Justificativa TCC: saiba como fazer com exemplos prontos

Você já definiu o tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o problema de pesquisa e os objetivos. Muito bem. Os primeiros passos já foram dados. Agora, antes mesmo de você avançar para a introdução do trabalho, e necessário começar a pensar na justificativa.

Sim, essa parte que deixa muita gente confusa. É importante que você saiba que um TCC é composto por muitas etapas. Pense nele como se fosse um quebra-cabeças, onde cada peça quando encaixada da maneira correta vai revelar, pouco a pouco, a cara do seu trabalho.

A peça, neste caso a justificativa, deve ser encaixada logo após a introdução do trabalho. Ali, de maneira sucinta, você irá descrever para a banca examinadora porque o seu trabalho merece a atenção deles e porque ele é relevante para a sociedade.

Continua confuso? Não se preocupe. Elaboramos um passo a passo para te orientar a escrever uma justificativa de TCC perfeita. Confira:

O que é a justificativa no TCC?

Primeiramente, vamos entender melhor o que é a justificativa do TCC e para que ela serve. Como o próprio nome sugere, a “Justificativa” tem o objetivo de justificar algo. Ou, como dizia o professor Girafales, é explicar a causa, o motivo, a razão e a circunstância que o fizeram defender esse tema.

A justificativa é o motivo pelo qual seu trabalho existe. É por meio da justificativa que você irá convencer seu orientador e a banca de examinadores sobre a relevância do seu estudo e a importância dele para sua área. E nesse espaço que você irá defender sua ideia.

A justificativa é apresentada nas primeiras páginas do seu trabalho e é tão importante para o entendimento geral do tema quanto os demais itens como o problema, as hipóteses e o objetivo.

O objetivo da Justificativa é peneirar temas relevantes de temas absurdos. Quando um aluno justifica seu trabalho ele é obrigado a refletir sobre a importância dele. Essa etapa do trabalho se transformou em uma ferramenta muito eficaz no controle de temas sem noção.

Por isso, se você estiver com muita dificuldade em justificar seu trabalho talvez seu tema precise ser reavaliado, pois não existem argumentos suficientes que o justifiquem.

Dicas para fazer a justificativa no TCC

Estudante elaborando trabalho de conclusão

1. Investigue o TCC

Comporte-se como se você fosse um detetive e precisasse resolver um mistério. Para isso, você precisará fazer as perguntas certas. As respostas que descobrir, ao final, serão a sua justificativa.  E quais as perguntas certas? Confira:

  • Por quê – “Por quê meu TCC existe?”” Por quê as pessoas devem lê-lo?” “Por quê ele é relevante?” “Por quê escrever sobre esse tema?”. E continue perguntando os porquês do seu trabalho. As perguntas podem variar dependendo do tema;
  • O quê – “O quê o meu trabalho faz?” “O quê o define?” “O quê ele traz de conceitos, ferramentas, pesquisas, entrevistas, dados?”;
  • Quem – “Para quem meu TCC foi feito?” “Quem é meu público alvo?”.

Após responder todas essas perguntas, estruture o texto em um formato dissertativo que não precisa necessariamente estar na mesma ordem das perguntas acima — esse é só um modelo para orientá-lo.

A partir das respostas, muito provavelmente você já conseguirá vislumbrar a justificativa do TCC.

2. Busque por referências

Não é obrigatório apresentar na justificativa referências de autores ou outros trabalhos na área. Porém, como esse é o momento de você defender seu tema e dizer o quanto ele é importante, tirar alguns dados da manga pode ser uma boa estratégia para criar argumentos convincentes.

Você pode citar autores, pesquisas e trabalhos acadêmicos, dados estatísticos e o que mais contribuir para fundamentar sua proposta. Além do mais, ao usar referências você agrega credibilidade ao seu TCC e valida sua importância, afinal, não é só você que está dizendo isso outros autores já se pronunciaram a respeito. Entendeu?.

3. Convide o leitor para uma reflexão

A justificativa do seu TCC deve chamar o leitor para uma reflexão e fazê-lo compreender, a partir das informações que você apresentou, a importância do seu tema. Essa compreensão deve vir dele. Por isso, em momento algum escreva frases do tipo “esse tema é importante pois…”. Os seus argumentos é que devem convencê-lo, lembre-se disso.

4. Revise seus objetivos

Ao escrever a justificativa do seu trabalho, busque pelos seus objetivos e mencione a importância de atingi-los.

5. Seja claro e objetivo

Uma boa justificativa vai direto ao assunto. Nada de ficar dando voltas e mais voltas e não dizer o que precisa. A justificativa do trabalho não deve ter mais do que três parágrafos. Ou seja, é um texto curto. Por isso a importância de ser claro e objetivo.

6. Visualize os impactos do seu trabalho

Imagine as consequências futuras que sua pesquisa pode causar, seja em uma empresa, na sociedade ou no próprio meio acadêmico. Com essas informações em mãos, você terá mais um motivo para dizer o quanto seu trabalho é importante para gerar melhores resultados e criar novas realidades. Reflita também no que poderia acontecer caso a pesquisa não fosse realizada. Quais os pontos negativos disso? De que forma a ausência do trabalho poderia impactar a vida das pessoas, da sociedade, das empresas? As respostas dessas perguntas também podem auxiliá-lo a construir uma justificativa convincente.

