor pelo valor de um US$ 1.200 bilhão.

No Brasil, o Glassdoor comprou em 2016 o site Love Mondays, responsável principalmente por divulgar salários. Hoje, o Glassdoor recebe em média 64 milhões de visitantes por mês, e reúne informações de mais de 900 mil empresas.

No Brasil, o acesso à plataforma é através do site Lovemondays.com.br, que recebe aproximadamente 5 milhões de visitas mensais e reúne dados de em torno de 100 mil empresas.

Aplicativo para o celular

É claro que um negócio de sucesso como o Glassdoor está também em forma de aplicativo. O recurso é gratuito, disponível para Android e iOS, porém não tem versão em português. O app Glassdoor é mais recomendado para quem procura emprego em outro país.

É possível se logar usando sua conta do Google ou do Facebook e fazer o upload do seu currículo. O app oferece recursos como alertas de vagas, acompanhamento de vagas visualizadas ou nas quais o usuário se candidatou. Há também disponibilidade para você compartilhar suas experiências nas empresas pelas quais já passou.

veja também:
Carta de demissão: saiba como redigir com exemplos prontos

Já para buscas no Brasil, assim como o site, o aplicativo disponível é o Love Mondays. O app oferece os mesmos recursos que o Glassdoor: opiniões e informações sobre empresas, salários e vagas de emprego.

Outros sites semelhantes no Brasil

Algumas outras plataformas têm investido também na divulgação de salários e avaliações das empresas para consulta dos candidatos. Este é o caso do Infojobs, que oferece site e aplicativo gratuitos para o candidato e reúne aproximadamente 70 mil vagas de emprego.

Para ampliar suas chances de encontrar uma vaga de emprego (ou ser encontrado), vale a penas usar outras plataformas como o Vagas.com, Catho e LinkedIn.

Dê o próximo passo para o emprego dos sonhos

A facilidade no acesso de informações como a plataforma Glassdoor aproxima o candidato da conquista do emprego dos sonhos. Este recurso é ferramenta importante também para aqueles que desejam tentar a vida profissional no exterior.

Para quem procura emprego no Brasil, a empresa Glassdoor, em parceria com a Love Mondays, também aproxima o candidato da empresa que tenha seu perfil, aumentando as chances de uma relação de sucesso, caso seja contratado. Aproveitar os recursos disponíveis é uma forma de facilitar a recolocação no mercado de trabalho ou até para alcançar o crescimento profissional.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem mais sobre o Glassdoor. Para mais dicas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!