Saiba o que é e entenda se é possível introduzir um modelo de liderança liberal em seu negócio

Os modelos de liderança têm mudado ao longo das décadas. Antes, era comum uma liderança autoritária, que intimidava seus liderados por meio de ameaças, ainda que indiretas, sobre a manutenção de seu emprego. Essa mudança vem de encontro às necessidades atuais do mercado. A tecnologia, junto com a modernização das relações de trabalho contribuíra muito para que a abordagem da liderança liberal ganhasse destaque.

Se você quer saber mais sobre esse importante tema, saiba que este conteúdo foi elaborado para que você compreenda os benefícios desse estilo de liderança. Após esse breve estudo, caso haja o interesse em aplicá-lo em sua gestão, você já saberá quais caminhos deve trilhar até a sua implementação.

O que é o estilo de liderança liberal?

Como vimos, a partir de todas as mudanças no cenário econômico, tecnológico e a modernização das relações de trabalho, surgiram novos tipos de líderes e de lideranças. Dentre eles, tem ganhado muito destaque o modelo da liderança liberal. Essa modalidade baseia-se na premissa de que todos os colaboradores devem contribuir e opinar nas tomadas de decisões, com a menor intervenção do líder.

Assim, outra característica marcante da liderança liberal é a ausência de participação direta do líder na evolução de seus liderados, fazendo com que a que a equipe seja obrigada a aprender a tomar as decisões corretas, e que se sintam confortáveis para fazê-lo com autonomia e liberdade. Nestes casos, a participação do líder somente aparece quando requisitada.

Em outras palavras, a liderança do gestor liberal tem a função de orientar as atividades de sua equipe, a partir do fornecimento de dados dos objetivos da empresa e, principalmente, estimulando o potencial máximo de cada um de seus colaboradores. Nesse estilo de liderança liberal, o responsável pelo time deve acreditar no grupo que formou e exercer sua participação nos bastidores.

Portanto, ao decidir comandar seu negócio com esse modelo, você certamente deve possuir sistemas de trabalho eficientes, que sirvam de apoio para o líder e que também contribuam para o desenvolvimento da maturidade da equipe para as tomadas de decisões com autonomia e assertividade. Não, a liderança liberal não é uma aventura, ela apenas estimula a tornar responsável cada um dos membros do time.

Por isso, desenvolver a capacidade de autogestão da equipe é o um dos maiores desafios do gestor. Isso porque a sua principal responsabilidade será encontrar ou moldar um grupo de pessoas que se adeque a esse estilo de liderança, uma vez que há um expressivo número de funcionários que só executam bem as tarefas que lhe foram especificamente passadas. Superada essa questão, as outras tarefas tendem a fluir com mais facilidade.

Quais são as principais características da liderança liberal?

A liderança liberal é estruturada com base em 4 características principais, quais sejam: abordagem de não intervenção do líder, profissionais encarregados da tomada de decisões, responsabilidade do líder e indivíduos capacitados e autônomos. Confira abaixo de modo um pouco mais detalhado como se apresentam essas características:

1. Abordagem de não intervenção (perfil hands-off)

Essa característica permite que o líder faça com que os seus colaboradores consigam liderar suas próprias ações e se desenvolver. Quando adotada, esse tipo de estrutura não tenta influenciar a tomada de decisões ou guiar o grupo nas tarefas e projetos. No entanto, a linha tênue está em uma liderança liberal eficiente, que não pode permitir erros que prejudiquem o funcionamento da empresa.

Assim, como o líder não interfere ativamente no processo de decisão, seu papel é garantir que o próprio grupo esteja bem preparado para que as decisões tomadas sejam positivas e alcancem os objetivos macro da organização. Embora possa ser entendido como um papel de apoio, a liderança liberal exige do gestor conhecimentos muito apurados acerca de todo o negócio, de modo a entender todas as variáveis possíveis para obter os melhores resultados.

