Google Acadêmico: como utilizar e encontrar artigos científicos

A maioria dos estudantes encontra bastante dificuldade para achar documentos que sirvam de auxílio em seus trabalhos acadêmicos. Ao perceber essa grande procura, o Google tratou de criar uma ferramenta exclusiva para esse mecanismo de busca: o Google Acadêmico.

Antes da internet o estudante precisava ir até uma biblioteca para procurar em livros, jornais e enciclopédias os assuntos que fizessem referências ao tema de seu trabalho. Atualmente, o acesso a essas informações se tornou algo mais prático, podendo encontrá-los em sites, portais e mecanismos de busca.

Algumas páginas se especializaram no assunto e criaram um grande acervo de documentos e materiais de estudos. Foi isso que ocorreu com o Google Acadêmico que se tornou referência no meio acadêmico.

A plataforma promete reunir o maior número de documentos científicos publicados em diversas áreas e diferentes línguas para facilitar a pesquisa dos estudantes. Por incrível que pareça, a ferramenta cumpre com o prometido e disponibiliza vários textos, livros, artigos, entre outros documentos.

Confira agora mesmo como usar o Google Acadêmico, quais são as suas principais vantagens e desvantagens, como usá-lo e quais os cuidados devem ser tomados ao utilizá-lo como sua fonte de referência.

O que é o Google Acadêmico?

Entre os diversos serviços oferecidos pelo Google está a ferramenta Google Acadêmico que ajuda os estudantes a encontrar trabalhos feitos e publicados como artigos científicos, teses, resumos, entre outros tipos de publicações.

Como o serviço é gratuito, você não terá dificuldades para acessá-lo. Porém, em alguns casos, você somente conseguirá fazer downloads de arquivos se estiver conectado a uma conta do Google.

A intenção do Google Acadêmico é trazer mais praticidade para a vida do estudante que muitas vezes não consegue encontrar informações relevantes sobre determinados assuntos. A ferramenta possui um grande acervo de documentos que são encontrados em diversas línguas, mas que podem ser traduzidos para facilitar a compreensão.

Como utilizar o Google Acadêmico?

Usando o Google

O sistema é muito parecido com o mecanismo de buscas do Google. Entretanto, você precisa está atento a alguns detalhes na plataforma para facilitar e melhorar a sua busca com o retorno de informações relevantes.

Para ter acesso

Para acessar a plataforma é necessário que você entre neste link: https://scholar.google.com.br/

Para fazer a pesquisa

Quando estiver na página de busca, digite o assunto que você quer pesquisar. Como o layout é parecido com o buscador tradicional do Google, você também poderá filtrar todos os resultados.

Esses filtros podem ser por período de tempo da publicação, por relevância ou por data. Além disso, você pode fazer uma pesquisa em toda a web ou escolher apenas as páginas em português.

Para fazer uma busca avançada

Se você deseja fazer uma busca avançada, clique na seta que está no canto direito do campo de busca. Em seguida, preencha todos os campos que você achar necessário e que podem auxiliá-lo a ter uma pesquisa mais precisa. Veja as formas como você pode encontrar artigos:

  • Com todas as palavras;
  • Com a frase exata;
  • Com no mínimo uma das palavras;
  • Sem determinadas palavras;
  • Onde as palavras devem ocorrer, em qualquer lugar do artigo ou no título do artigo;
  • Exibir artigos de autoria de determinado autor;
  • Exibir artigos publicados em determinado periódico;
  • Exibir artigos entre datas a sua escolha.

Para usar a biblioteca

O sistema permite que você guarde todos os tipos de documentos para ajudá-lo quando você for precisar acessá-los de novo. Quando quiser salvar o arquivo em sua biblioteca, basta clicar no botão “salvar” embaixo de cada resultado de pesquisa.

Se você quer acessar a sua biblioteca, clique em “minha biblioteca” e depois no botão vermelho “ativar”. Agora se a sua intenção é ver todos os artigos salvos na sua biblioteca, clique em “minha biblioteca”.

Todos os artigos de sua autoria serão incluídos automaticamente em sua biblioteca se você tiver um perfil no Google Acadêmico. Além disso, você terá a possibilidade de ver todo o conteúdo que tiver citado.

veja também:
Nota de rodapé ABNT TCC: saiba como definir e veja exemplos

Para usar as suas citações

Antes de monitorar as citações de suas publicações, você precisará fazer um cadastro preenchendo dados como nome, filiação, e-mail para verificação, áreas de interesse e página inicial.

Agora você precisa adicionar os artigos que você escreveu dentro do seu perfil criado e caso você precise poderá editar, excluir ou adicionar mais artigos. No final, você deve escolher como a ferramenta deverá atualizar os seus artigos. Se automaticamente ou enviando um e-mail para a sua análise e confirmação.

Para criar alertas

Alerta

A aba “Criar alertas” serve para você receber as atualizações mais recentes. Para isso, basta clicar em “criar alerta”, depois digite a palavra-chave, seu endereço de e-mail e clique no botão vermelho “criar alerta”. Não há restrições sobre quantos alertas você pode criar. Eles serão recebidos em seu e-mail e caso você não queira mais receber alertas sobre um determinado assunto, você poderá cancelar.

Para usar as métricas

Métricas

A plataforma possibilita analisar a visibilidade e influência de artigos que foram publicados recentemente. Para isso, use a ferramenta “Métricas” que exibirá uma relação com os 100 periódicos mais citados.

As colunas “índice h5” e “mediana h5” servem para organizar o ranking com média de referências que seus artigos obtiveram, permitindo que você faça um exame minucioso nos índices métricos dos artigos exibidos, uma vez que o sistema oferece diversos hyperlinks para isso.

