7 hábitos para ser mais produtivo e otimizar o seu dia a dia

Muitas pessoas pensam que ser produtivo significa fazer mais em menos tempo. Assim, uma pessoa produtiva se destaca por fazer muito mais do que os seus colegas de trabalho. No entanto, esta ideia pode nos levar à grandes níveis de estresse e exaustão física e mental depois de um dia de trabalho.

Ser produtivo está relacionado à saber se organizar e identificar quais são os fatores que influenciam diretamente no seu trabalho, seja aquilo que atrapalha ou aquilo que te ajuda a realizar melhor as suas tarefas.

Para isso, existem alguns hábitos comuns a pessoas mais produtivas que podem ajudar a encontrar o caminho que melhor se encaixa no seu estilo de trabalho e de vida. Confira agora 7 hábitos para ser mais produtivo:

1. Mantenha seu espaço de trabalho organizado

Seja em home office ou no escritório da empresa, trabalhar em um local confortável é fundamental para conseguir se concentrar e ser mais produtivo. Isso significa não só ter um mobiliário adequado e ergonômico, que se adeque bem ao seu corpo; mas também uma boa iluminação, ventilação e que não possua muita interferência de sons externos.

Outro detalhe importante em um espaço de trabalho é manter uma organização e decoração que melhor se adapte à forma como você opere no dia-a-dia do seu trabalho. Assim, é possível evitar bagunças, perdas de documentos e outros tipos de estresses do cotidiano que influenciam a baixa produtividade.

2. Tenha metas diárias

Cada trabalho possui os seus objetivos e metas a curto, médio e longo prazo. A evolução das metas é um dos indicativos mais importantes de que o trabalho não está estagnado e que o objetivo final está mais perto de ser alcançado.

Tire um momento para elencar as metas a serem alcançadas e as tarefas que precisam ser realizadas a cada dia para que estas metas sejam cumpridas. À medida em que vai riscando itens da sua lista de tarefas, você se sentirá mais motivado a continuar.

3. Saiba definir as suas prioridades

Para alcançar um objetivo, todas as tarefas que levam a ele são importantes. No entanto, algumas tarefas simplesmente não podem ser deixadas para depois pois representam um passo fundamental ou uma base para avançar em um projeto ou trabalho.

Sabendo as nossas prioridades no trabalho, podemos dividir melhor as nossas tarefas e metas diárias, aquilo que precisa ser feito até determinado momento e aquilo que pode ser deixado para depois, se preciso.

4. Não tente resolver tudo de uma vez só

Ser multitarefa foi uma habilidade almejada por profissionais, especialmente aqueles que trabalham em escritórios, por muito tempo. Isso significa conseguir realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo, como atender ao telefone, escrever um relatório e responder um e-mail. Se isso significa um ganho no tempo, nos últimos anos se notou que também significa uma perda na qualidade do trabalho realizado e a exaustão do funcionário.

Assim, aposte em realizar uma tarefa por vez, concentrando-se em terminá-la antes de iniciar outra igualmente importante.

5. Tenha um plano para eliminar distrações

Às vezes quando estamos entediados ou querendo evitar uma tarefa, o celular se torna o nosso melhor amigo. Nas redes sociais, a timeline parece interminável e muito mais interessantes do que o trabalho que deveríamos estar realizando.

No entanto, cair no feed infinito das redes sociais ou nos jogos para celular é só uma forma de adiar o trabalho, não o elimina. Uma boa dica para não cair na tentação de pegar o celular é desativando as notificações ou colocando em modo avião. Existem aplicativos também que bloqueiam o aparelho por períodos determinados pelo usuário.

6. Saiba identificar os seus ciclos de produtividade

Nenhum dia é igual ao outro, mesmo que você mantenha uma rotina milimetricamente planejada. Alguns dias você sentirá mais energia criativa para depositar no seu trabalho, em outros nem tanto.

Isso é o que chamamos de ciclo de produtividade e saber identificá-lo pode te ajudar muito melhorar os seus níveis de produção e também a qualidade do trabalho que você está realizando. Comece a notar quais são os períodos onde a sua concentração é mais forte e programe as tarefas que exigem mais esforço e detalhismo para estes momentos.

7. Cuide de si

Por último, mas com certeza o hábito mais importante para ser mais produtivo é cuidar de si. Isso significa saber a importância não só de ter uma boa noite de sono, de se alimentar bem e tomar bastante água. Também significa saber a importância de tirar pausas curtas ao longo da sua jornada diária; de se distanciar das demandas de trabalho após o seu expediente; de dedicar seu tempo à atividades que você gosta de fazer, aos amigos e familiares e conseguir relaxar e aliviar o estresse.

Um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para a sua saúde e reflete diretamente na sua produtividade.