Novamente, é imprescindível ressaltar que a abordagem hands-off não pode ser confundida com indiferença. Não se trata de uma equipe “solta” em uma empresa, e com liberdade para fazer o que e como quiser. É papel do líder desenvolver as aptidões de gestão do tempo, responsabilidade, planejamento em seus funcionários, a fim de capacitar os profissionais e produzir talentos dentro da organização.

2. Deixar a tomada de decisão nas mãos da equipe

Neste ponto, a inteligência emocional é uma das características mais marcantes. Isso porque pode ser muito difícil o processo de preparação dos colaboradores para que eles se tornem capazes de tomar decisões corretas e com a agilidade necessária. Essa construção ocorre, principalmente, a partir das devolutivas e feedbacks, que terão o condão de amadurecer as habilidades de cada um dos membros da equipe.

O gestor que trata diretamente com a equipe diretiva da empresa, no geral, define objetivos de longo prazo com os diretores. A partir de então, estabelecidas as metas para cada setor, os liderados serão os responsáveis pela maioria das decisões. Na prática, quando o modelo de liderança liberal é bem aplicado, o líder é visto e respeitado como um mentor. Portanto, ele deve criar meios eficientes para transferir seus conhecimentos.

3. A responsabilidade pelo resultado final continua sendo do líder?

Sim. Neste ponto, a liderança liberal acompanha os demais estilos de liderança, uma vez que a direção da organização quer, acima de qualquer coisa, ver os frutos de sua gestão através de resultados. Assim, mesmo sem a participação direta do líder nas tomadas de decisão ao longo do processo, todas as medidas adotadas pelos colaborados serão um reflexo de seus direcionamentos e devolutivas feitas com a equipe.

Portanto, caso os negócios prosperem, a responsabilidade e os créditos serão, em um primeiro momento, do líder. Do contrário, caso os resultados fiquem abaixo do esperado, a responsabilidade também será do líder, uma vez que os números demonstrarão que o posicionamento adotado por ele frente à sua equipe não foi satisfatório. Entretanto, isso não quer dizer que os colaboradores estão completamente isentos de responsabilidade

4. Entenda as principais vantagens e desvantagens da liderança liberal

Como principais aspectos positivos, a liderança liberal é uma forma de demonstrar confiança tanto no líder escolhido, quanto na capacidade dos colaboradores. Em um cenário ideal, cada um dos envolvidos dará o máximo de si em prol do objetivo central estabelecido da organização.

Um bom exemplo onde a liderança liberal funciona muito bem é quando a equipe é formada por grupo de especialistas. Neste caso, o conhecimento e as habilidades não estão em questão e, por isso, são capazes de realizar as tarefas e tomar as decisões sem grandes riscos. Neste caso, o papel de mentoria da liderança tende a ser muito aproveitado. Além disso, podemos destacar outras vantagens da liderança liberal, tais como:

  • Desenvolvimento integral dos profissionais;
  • Relacionamento interpessoal dos integrantes da equipe aperfeiçoado;
  • Aumento da eficiência dos colaboradores;
  • Viabiliza autonomia para a equipe.

No entanto, a implementação da liderança liberal em alguns casos pode não ser a melhor opção para um gestor e sua equipe. Isso ocorre quando o quadro de colaboradores não possui conhecimento ou expertise necessária para colocar em prática as atividades, sem que coloque em risco o sucesso e o bom desempenho da organização.

Agora que você conhece um pouco mais sobre liderança liberal, pretende aplicar em sua empresa?

Ao final deste artigo, você já deve ter percebido que esse é um modelo ousado, moderno e, muitas vezes, arriscado. No entanto, os benefícios de uma boa liderança liberal são muitos. Imagine contar com uma equipe inteira de especialistas motivados e engajados nos melhores resultados? Avalie o cabimento dessa modalidade em seu negócio, caso necessário, consulte um especialista da área de gestão pessoas para te auxiliar.

Esperamos que tenha gostado de entender um pouco mais sobre como funciona a liderança liberal? Ficou com alguma dúvida sobre este conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários, temos uma equipe à sua disposição para esclarecer todas as suas questões.