12 ideias de negócios com pouco dinheiro para começar a empreender

Muitas pessoas pensam que para começar um negócio de sucesso é necessário um investimento gigantesco de dinheiro. Mas nem sempre este é o caso. Ter uma visão clara do mercado e do nicho em que o negócio será criado e saber planejar bem os seus passos são elementos igualmente determinantes para o sucesso de um negócio. Sem eles, uma empresa iniciante dificilmente consegue alcançar o seu público de uma forma efetiva e que se reverte em lucro, não importando quanto dinheiro foi investido.

É por isso que planejamento é a palavra-chave na criação de negócios. Ele pode inclusive te mostrar que existem diversos modelos e ideias de negócios que não necessitam de uma grande quantidade de dinheiro para começar. É uma ótima forma de iniciar o sonho do negócio próprio sem arriscar o dinheiro que você poupou ou se endividar.

Assim, a primeira coisa a se fazer para abrir um negócio é saber em qual segmento do mercado você pode ser inserido e fazer um plano de negócios. Saiba o que você consegue fazer com as habilidades, conhecimentos e com o orçamento que tem no momento. Lembre-se que uma ideia é só o início do que pode se tornar um negócio de sucesso!

No post de hoje, separamos 12 ideias de negócios e segmentos do mercado que não necessitam de muito dinheiro para começar e obter sucesso. Confira!

Ideias de negócios de vendas de produtos

1. Marketplace

Market Place

Muitas pessoas pensam logo em lojas físicas quando o assunto é vender produtos, mas a internet aos poucos tem se tornado a primeira opção quando o assunto é vender produtos. Sendo novos ou usados, há diversos marketplaces e plataformas de venda e revenda que necessitam só de um cadastro e um bom engajamento para atingir o público certo.

Entre os mais famosos e tradicionais estão o Mercado livre para artigos diversos, a Estante Virtual, para livros e afins, o Elo7 para produtos artesanais. O Enjoei e a OLX são mais novos, mas já construíram a sua reputação e espaço. Mas atualmente é possível também criar lojas virtuais nos maiores e-commerces, como a Amazon, a Americanas, o Submarino, o Magazine Luiza, entre outros.

Cada marketplace possui as suas políticas e condições de vendas próprias, por isso é importante ficar atento às taxas de uso e comissões sobre o volume de vendas que você fizer. No entanto, é uma forma muito mais barata de iniciar um negócio próprio.

2. Franquias

Existem franquias nos mais diversos segmentos de vendas, mas certamente os setores de beleza e alimentação são as que mais crescem no país. Uma franquia é um sistema de vendas onde o detentor de uma marca cede os direitos de uso da sua marca, infraestrutura e da venda dos seus produtos ou serviços a um franqueado.

É um tipo de negócio muito recomendado para quem tem pouco dinheiro para investir, já que, a depender da marca, é possível encontrar franquias cujo investimento inicial é de R$1 mil. Além do custo mais baixo em relação a uma loja própria, a vantagem da franquia é a utilização de uma marca já conhecida pelo público, o que faz com que o seu empreendimento chame a atenção mais rápido.

Ideias de negócios sobre conhecimento

3. Consultoria

Consultoria

Os serviços de consultoria pessoal ou para empresas tem crescido e ganhado seu espaço nos últimos anos, principalmente nas áreas de coaching. Mas as consultorias são serviços bastante conhecidos em profissionais da área jurídica, financeira e na engenharia, por exemplo. Mas para atuar neste tipo de negócio, é preciso investimento na própria formação pessoal, com cursos de especialização e aprimoramento.

4. Aulas particulares

Abrir um negócio de aulas particulares não requer muito dinheiro, mas exige muita dedicação e conhecimento. A formação na área a ser ensinada e no campo pedagógico são essenciais para qualquer bom professor. Os serviços de aulas particulares de idiomas é o que mais têm se destacado, mas é possível encontrar oportunidades em reforço escolar para crianças e jovens ou em assuntos mais especializados.

E com a tecnologia, as aulas via videochamadas tem se tornado cada vez mais populares e interessantes tanto para os alunos como para os professores.

5. Escrita e Revisão de Texto

Criar um negócio de escrita e revisão de textos demanda pouco investimento e muita familiaridade com o assunto que se propõe a escrever. Com um computador e acesso a internet é possível começar. Dar atenção para a divulgação e a criação de um bom portfólio é imprescindível para conseguir chamar a atenção de potenciais clientes.

