Introdução de TCC: o que é, como fazer e modelos prontos para usar

A introdução é o impulso de partida de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas justamente por ser um texto de abertura da pesquisa, apresenta um grande desafio para os alunos que estão elaborando seus trabalhos. Pois, para alguns, é difícil explicar em poucos parágrafos o que consiste o seu trabalho e qual a intenção da pesquisa.

Nesse artigo ensinamos a você como fazer uma introdução para o seu TCC focando na objetividade para que o leitor e a banca consigam ser envolvidos e persuadidos a continuar a leitura de toda a monografia.

O que é introdução de TCC?

Seguindo a estrutura da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um trabalho acadêmico é dividido em três partes:

  • Elementos pré-textuais, que identificam a pesquisa;
  • Elementos textuais, que representam a pesquisa em si; e, por fim,
  • Elementos pós-textuais, que complementam a leitura e o entendimento da pesquisa.

A introdução é o primeiro elemento textual e é considerado a parte inicial da pesquisa científica. Sendo assim, a introdução nada mais é do que uma apresentação do conteúdo que o leitor irá encontrar dali para a frente.

Mas aqui, vai um alerta: muitas pessoas associam a introdução com a simples apresentação do tema. Não se trata disso, mas de uma introdução ao trabalho como um todo. Por isso mesmo, ela deve apresentar o tema e também de que modo a pesquisa sobre ele irá se desenvolver nos capítulos seguintes.

Em suma, uma introdução de TCC deve apresentar:

E ainda:

  • O esclarecimento sobre como o trabalho está estruturado, isto é, um resumo dos capítulos.

Qual o tamanho ideal de uma introdução de TCC?

Como fazer e o que escrever na introdução de TCC?

Apesar de parecer bastante coisa, o texto da introdução deve ser breve e conciso. Então, não há necessidade de se alongar muito. Seja objetivo e lembre-se que você terá tempo e espaço para se aprofundar ao longo dos capítulos de desenvolvimento.

Mas não existe um número estabelecido de páginas de uma introdução. Tudo vai depender do tipo de trabalho desenvolvido.

Ao escrever uma monografia, por exemplo, o pesquisador deve redigir cerca de 40 páginas. Num artigo acadêmico, o número de páginas varia de 15 a 30 páginas (dependendo da área de estudos e da instituição de ensino). Esse total de páginas deve ser dividido entre a introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, a divisão não é igualitária, muito pelo contrário: é o desenvolvimento (com seus capítulos) que toma a maior parte desse total. A introdução e a conclusão ocupam juntas a menor parte do trabalho. A introdução deve ser equilibrada em relação as outras partes do trabalho, fornecendo uma visão geral sem ser demasiadamente detalhada.

Mas, olhando para o volume total, a monografia permite uma introdução um pouco maior do que a do artigo acadêmico. Mas nada de exageros! Em muitos casos, é possível redigir uma introdução em duas ou três páginas.

E para ter uma ideia de como distribuir todos os itens da introdução, o ideal é separar, no mínimo, um parágrafo para cada item abordado.

Quando a introdução de TCC deve ser feita?

Apesar de ser a primeira parte do trabalho, a recomendação é sempre deixar para escrever a introdução do TCC ao final da pesquisa. Ou seja, após escrever o desenvolvimento e a conclusão. Por que? Pois ao longo da elaboração de um TCC, muita coisa pode mudar e você não vai querer reescrever sua introdução, né?

Como fazer a introdução de TCC passo a passo?

Estudante escrevendo

Elaboramos um passo a passo de como fazer a introdução de seu trabalho de conclusão de curso. Acompanhe:

1. Apresente o tema

No primeiro parágrafo da introdução, deve ser apresentado o tema do seu trabalho de conclusão de curso e explicar o que ele significa para a sua monografia. A escrita deve ser feita de maneira superficial e objetiva. Deixe para aprofundar sobre o assunto ao longo do desenvolvimento.

Em geral, o primeiro parágrafo é onde reside a maior dificuldade da introdução. O motivo é simples: muitos alunos têm dúvidas de como começar uma redação. A dica aqui é ir direto ao ponto. Coloque o tema do seu trabalho logo na primeira frase do texto. Quer um exemplo? Dá uma olhada na primeira frase do TCC de título “A Indústria Farmacêutica no Brasil: Um estudo do impacto socioeconômico os medicamentos genéricos”:

No Brasil, parte dos medicamentos comercializados e consumidos é fabricada por poucos laboratórios de empresas nacionais ou multinacionais, evidenciando assim a característica de uma indústria farmacêutica oligopolizada.

