Influências negativas: como lidar e afastá-las no ambiente de trabalho

O local de trabalho é um espaço de convívio social intenso. Ele reúne pessoas com personalidades diferentes, valores e pensamentos diversos. A intensidade deste convívio pode, às vezes, surtir frutos indesejados. Um deles é sofrer influências negativas de algum colega com o qual tenha que atuar. Mas o que afinal é influência negativa? Como ela pode interferir no trabalho? Como agir diante desta situação? Para as respostas para estas perguntas, acompanhe a leitura a seguir.

Influência negativa no trabalho

O local de trabalho é onde muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo. Em alguns casos, surgem relações de afinidade que podem até se tornar uma amizade para além do trabalho. Porém, em outros casos, é preciso saber lidar com pessoas com as quais não temos tanta afinidade assim.

Alguns perfis são comumente encontrados no ambiente de trabalho, e são consideradas influências ruins por uma série de motivos. Alguém com influência negativa pode, além de se comportar de maneira inapropriada, levar outros colegas a fazerem o mesmo. Além disso, sua energia negativa pode ser desanimadora para os que estão à sua volta. Toda esta negatividade culmina em queda de motivação, de produtividade ou no surgimento de conflitos.

Quando falamos de influência de pessoas negativas, nos referimos a um incômodo sentido e cuja causa pode ser às vezes até desconhecida. Há diferentes perfis que podem se enquadrar dentre as influências negativas no trabalho. Veja alguns exemplos:

O acomodado

Há pessoas que preferem ficar na zona de conforto. Isto pode aparecer no comportamento de não cumprir suas obrigações, muitas vezes deixando o trabalho para os demais. Além dos prejuízos provocados pelo seu comportamento, este perfil de profissional pode ainda ser forte influência negativa para que os demais à sua volta façam o mesmo.

O incomodado

É também possível encontrar pessoas que nitidamente se incomodam com o bom desempenho de um colega. Elas podem se manifestar com falas maldosas, que tentam desvalorizar seu trabalho ou minar sua motivação.

veja também:
Satisfação no trabalho: o que é e dicas para criar um ambiente ideal

O pessimista

O pessimismo é uma característica que pode fazer parte de um momento da vida de qualquer um. Contudo, há pessoas que parecem carregar uma nuvem cinzenta sobre suas cabeças. Elas basicamente se queixam de tudo, nunca conseguem ver um lado positivo para as coisas e apenas reclamam ou rejeitam as propostas de melhoria.

E aí, conhece alguém com um destes perfis em seu trabalho? Identificou-se com algum deles? Então, fique atento!

Cuidado para não se tornar uma influência negativa

Às vezes, mesmo sem a intenção, nós mesmos podemos ser a influência negativa. Se você está cansado, sobrecarregado ou insatisfeito com sua rotina de trabalho, pode estar manifestando sua insatisfação aos demais.

Quer mudar este contexto? Então dê o primeiro passo. Quando não estamos satisfeitos com uma situação, precisamos agir para melhorá-la. Pode ser através da busca por um novo emprego, pela melhoria da rotina do trabalho atual, ou até mesmo por mudanças na vida pessoal que poderão melhorar seu bem estar e, consequentemente, seu trabalho.

Mas se você está convivendo com outra pessoa que seja uma influência negativa no trabalho, então, como agir?

Como evitar a influência negativa no trabalho

O que fazer para não absorver a energia negativa de outras pessoas no trabalho?

Quando se fala em competências desejadas no ambiente organizacional, sempre aparece a inteligência emocional. Ela significa ter capacidade de reconhecer e lidar com a suas emoções e a dos demais.

Deste modo, a inteligência emocional irá lhe fortalecer para lidar com diversas questões do cotidiano de trabalho, inclusive com as influências negativas.

Pessoas inseguras, com baixa autoconfiança e autoestima são mais suscetíveis às influências negativas. Por isso, busque seu desenvolvimento pessoal para melhorar também seu desempenho e relações profissionais.

veja também:
10 músicas para ouvir no trabalho em diferentes momentos

Algumas estratégias práticas do dia a dia são:

Evitar passar tempo sozinho com a fonte de influência negativa

Se você já identificou o perfil do colega, prefira estar com ele quando estiver em meio a outras pessoas. Isto possivelmente inibirá a sua postura, seja ela de reclamar, criticar, etc.

Evite polêmicas

Busque uma zona neutra. É preferível evitar assuntos e situações conflituosas, que costumam ser um prato cheio para pessoas com energia negativa.

Seja educado

Mesmo com o incômodo, continue sendo polido com o colega. Isolá-lo ou maltratá-lo não fará com que ele mude.

Foque no seu trabalho

Quanto mais foco conseguir manter em seu trabalho, mais fortalecido você estará para se proteger das influências negativas.

Fuja das influências negativas

Aqui, você conheceu mais sobre perfis de pessoas que são influências negativas no trabalho e suas consequências. Eu também dei algumas dicas sobre como evitar que estas influências o afetem.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor e seja útil para seu dia a dia. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o e ajude outras pessoas. Para mais artigos sobre carreira, vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando.