Introdução de TCC: o que é, como fazer e modelos prontos para usar

A introdução de TCC é a vitrine de apresentação do seu trabalho de conclusão de curso. Por isso, é um dos grandes desafios para o aluno que está desenvolvendo a sua monografia. Para alguns, é difícil explicar em poucos parágrafos o que consiste o seu trabalho e qual a intenção da pesquisa.

Nesse artigo ensinamos a você como fazer uma introdução para o seu TCC focando na objetividade para que o leitor e a banca consigam ser envolvidos e persuadidos a continuar a leitura de toda a monografia.

O que é introdução de TCC?

A introdução do TCC é uma espécie de cartão de visitas para quem vai ler a sua monografia. O objetivo do TCC é apresentar para o leitor sobre o conteúdo que fará parte do documento para que ele possa entender o contexto do assunto e acompanhar o que vem nas próximas páginas.

Em poucas palavras, você precisa informar sobre o que é o trabalho e qual foi a sua intenção com a pesquisa. O texto deve apresentar o tema, qual a delimitação que será assumida e a problemática que será analisada durante o trabalho de conclusão do curso.

Como fazer e o que escrever na introdução de TCC?

Uma boa introdução deve ser abordada em um texto contendo, no máximo, 10 parágrafos. Os principais elementos do trabalho de conclusão de curso devem ser apresentados. Além disso, é necessário informar como será delimitado o tema, o problema, o objetivo e qual será a metodologia usada.

Ao desenvolver o seu TCC, o ideal é separar, no mínimo, um parágrafo para cada item abordado. No início você deve abordar, brevemente, sobre o tema escolhido para o seu trabalho de conclusão de curso.

Posteriormente, explique sobre a problematização do seu trabalho. Ou seja, fale sobre o assunto principal do TCC, focando em algo específico para não confundir o leitor. Lembre-se de sempre escrever em sequência entre um parágrafo e outro.

Descreva o que serão os objetivos geral e específicos e quais foram os métodos utilizados em sua pesquisa. Apenas faça um resumo dos tópicos, pois eles serão desenvolvidos no decorrer da monografia.

Ao escrever sobre os capítulos, seja objetivo para que os leitores possam ter uma ideia do que irão encontrar. Mesmo que você tenha uma grande quantidade de capítulos, se possível, desenvolva o conteúdo em um ou dois parágrafos.

Logo em seguida, deve ser apresentada a pergunta problema e acrescentada a justificativa. Ela é a hipótese da sua pesquisa que será a suposta resposta para a sua pergunta problema.

Como fazer a introdução de TCC passo-a-passo?

Estudante escrevendo

Elaboramos um passo a passo de como fazer a introdução de seu trabalho de conclusão de curso. Acompanhe:

1. Apresente o tema

No primeiro parágrafo da introdução, deve ser apresentado o tema do seu trabalho de conclusão de curso e explicar o que ele significa para a sua monografia. A escrita deve ser feita de maneira superficial e objetiva. Deixe para aprofundar sobre o assunto ao longo do desenvolvimento.

2. Deixe claro para o leitor a delimitação

Ao fazer um trabalho acadêmico, você precisa se preocupar em delimitar bem o tema escolhido, principalmente na hora de escrever a introdução. Deixe clara a delimitação para o leitor, ou seja, qual a questão que será investigada durante o TCC.

Para delimitar o tema, uma das formas, é apresentar a problemática do trabalho. Para fazer isso, elabore uma pergunta, ou seja, faça um questionamento que dará motivo a investigação.

Lembre-se que ao deixar a introdução muito abrangente, você acaba dando margem para a banca levantar questionamentos que, nem sempre, foram abordados no trabalho. Isso pode comprometer e até influenciar em sua nota final.

3. Descreva as hipóteses, os objetivos e as justificativas

Os objetivos geral e específicos do TCC devem ser apresentados, ainda na introdução. Essas são as etapas fundamentais para resolver o problema de pesquisa. Não deixe de tratar, de forma superficial, algumas hipóteses levantadas durante a monografia.

4. Fale sobre quais foram as metodologias usadas

De forma sucinta e objetiva, escreva um pouco sobre a metodologia usada no TCC. Coloque no texto o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados para desenvolver o trabalho.

5. Resuma os capítulos

No final da sua introdução, vale a pena falar um pouco sobre as intenções de cada capítulo. A estrutura deve ser abordada de forma direta e resumida para não deixar o texto muito longo.

6. Mostre a relevância do trabalho

O conteúdo deve mostrar, de forma resumida, a importância da sua questão de pesquisa e porque ela deve ser investigada. Quando falamos sobre relevância do tema, estamos tratando das justificativas do trabalho. Responda a seguinte pergunta: Por que esse TCC é importante?

Como é a estrutura da introdução de um TCC?

Vejamos como deve ser a estrutura ideal para a introdução de um TCC e o que deve ser abordado em cada parágrafo. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver sabendo o que deve ser escrito ao longo do texto.

  • 1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto;
  • 3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC;
  • 4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses;
  • 5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho;
  • 6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa;
  • 7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa;
  • 8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capítulo.

Modelos prontos de introdução de TCC

Selecionamos alguns modelos prontos para você usar como padrão em sua introdução.

