Home office com filhos: o que podemos fazer para facilitar essa missão?

O home office está durando muito mais do que esperávamos, e durante esse longo período foi necessário nos adaptarmos a nova realidade, seguir sendo produtivos, acompanhar a demanda de trabalho e o principal: conciliar nossas tarefas com a educação e cuidado dos nossos filhos. O home office com filhos não é uma missão fácil, porém há algumas dicas que podem facilitar nesse processo de maneira educativa e agradável. 

É importa que os filhos compreendam que fazem parte da dinâmica da casa, da família, que há tarefas a serem cumpridas e que assim como as aulas online estão acontecendo, o home office para os pais também está. Ou seja, apesar de estarem juntos por um longo período em casa, não significava que não haja uma nova rotina estabelecida com deveres e horários, para que tudo funcione da maneira mais orgânica possível. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais! 

Dicas úteis para conciliação do home office com filhos

Confira agora algumas dicas bacanas para te ajudar a superar as dificuldades de realizar o home office, tendo crianças por perto:

 

1. Ensine autonomia e independência

 

As crianças precisam entender o que é uma tarefa e como cumpri-la, e se estiver relacionada a escola é necessário que haja concentração e silêncio. Se for algo doméstico, é necessário cuidado e atenção, sendo que vocês podem construir juntos um cronograma com horários estabelecidos para cada atividade: leitura, brincadeiras, lição de casa, enfim, todas as atividades necessárias, assim as crianças assimilarão suas responsabilidades de maneira visual.   

Para que elas se adaptem a esse cronograma comecem estabelecendo períodos curtos para o desenvolvimento de cada tarefa. Para que se sintam mais autônomas, atribua atividades simples como: arrumar a própria cama, preparar o lanche de tarde, dobrar a roupa limpa, tirar o lixo, enfim: o importante é que as crianças se sintam necessárias e independentes, e é claro que tudo pode ser alterado de acordo com a idade dos filhos. 

 

2. Crie um espaço de atividades para as crianças

 

É importante que elas tenham um ambiente limpo e que estejam livres de possíveis distrações. Esse lugar ajudará as crianças a separar melhor o âmbito da brincadeira e o escolar, assim elas também compreenderão o seu espaço de trabalho no qual você realiza o Home Office, pois, apesar de estarem em casa, a rotina é diferente agora, então estabelecer lugares apropriados é fundamental. 

 

3. Conte com seu parceiro ou parceira, e com a sua rede de apoio

 

Os prazos e as reuniões importantes não deixaram de acontecer no Home Office com filhos, então, se possível, é necessário contar com ajuda de outras pessoas nesse momento. Procure é dividir um pouco as responsabilidades, pois, não precisamos dar conta de tudo sozinhos, sendo isso seria exaustivo e injusto com nós mesmos. Não precisamos ser onipresentes e os filhos precisam desse contato e vínculo com outros adultos. 

 

4. Tempo de qualidade não quantidade

 

Muitas crianças gostam de brincar sozinhas, então vocês podem aproveitar esse tempo para o trabalho. No entanto, se houver um período para vocês ficarem juntos no decorrer do dia, um intervalo mesmo que curto para jogarem, brincarem ou simplesmente descansarem um pouco, poderá ser incrível! Esse tempo de qualidade ajudará até mesmo na produtividade de vocês e um respiro sempre fará bem durante o home office com filhos

Não estamos nos deslocando até nosso trabalho e isso faz com que sintamos necessidade de nos ocupar o tempo todo. Porém, não é algo positivo para a nossa saúde física e nem mental, logo essa troca de energias e com os filhos pode ser transformadora, além de aumentar nossos laços afetivos, no futuro eles se recordarão desse período de forma agradável. 

 

5. Sejam companheiros durante o home office com filhos

 

Esse período não tem sido fácil, nem para os adultos muito menos para as crianças. Mas, não é uma fase permanente, então, precisamos da compreensão das crianças para seguirmos fazendo nosso trabalho e, também, para que o desenvolvimento delas continue acontecendo mesmo com tantas privações, havendo momentos lúdicos e felizes, ensinando-as a valorizar coisas simples que acontecem no dia-a-dia. 

A pandemia tristemente as impede de realizar a troca e o convívio com outras crianças, de vivenciaram a rotina que estão acostumadas, criando cenários, usando a imaginação, brincando livremente, etc. É difícil para elas compreenderem esse longo tempo longe de tantas coisas que fazem parte do seu cotidiano e desenvolvimento, portanto, os pais precisam ser mais flexíveis, pacientes e companheiros durante esse período. 

O home office com filhos não vai durar para sempre

Respire fundo, afinal essa é uma fase diferente que requer novos pensamentos, hábitos e atitudes, além do que há uma agitação maior causada pala ansiedade e também pelo medo. Mas essa crise não é permanente, esperamos que muito em breve possamos olhar para trás e recordar que tudo deu certo, que esse período poderá nos trazer um novo olhar para a vida. 

Não há um roteiro a ser seguido para trabalharmos enquanto as crianças estão em casa, porém há muitas maneiras de tornar tudo um pouco mais leve e certamente desenvolveremos novas habilidades, enquanto fazemos o home office com filhos. Caso haja alguma dúvida ou queira complementar com sugestões nos escreva abaixo.