6 dicas essenciais para desenvolver a sua habilidade de ouvir

Ouvir é frequentemente considerada como uma atividade passiva. Muitas pessoas acreditam que, ao ouvirem o que os outros têm a dizer, elas não estão desempenhando nenhuma ação. Mas isso não é verdade.

Ao ouvirmos as pessoas, não estamos só escutando, mas nos conectando com os outros de maneira profunda através da comunicação verbal e não verbal. Assim, a forma como nos comportamos ao ouvir também interfere neste ato. 

Você se considera um bom ouvinte? Como qualquer outra habilidade social, podemos aprender a ouvir melhor as outras pessoas. Os benefícios são inúmeros e afetam todas as áreas da nossa vida, inclusive o trabalho. 

Inclusive, a habilidade de ouvir tem ganhado cada vez mais importância no mundo do trabalho. Especialmente para profissionais que desempenham funções de liderança e que lidam diretamente com a coordenação de equipes. 

Pensando nisso, trouxemos 6 dicas de como desenvolver a sua habilidade de ouvir e se conectar com os outros. Confira quais são:

1. Mantenha contato visual 

Quando a pessoa com quem estamos conversando não tira os olhos do celular ou computador, fica olhando para a janela ou para os cantos da sala, podemos ter certeza que ela não está muito interessada no assunto. Afinal, quando a nossa atenção é dividida entre escutar uma pessoa e fazer outra atividade, é possível que

Na cultura ocidental, o contato visual é um elemento básico para uma comunicação eficaz. Portanto, quando estiver falando com uma pessoa, olhe nos olhos dela. 

Assim, deixe de lado qualquer tipo de distração como o celular ou o computador. Olhe para o seu interlocutor e mostre que ele tem sua atenção. Faça isso mesmo que ele não olhe de volta para você. Timidez, vergonha, incerteza e culpa são algumas emoções que inibem o contato visual das pessoas em algumas situações. Mas, mesmo que perceba que ele está sentindo isso, não deixe de manter o contato visual.

Isso porque, o contato visual nos torna mais conscientes da ação da outra pessoa. No cérebro entende que estamos lidando com a mente, os sentimentos e a perspectiva de outra pessoa. Como resultado, nos tornamos mais autoconscientes também, percebendo que estamos examinando (e até julgando) a outra pessoa, e que isso também está acontecendo conosco. 

2. Seja atencioso

Uma vez que mostramos a importância do contato visual, vamos a nossa segunda dica: relaxe! Uma vez que você tem consciência da importância do contato visual para uma interação social, sabe também que não há problemas em desviar o olhar de vez em quando. 

Afinal, o mundo não desaparece à nossa volta enquanto estamos concentrados em uma conversa. É normal que um detalhe ou outro do ambiente chame a nossa atenção, sem desviar completamente o foco da conversa. O problema acontece quando nossa atenção é completamente desviada para algo externo à conversa e acabamos ignorando o que está sendo dito. 

Assim, esteja atento e mostre-se disponível para ouvir o que a pessoa tem a dizer. Mas, se você está num momento em que não pode dar a atenção devida à pessoa, seja honesto. Não tenha medo de dizer que não é o melhor momento para conversar. Isso mostra que você quer ouví-la de verdade 

3. Mantenha sua mente aberta

Ao ouvir o que a outra pessoa fala, tente manter sua mente aberta e não julgá-la. Lembre-se que ao te contar algo, a pessoa está traduzindo seus sentimentos em palavras. Mas, como não podemos ter acesso aos sentimentos dela, a melhor forma de tentar entendê-los é ouvindo o que ela tem a dizer. No entanto, o nervosismo ou a insegurança pode fazer com que a mensagem não saia exatamente como a pessoa quer. 

Esse é um exercício não só de empatia, mas também de flexibilidade. Pois, quando mantemos a mente aberta, podemos não só entender melhor o sentimento das pessoas. Mas também ter acesso a outras perspectivas. 

Por isso, manter a mente aberta é fundamental para desenvolver a sua habilidade de ouvir os outros. 

4. Não interrompa nem tente impor suas soluções

Muitas pessoas têm dificuldade em ouvir os outros sem interrompê-las para dar suas opiniões ou encontrar soluções (que nem sempre foram solicitadas). Essa ação pode dar a sensação de proatividade, mas na verdade só mostra que a pessoa não está realmente escutando o que a outra pessoa diz a ela. Ou seja, as constantes interrupções, na verdade, demonstram um comportamento agressivo e pouco empático.

O cerne da habilidade de ouvir as pessoas é justamente  ouvir, sem interrupções. Por isso, deixe que a pessoa fale e, se o assunto for um problema, não busque soluções não requeridas. Às vezes, a pessoa já pensou em tudo isso anteriormente e só quer um ombro amigo para desabafar. Nesse sentido, se ela precisar de ajuda, ela irá pedir em algum momento. 

Mas, se você tem uma ideia que acredita que pode solucionar esse problema, pergunte se a pessoa quer ouvir antes. 

5. Quando encontrar oportunidade, esclareça dúvidas

Ao terminar uma conversa, o ideal é que você não saia dela com dúvidas. Elas podem fazer com que você tenha a ideia errada sobre o assunto da conversa ou até mesmo sobre a pessoa. Ou seja, que a comunicação não foi efetiva. 

Portanto, quando sentir necessidade e tiver abertura para isso, faça perguntas e esclareça suas dúvidas. 

No entanto, não deixe que as suas perguntas desviem o foco da conversa. Caso isso aconteça, tente fazer com que ela retorne ao assunto inicial o mais rápido possível.

6. Use sua empatia para tentar entender como a pessoa se sente

Como já falamos acima, a empatia é um aspecto importante para o desenvolvimento da habilidade de ouvir. Isso porque, durante uma conversa, nossas emoções também são transmitidas – não só pela fala, mas também pela expressão facial e corporal. 

Por isso, quando nos sentimos felizes quando 

Fique atento aos sinais verbais e os não verbais que revelam os sentimentos das pessoas e deixe-se sentir suas emoções. Essa não é uma tarefa fácil. Ela exige paciência, concentração e muito cuidado. Mas, ao mesmo tempo, é algo extremamente generoso de se fazer e certamente irá transformar a sua habilidade de ouvir e se comunicar em geral.