2. Deixe claro para o leitor a delimitação

Ao fazer um trabalho acadêmico, você precisa se preocupar em delimitar bem o tema escolhido, principalmente na hora de escrever a introdução. Deixe clara a delimitação para o leitor, ou seja, qual a questão que será investigada durante o TCC.

Para delimitar o tema, uma das formas, é apresentar a problemática do trabalho. Para fazer isso, elabore uma pergunta, ou seja, faça um questionamento que dará motivo a investigação.

Lembre-se que ao deixar a introdução muito abrangente, você acaba dando margem para a banca levantar questionamentos que, nem sempre, foram abordados no trabalho. Isso pode comprometer e até influenciar em sua nota final.

Ainda usando o trabalho mencionado no passo anterior, confira como em somente três parágrafos foi possível introduzir o tema e delimitá-lo. A partir daí, fica claro que o trabalho tratará não da indústria farmacêutica nacional como um todo. Mas tratará do impacto dos medicamentos genéricos no desenvolvimento desta indústria.

No Brasil, parte dos medicamentos comercializados e consumidos é fabricada por poucos laboratórios de empresas nacionais ou multinacionais, evidenciando assim a característica de uma indústria farmacêutica oligopolizada.Este oligopólio realiza, em nível internacional, elevados investimentos em P&D e a concorrência se dá, sobretudo, pela diferenciação de produtos e não pelos preços, a não ser no caso dos medicamentos genéricos ou pouco diferenciados (Santos, 2010). Os principais países inovadores no setor e que, consequentemente, detêm as maiores fatias do mercado, são os da chamada tríade (Estados Unidos, Europa e Japão).

Dado esse cenário, verificamos a importância do fortalecimento da indústria farmacêutica nacional, por ser este um setor estratégico, tanto no sentido social quanto no econômico, afinal trata-se de um dos setores que apresenta maior dinamismo econômico (Françoso, 2011).

No entanto, nos últimos anos, alguns países têm se destacado no cenário mundial da indústria farmacêutica, entre eles, o Brasil. Isso se deve ao investimento recente feito pelas empresas locais, que adquiriram capacitações no segmento de genéricos utilizando técnicas como a engenharia reversa e, baseadas nessas imitações, muitas delas passaram a desenvolver seus próprios medicamentos, mesmo que num ritmo pouco acelerado, se comparado às empresas da tríade.

3. Descreva as hipóteses, os objetivos e as justificativas

Os objetivos geral e específicos do TCC devem ser apresentados, ainda na introdução. Em suma, você pode fazer isso de duas formas diferentes: inserindo num parágrafo do texto, junto aos demais pontos mencionados. Ou inserir um subtítulo na introdução para descrever os objetivos.

Em relação à justificativa, o conteúdo deve mostrar, de forma resumida, a importância da sua questão de pesquisa e porque ela deve ser investigada. Responda a seguinte pergunta: Por que esse TCC é importante?

Confira o exemplo de todas esses pontos em um só parágrafo:

O objetivo principal do trabalho é entender e caracterizar a indústria farmacêutica no Brasil, realizando um estudo específico de como os medicamentos genéricos influenciaram no desenvolvimento econômico do setor e no seu impacto social no Brasil.

4. Fale sobre quais foram as metodologias usadas

De forma sucinta e objetiva, escreva um pouco sobre a metodologia usada no TCC. Coloque no texto o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados para desenvolver o trabalho.

5. Resuma os capítulos

No final da sua introdução, vale a pena falar um pouco sobre as intenções de cada capítulo. A estrutura deve ser abordada de forma direta e resumida para não deixar o texto muito longo.

No exemplo, podemos ver como o texto junta os dois itens, fazendo o resumo dos capítulos e os métodos e procedimentos usados.

Esse trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro, é feito uma contextualização teórica e uma caracterização do setor em âmbito global. No segundo, a indústria farmacêutica brasileira é analisada, desde o seu início e avanço ao longo do tempo até os dias atuais. No terceiro e último capítulo, estudaremos a Lei dos Genéricos, de 1999, e apresentaremos a amostra de empresas selecionadas (a partir do faturamento), apontando indicadores como porcentagem do faturamento investido em P&D, número de patentes e publicações.