A análise métrica de periódicos pode ser visualizada em nove idiomas. Para ativar essa opção, você verificar essa opção, basta olhar no canto esquerdo da tela. Na língua inglesa você pode fazer uma busca mais apurada dos periódicos e escolher entre oito categorias temáticas.

Para configurar

Clicando em “configurações” você pode alterar alguns comandos como número de resultados por página, idiomas, entre outros dados da sua conta.

Para fazer extensão no navegador

É possível adicionar a extensão do Google Acadêmico no seu navegador do Google Chrome ou Mozilla Firefox. Dessa forma, você terá acesso de forma fácil e rápida a plataforma quando estiver conectado em qualquer página web.

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos?

Busca do Google

  1. Você precisa acessar a página do Google Acadêmico;
  2. Digite o assunto ou disciplina que queira pesquisar, sendo possível acessar em toda web ou apenas páginas em português;
  3. Se for pesquisar sobre algum autor específico, digite “Autor: nome”;
  4. Para filtrar a busca e visualizar os resultados por ordem cronológica, clique em “classificar por data”;
  5. Caso queira filtrar por data de publicação, selecione “período específico” e digite o ano inicial e final. Por exemplo: digite artigos de 2012 a 2014 e clique em “pesquisar”.
  6. Você ainda pode incluir e retirar da busca de resultados de citações e patentes com a palavra-chave escolhida. Basta marcar ou desmarcar no menu lateral.

Quais as fontes que o Google Acadêmico utiliza?

O Google Acadêmico agrega conteúdos de diversas fontes em diferentes línguas, o que permite ter uma ampla gama de documentos e até fazer comparativos entre eles. A ferramenta coleta resultados tanto das principais universidades quanto de bibliotecas de órgãos governamentais. Contudo, quando você faz a pesquisa em outros idiomas, a plataforma compila conteúdos de periódicos científicos internacionais.

Veja quais são os repertórios mais utilizados:

  • Biblioteca Digital ― FGV
  • Lume ― UFRGS
  • SciELO ― Brasil
  • BDJur
  • BDM ― UnB
  • Portal Seer ― UFBA
  • Buscalegis ― UFSC

Quais as vantagens do Google Acadêmico?

Confira as principais vantagens do Google Acadêmico:

  • Pode fazer pesquisas de forma eficiente e facilitada;
  • Não precisa sair de casa para procurar uma biblioteca;
  • Não há necessidade de investir em materiais de estudo;
  • A ferramenta é totalmente gratuita;
  • Cada pesquisa é organizada por palavra-chave, facilitando a pesquisa por um livro ou tema de seu interesse de forma rápida;
  • Utiliza as referências das pesquisas já cadastradas por meio de um banco de dados;
  • Acesso a inúmeros documentos em diversas línguas;
  • Diversas funcionalidades como a busca avançada, a biblioteca pessoal, as citações pessoais, o acesso a atualizações, a criação de alertas e métricas.
veja também:
Resenha crítica: descubra como fazer e dicas de formatação

Quais as desvantagens do Google Acadêmico?

Como qualquer ferramenta, o Google Acadêmico também apresenta algumas desvantagens como as citadas abaixo:

Falta de resultados para determinadas áreas

A ferramenta não dispõe de muitos resultados para todas as áreas de conhecimento pesquisadas. Um bom exemplo é se você for pesquisar pela palavra-chave “humanidades”, as informações que aparecem estão bastante defasadas.

Forma de hierarquização dos resultados priorizando os documentos mais procurados

Como a ferramenta funciona conforme o mecanismo de busca tradicional do Google, os primeiros resultados que aparecem em uma pesquisa são aqueles que foram mais citados. Porém, aqueles que não estão bem ranqueados obedecendo às técnicas de otimização de sites, terão mais dificuldades em aparecer no topo das buscas.

Por isso, algumas fontes que devem ser relevantes para você, podem ficar de fora da sua pesquisa, já que não obedecem aos critérios estabelecidos. Isso pode dificultar a sua procura, tendo que pular várias páginas até chegar onde você quer.

Alguns resultados de busca irrelevantes

Quando você estiver fazendo alguma busca pode acontecer de aparecer resultados de fontes que não são acadêmicas, até mesmo que não são confiáveis ou estão desatualizadas no sistema.

Sem garantia de sucesso

A ferramenta Google Acadêmica é gratuita para fazer busca de qualquer documento. Entretanto, ele apenas indica as fontes. Se o documento que você quer acessar estiver em alguma plataforma paga, você terá que pagar uma taxa por isso.

Quais os cuidados necessários ao usar o Google Acadêmico?

Você precisa ter bastante cuidado ao utilizar o Google Acadêmico quando for fazer o seu trabalho, principalmente quando for usar alguma citação, já que em trabalhos científicos você precisa informar a origem que deve vir de um livro ou artigo.

Por isso, você não deve copiar trechos do Google, ele deve servir apenas como pesquisa, uma vez que os professores conseguem verificar com muita facilidade se isso acontecer, o que pode prejudicar o seu trabalho, trazendo graves consequências para o aluno.

Entenda que a ferramenta não pode substituir os ensaios clínicos, as revisões e outros estudos que devem compor uma pesquisa bibliográfica. Portanto, pesquise na plataforma, mas não deixe de buscar as referências bibliográficas.

Como o sistema do Google indexa trabalhos publicados, é bem possível que você esbarre em conteúdos pagos que para ter acesso é necessário pagar uma taxa. Caso contrário, você apenas conseguirá visualizar os sumários e resumos. Por isso, fique atento na hora que estiver fazendo a sua busca no site.

O Google Acadêmico oferece vários recursos e uma série de resultados seguros que prometem ajudar os estudantes em suas pesquisas científicas. Basta apenas saber administrá-lo a seu favor para compilar o maior número de documentos relevantes para a sua pesquisa.