Modelo Introdução de TCC completa

Primeiro e Segundo Parágrafo: Problematização

“Sabe-se que hoje a vida está cada vez mais atribulada e competitiva para todos. Com isso, as grandes empresas começaram a entender que seus colaboradores estão, cada vez mais, buscando ambientes de trabalho que ofereçam algo a mais para eles permanecerem produtivos. Entende-se que para esses colaboradores continuarem rendendo de forma contínua, faz-se necessário, um acompanhamento mais específico, ou seja, deve-se trabalhar com a melhoria de salários e benefícios para motivá-los.A motivação é sem dúvidas uma estratégia essencial para as empresas conseguirem oferecer um algo a mais para seus colaboradores, assim é possível ter uma equipe mais produtiva e focada nos resultados. “Citação (traga uma citação de algum autor que diga algo semelhante a isso, assim, você faz o embasamento teórico. Após a citação finalize o parágrafo comentando sobre a mesma” (ROCHA, 2016, p. 1) Nota-se, que a motivação é imprescindível para as organizações manterem seus colaboradores produzindo e trazendo resultados de forma contínua por muito mais tempo. Pois, um dos grandes desafios de qualquer organização é fazer com que colaboradores permaneçam motivados.”

Terceiro Parágrafo: Objetivo Geral, Específico e os tipos de pesquisa utilizados

“Assim delinearam-se os seguintes objetivos da pesquisa: o objetivo geral foi verificar de que forma a motivação pode influenciar na produtividade dos colaboradores em suas respectivas organizações. Mas, para ter uma resposta mais eficaz para esse objetivo geral, traçou-se os seguintes objetivos específicos: analisar os conceitos e a história da motivação, entender a organização e seus desafios e verificar a importância da motivação nas organizações. Os métodos do estudo bibliográfico tiveram como tipo de pesquisa: exploratória, descritiva e explicativa.”

Sexto e Sétimo Parágrafo: Pergunta Problema e complemento dos capítulos

“Portanto, nos capítulos dessa pesquisa verificam-se primeiramente os conceitos e a história da motivação, no segundo capítulo vamos entender o que é uma organização e os seus desafios para manter seus colaboradores produzindo de forma contínua. Por fim, no último capítulo, deve-se entender a necessidade de verificar possíveis sucessos ou fracassos dessas práticas em decorrência da motivação dentro das organizações.Assim sendo, apresenta-se a seguinte pergunta norteadora dessa pesquisa: Qual a importância da motivação para que as pessoas possam render mais em seu ambiente de trabalho? Entende-se, o quanto é importante às organizações investir na motivação e fazer dessa estratégia algo positivo, proporcionando aos seus colaboradores um ambiente de trabalho mais saudável e fazendo com que esses profissionais se mantenham produzindo continuamente.”

Oitavo Parágrafo: Justificativa

“Além do interesse do pesquisador pela temática, o estudo justifica-se pelas seguintes razões:

  • no campo organizacional ― pelas contribuições que trará para empresários e profissionais da área;
  • no campo acadêmico ― a pesquisa se reveste de importância pelas contribuições que trará para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração, Recursos humanos, Marketing e áreas afins.
  • no campo social ― a pesquisa justifica-se pelo fato de que a motivação é um fator essencial nas organizações que buscam sucesso mantendo seus colaboradores produzindo de forma contínua e dando aos colaboradores benefícios de se trabalhar em uma organização que tem em sua finalidade motivar seus clientes internos e externos para o sucesso de todos.

Assim, este trabalho pretende analisar, entender e verificar os fatores que levam a motivação ser um diferencial para manter suas organizações produtivas.”

Modelo com trechos

Exemplos de contextualização

“O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores.”

Exemplo da delimitação do tema

“Dentro deste cenário de evolução tecnológica, o último grande salto se deu com a mudança de paradigma na geração de arquivos para Sistemas de Informação Geográficas (SIG), com a adoção de um modelo orientado a objetos, utilizado no software Lamps2, o que permitiu um ganho de tempo e produtividade significativos e, acredita-se, de qualidade de informação.Este trabalho, portanto, orientar-se-á no sentido de medir a qualidade da informação na adoção do software Lamps2 na 1ª DL e quantificá-lo de maneira a servir de base para avaliação e melhorias na produção.”

Exemplos de definição problema

“Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial. É a área de Recursos Humanos que se apresenta como a principal responsável pela melhor avaliação do capital intelectual, a ponto de garantir a escolha certa de profissionais em consonância com a cultura e objetivos da empresa, gerando menores conflitos internos e promovendo a alavancagem competitiva da organização. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?”

Exemplo de Objetivos e Metodologia do TCC

“Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais diversos ramos, sua clientela prezará cada vez mais por credibilidade e confiabilidade, as empresas buscam se destacar pela qualidade de seus serviços e/ou produtos. Um dos meios de diferenciação está na atribuição de valor (qualidade) da empresa em suas marcas, através de um consistente investimento em marketing. Para tanto, as organizações precisam se posicionar quanto à sua marca, procurando ter ciência de quando sua manutenção será viável, ou em alguns casos, necessária. Nesse contexto, a proposta de trabalho científica visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização, baseando-se em princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.”

A ideia da introdução de TCC é fazer um apanhado de todas as informações que foram necessárias para desenvolver o tema do trabalho e apresentá-las de forma didática para o leitor e a banca. Aproveite o artigo e se prepare para fazer a sua introdução.