Sugestão de roteiro da introdução de um TCC

Ainda tem dúvidas sobre como estruturar sua introdução? Vejamos uma sugestão de roteiro de como criar uma boa estrutura o que abordar em cada parágrafo. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver sabendo o que deve ser escrito ao longo do texto.

  • 1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto;
  • 3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC;
  • 4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses;
  • 5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho;
  • 6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa;
  • 7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa;
  • 8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capítulo.

Dica de ouro: leia outros TCCs da sua área de pesquisa

Nem sempre é fácil começar a escrever um texto acadêmico, especialmente alunos que ainda tem pouca experiência nesta atividade. Nesta situação, mesmo com um roteiro e todas as explicações, é bem possível que as palavras simplesmente não saiam.

Para lidar com esta situação, trouxemos uma dica extra: exercite a sua leitura.

O levantamento bibliográfico é um passo obrigatório de qualquer tipo de trabalho acadêmico, seja ele totalmente teórico ou com partes práticas. Conhecer o que já foi pesquisado sobre o tema é fundamental para a produção de conhecimento científico, que é o objetivo maior de uma pesquisa.

Aqui, sugerimos que você se atente não só para o conteúdo dessa bibliografia, mas também para a maneira como os pesquisadores escrevem seus trabalhos. Além disso, não deixe de fazer uma busca por TCCs na sua área de pesquisa. Veja como ex-alunos da instituição que você estuda (e de outras também) organiza e apresenta seu trabalho. Outro ponto interessante é que você ainda se beneficia da indicação de referências.

Mas onde encontrar TCC para ler? Clique aqui para conferir uma lista de repositórios das principais instituições de ensino superior do país (e internacionais)!

O que se deve evitar na introdução de TCC?

Na preparação da introdução do seu TCC, é crucial que seja concisa e precise. Para criar uma introdução eficaz, é essencial ter um entendimento profundo da pesquisa realizada. Elabore um roteiro e evite apresentar uma sequência desordenada de ideias, o que pode confundir o leitor.

Ao redigir sua introdução, mantenha suas frases curtas e diretas. Frases longas e complexas podem prejudicar a compreensão e deixar o texto confuso. Além disso, frases mais curtas tornam a leitura mais agradável. Evite também o uso excessivo de palavras desnecessárias e a adoção de um estilo de linguagem muito informal. O mais importante é manter-se focado no tema.

Vá direto ao assunto: não embarque diretamente em discussões complexas e detalhes técnicos. Ofereça um contexto claro, estabelecendo a introdução como um cenário para o seu trabalho.

A introdução deve incluir apenas os principais tópicos do seu trabalho. Lembre-se, você terá oportunidade de abordar todos os tópicos e explorá-los em profundidade nos capítulos de desenvolvimento. É comum que alguns estudantes se percam na elaboração da introdução e acabem se repetindo nos capítulos seguintes, prejudicando a qualidade do texto.

Finalmente, embora a introdução geralmente seja um dos últimos elementos a serem escritos no TCC, isso não significa que ela deve ser feita às pressas. Escrever sob pressão e sem tempo suficiente para a revisão é uma fórmula certa para erros. Planeje seu tempo adequadamente para evitar atrasos e garantir um trabalho de alta qualidade.

Modelos prontos de introdução de TCC

Selecionamos alguns modelos prontos para você usar como padrão em sua introdução de TCC para deixá-la mais apropriada:

Modelo Introdução de TCC completa

Primeiro e Segundo Parágrafo: Problematização

Sabe-se que hoje a vida está cada vez mais atribulada e competitiva para todos. Com isso, as grandes empresas começaram a entender que seus colaboradores estão, cada vez mais, buscando ambientes de trabalho que ofereçam algo a mais para eles permanecerem produtivos. Entende-se que para esses colaboradores continuarem rendendo de forma contínua, faz-se necessário, um acompanhamento mais específico, ou seja, deve-se trabalhar com a melhoria de salários e benefícios para motivá-los.A motivação é sem dúvidas uma estratégia essencial para as empresas conseguirem oferecer um algo a mais para seus colaboradores, assim é possível ter uma equipe mais produtiva e focada nos resultados. “Citação (traga uma citação de algum autor que diga algo semelhante a isso, assim, você faz o embasamento teórico. Após a citação finalize o parágrafo comentando sobre a mesma” (ROCHA, 2016, p. 1) Nota-se, que a motivação é imprescindível para as organizações manterem seus colaboradores produzindo e trazendo resultados de forma contínua por muito mais tempo. Pois, um dos grandes desafios de qualquer organização é fazer com que colaboradores permaneçam motivados.