Ideias de negócios no segmento faça você mesmo

6. Doces e salgados

Cupcake

Um dos ramos que mais atrai novos empreendedores é o da alimentação. Um negócio próprio pode começar ainda na cozinha de casa, com aquela receita de família de bolo, doces e salgados para festa ou ainda de marmitas saudáveis. As opções são infinitas, os custos baixos e a as vendas altas.

As vendas podem ser realizadas diretamente com o cliente ou através de redes sociais (como o Instagram, Facebook ou WhatsApp). A expansão do negócio também pode te levar a realizar suas vendas através de aplicativos de delivery (como o Ifood, Uber Eats, Rappi).

7. Artesanato

Artesanato

Um dos segmentos mais tradicionais para pessoas que querem iniciar negócios com pouco dinheiro é o artesanato. Isso porque as técnicas artesanais são iniciadas como hobbie ou aprendidas rapidamente através da família ou de amigos que já tem domínio delas. Outro ponto

Neste tipo de segmento, a atenção aos detalhes e a qualidade dos materiais fazem toda a diferença para conquistar clientes e alavancar vendas. Ficar de olho nas tendências de moda e decoração faz toda a diferença.

A venda direta ao cliente é uma boa forma de começar, além das redes sociais e através de marketplaces. Mas um destaque especial deve ser dado às feiras de artesanato, que são ótimas formas de conquistar novos clientes e entrar em contato com outros profissionais do ramo.

8. Decoração de festas

Decoração de festa

Seja para o público infantil ou adulto, a decoração de festas é uma boa forma de iniciar um negócio com pouco dinheiro. O investimento realizado vai na sua maior parte para a compra de itens de decoração, como móveis, tecidos e objetos variados. Uma das principais vantagens é que o trabalho não necessita de um ponto fixo, exceto no armazenamento dos materiais. Por outro lado, é um trabalho que costuma ser realizado principalmente aos finais de semana, quando a maior parte das festas são realizadas.

Estudar decoração e composição do ambiente é o primeiro passo para criar festas incríveis, mas é preciso ficar sempre atento às tendências para estar preparado sempre que um tema novo surgir.

Ideias de negócios na internet

9. Anfitrião para viajantes (Airbnb)

O Airbnb é um serviço online de acomodação comunitária. Se você tem uma residência em um local atrativo da cidade para viajantes, fazer o seu cadastro na plataforma pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro e começar um negócio.

Na plataforma, você pode oferecer um quarto da sua casa para acomodação de curta-duração, ou até mesmo o espaço completo da casa. Ainda é possível inscrever-se na seção Experiências, onde pode-se atuar como um guia para o viajante, apresentando a cultura local de uma forma personalizada e exclusiva.

10. Influenciador digital

Digital Influencer

Quando as pessoas começaram a se dedicar à produção de conteúdo na internet, muitas delas nem tinham a ideia de que isso poderia se tornar um negócio próprio e lucrativo. Dos Youtubers aos novos Instagramers, as redes sociais tem um poder de unir um  grupo de pessoas interessados no mesmo assunto ou estilo de vida e criar uma verdadeira comunidade.

A medida em que os números de seguidores e visualizações crescem, as marcas começam a notar os perfis mais interessantes para o seu público-alvo e fazer parcerias de divulgação. No entanto, embora seja um negócio que não precisa de um grande investimento inicial, precisa de muita dedicação e uma forte construção de marca pessoal.

Ideias de negócios sobre cuidado

11. Babá

Babá

Para muitas pessoas, a profissão de babá inicia como algo passageiro, na tentativa de conseguir dinheiro antes de conseguir um emprego. No entanto, a profissão tem um potencial grande de crescimento a medida em que se aprimora o cuidado com as crianças e a confiança dos pais.

A princípio, é interessante fazer atendimentos a domicílio ou reservar um espaço seguro em casa para receber crianças.

12. Dog Walker e/ou Cat Sitter

Dog Walker

Os negócios destinados ao cuidado de pets é um dos poucos que não foram afetados pela crise econômica dos últimos anos. Na verdade, ele continua em crescimento no país. Além dos pet shops e veterinários, outro tipo de negócio neste segmento são aqueles relacionados ao cuidado e bem estar animal, como os serviços de dog walker (os conhecidos passeadores) e cat sitter (aqueles que asseguram companhia e cuidados básicos enquanto os tutores estão viajando).

Para iniciar um negócio neste segmento, é fundamental gostar de animais e ter conhecimentos sobre atendimentos básicos a eles. Treinamentos na área também fazem toda a diferença no currículo.

Esperamos que este artigo tenha te dado ideias e te ajudado a planejar o seu negócio. Compartilhe nas redes sociais e não deixe de acompanhar nossos conteúdos para mais dicas!