Exemplos e modelos de justificativas no TCC

Estudante usando computador / laptop

Você já sabe o que é uma Justificativa de TCC e já viu algumas dicas de como fazer. Mas, se mesmo assim, ainda não se sente seguro para começar a escrever pode se inspirar a partir de alguns trabalhos já realizados. Separamos algumas justificativas de TCC disponíveis no site Zé Moleza, plataforma online que concentra trabalhos acadêmicos de diversas áreas. Confira:

Tema: A Administração da Informação

Justificativa: “Grandes mudanças sociais neste fim de século vêm sendo provocadas pelo avanço tecnológico, mas a conscientização da sociedade dos efeitos do desenvolvimento ocorre de forma lenta e as adaptações necessárias não acontecem com o mesmo ritmo.

A tendência natural no processo de informatização da sociedade é a incorporação gradual da máquina até que ela se tome imperceptível e haja uma tomada de consciência do seu real objeto, a informação. Tal conscientização pressupõe encarar a informação como um bem econômico e estratégico e administrar menos a tecnologia e mais as informações”.

Tema: Indisciplina Escolar

Justificativa: O trabalho proposto pretende examinar, exibir e levantar questões relacionadas à questão da disciplina escolar. A indisciplina, no ambiente escolar, é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores, visto que atitudes indisciplinares fazem parte do espaço escolar.

Dessa forma, pretende-se, neste trabalho, delimitar algumas causas da indisciplina escolar, tema polêmico e complexo, uma vez que envolvem características fora da escola, como problemas sociais, conflitos familiares. Além de aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como relação educador/educando, prática pedagógica e práticas da própria escola que podem ser excludentes.

Tema: Programa de Agricultura Urbana e Peri-Urbana no Município de Porto Nacional

Justificativa: A implementação do Programa de Agricultura Urbana no Município de Porto Nacional é de fundamental importância, vez que possibilitará a geração de emprego, renda, e consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida da população de baixa renda que necessitam de políticas de inclusão social.

A fome e a pobreza de grande parte da população mundial e os caminhos de resistência e luta pela sobrevivência, que têm sido historicamente buscados pelas classes pobres de todo o mundo, são as raízes de um debate bastante atual sobre o papel da agricultura urbana e peri-urbana.

Estudos realizados pela Food and Agriculture Organization – FAO, demonstram que, em diversos países, a disponibilidade de alimento possibilita uma vida mais saudável, bem como a criação de oportunidades de emprego. Isto porque a produção, ainda que urbana e em pequena escala, necessita de trabalho intensivo e de muita mão de obra.

A agricultura urbana tem também um perfil de ocupação que mesmo quando não assalariada é capaz de envolver um bom número de pessoas de acordo com o que se produz e com as fases dessa produção, gerando renda.

Dicas para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso

Estudante na universidade

1. Peça ajuda

Não tenha medo, nem vergonha de pedir ajuda para o seu TCC. Na faculdade, você pode falar diretamente com o seu orientador. Ele tem um papel muito importante para o seu trabalho, pois é ele quem o ajuda com o tema e sugere as referências. Mas além do orientador, você pode conversar com outros colegas e pedir uma orientação. Caso conheça algum profissional da mesma área, peça a ele que dê uma revisada no seu trabalho. Ele pode te fornecer dicas valiosas.

2. Familiarize-se com as normas da ABNT

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são muito importantes para o trabalho de conclusão de curso, afinal seu TCC deverá ser entregue baseado nelas. Então, dedique um tempo para conhecê-las e se familiarizar com elas.

3. Não cometa plágios

Todas as fontes do seu trabalho devem ser citadas, caso contrário você pode estar plagiando o trabalho de alguém e isso é muito sério. Dê todos os créditos necessários e não faça cópias de outros trabalhos.

4. Não deixe para última hora

O Trabalho de Conclusão de Curso é muito importante para sua vida profissional, por isso não deixe para fazê-lo em cima da hora. Seu trabalho pode ficar mal feito e você ainda corre o risco de ser reprovado. O TCC exige tempo para realizar todas as pesquisas, correções e revisões necessárias.

5. Não compre seu trabalho

Muitos alunos buscam por Trabalhos de Conclusão de Curso prontos na internet. Mas, não caia nessa. Essa etapa é muito importante para sua formação e aumenta consideravelmente sua visão e percepção sobre a área em que irá atuar. Por isso, defina um tema que seja do seu interesse e comece a fazê-lo com antecedência para não ser pego por imprevistos e ficar com o prazo apertado, prejudicando a entrega do seu trabalho.

Na dúvida, respire e acalme-se. O período de produção do TCC é carregado de sensações – boas e ruins. Até o dia da entrega do seu trabalho você irá passar por momentos de histeria e ansiedade. Enquanto em outros, você se sentirá feliz e aliviado em saber que em pouco tempo estará formado com o diploma nas mãos.

Portanto, viva um dia de cada vez. Siga as dicas sugeridas neste post e concentre-se neste momento tão importante da sua vida profissional.