Terceiro Parágrafo: Objetivo Geral, Específico e os tipos de pesquisa utilizados

Assim delinearam-se os seguintes objetivos da pesquisa: o objetivo geral foi verificar de que forma a motivação pode influenciar na produtividade dos colaboradores em suas respectivas organizações. Mas, para ter uma resposta mais eficaz para esse objetivo geral, traçou-se os seguintes objetivos específicos: analisar os conceitos e a história da motivação, entender a organização e seus desafios e verificar a importância da motivação nas organizações. Os métodos do estudo bibliográfico tiveram como tipo de pesquisa: exploratória, descritiva e explicativa.

Sexto e Sétimo Parágrafo: Pergunta Problema e complemento dos capítulos

Portanto, nos capítulos dessa pesquisa verificam-se primeiramente os conceitos e a história da motivação, no segundo capítulo vamos entender o que é uma organização e os seus desafios para manter seus colaboradores produzindo de forma contínua. Por fim, no último capítulo, deve-se entender a necessidade de verificar possíveis sucessos ou fracassos dessas práticas em decorrência da motivação dentro das organizações.Assim sendo, apresenta-se a seguinte pergunta norteadora dessa pesquisa: Qual a importância da motivação para que as pessoas possam render mais em seu ambiente de trabalho? Entende-se, o quanto é importante às organizações investir na motivação e fazer dessa estratégia algo positivo, proporcionando aos seus colaboradores um ambiente de trabalho mais saudável e fazendo com que esses profissionais se mantenham produzindo continuamente.

Oitavo Parágrafo: Justificativa

Além do interesse do pesquisador pela temática, o estudo justifica-se pelas seguintes razões:

  • no campo organizacional ― pelas contribuições que trará para empresários e profissionais da área;
  • no campo acadêmico ― a pesquisa se reveste de importância pelas contribuições que trará para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração, Recursos humanos, Marketing e áreas afins.
  • no campo social ― a pesquisa justifica-se pelo fato de que a motivação é um fator essencial nas organizações que buscam sucesso mantendo seus colaboradores produzindo de forma contínua e dando aos colaboradores benefícios de se trabalhar em uma organização que tem em sua finalidade motivar seus clientes internos e externos para o sucesso de todos.

Assim, este trabalho pretende analisar, entender e verificar os fatores que levam a motivação ser um diferencial para manter suas organizações produtivas.

Modelo de introdução de TCC com trechos

Exemplos de contextualização

O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores.

Exemplo da delimitação do tema

Dentro deste cenário de evolução tecnológica, o último grande salto se deu com a mudança de paradigma na geração de arquivos para Sistemas de Informação Geográficas (SIG), com a adoção de um modelo orientado a objetos, utilizado no software Lamps2, o que permitiu um ganho de tempo e produtividade significativos e, acredita-se, de qualidade de informação.Este trabalho, portanto, orientar-se-á no sentido de medir a qualidade da informação na adoção do software Lamps2 na 1ª DL e quantificá-lo de maneira a servir de base para avaliação e melhorias na produção.

Exemplos de definição problema

Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial. É a área de Recursos Humanos que se apresenta como a principal responsável pela melhor avaliação do capital intelectual, a ponto de garantir a escolha certa de profissionais em consonância com a cultura e objetivos da empresa, gerando menores conflitos internos e promovendo a alavancagem competitiva da organização. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?

Exemplo de Objetivos e Metodologia do TCC

Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais diversos ramos, sua clientela prezará cada vez mais por credibilidade e confiabilidade, as empresas buscam se destacar pela qualidade de seus serviços e/ou produtos. Um dos meios de diferenciação está na atribuição de valor (qualidade) da empresa em suas marcas, através de um consistente investimento em marketing. Para tanto, as organizações precisam se posicionar quanto à sua marca, procurando ter ciência de quando sua manutenção será viável, ou em alguns casos, necessária. Nesse contexto, a proposta de trabalho científica visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização, baseando-se em princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.

A ideia da introdução de TCC é fazer um apanhado de todas as informações que foram necessárias para desenvolver o tema do trabalho e apresentá-las de forma didática para o leitor e a banca. Aproveite o artigo e se prepare para fazer a sua introdução.