O que é liderança? Como desenvolvê-la?

Muito se fala hoje sobre liderança. Este posto existe desde que há vida humana. Mas o que é liderança hoje em dia? Qual a diferença entre um líder e um chefe? Será que é possível desenvolver a capacidade de liderança, ou esta habilidade é inata? Para responder estas e outras perguntas sobre liderança, acompanhe a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto.

O que é liderança?

Liderança é a habilidade de, por meio de suas atitudes, inspirar outras pessoas a o seguirem. A liderança pode ser uma característica inerente do indivíduo, mas também pode ser desenvolvida. Para isso, há muitos livros, palestras e cursos que podem auxiliar quem deseja se tornar um líder.

Com as mudanças que naturalmente ocorrem com o passar do tempo, é preciso manter-se atualizado para atender às expectativas do líder de hoje. Até algum tempo atrás, um líder respeitado e admirado era alguém autoritário e temido. Mas o cenário mudou, e para acompanhar o ritmo, é preciso se transformar.

Hoje, para ser um líder, sua idade ou experiência prévia importam menos do que a vontade. A seguir, apresentarei alguns comportamentos importantes para exercer uma boa liderança de uma equipe no ambiente organizacional:

1. Propor, ao invés de ordenar

Diferente do modelo antigo de liderança, um bom líder é aquele que propõe tarefas ao invés de simplesmente dar ordens. Colocar-se nesta posição é também estar aberto a ouvir opiniões e sugestões de seu time, o que pode contribuir muito mais para a execução do trabalho.

2. Buscar a excelência

Um bom líder não se contenta com um resultado mediano. Ele conhece sua equipe e acredita em seu potencial. Por isso, não mede esforços para alcançar resultados ainda melhores, como foco na excelência.

3. Reconhecer seus erros

Um líder é, antes de tudo, um ser humano sujeito a erros. O importante é ter humildade para reconhecer quando falhou, inclusive sem ter que esconder de seu time. Admitir seus erros perante a equipe só vai estreitar ainda mais a relação, demonstrando aos liderados que seu líder é alguém de confiança.

4. Reconhecer o potencial de seus liderados

É fundamental que um líder saiba oferecer reconhecimento aos seus colaboradores. Ser reconhecido é uma necessidade do ser humano, e de grande valia para sua motivação e autoestima.

veja também:
O que é empreendedorismo?

5. Facilitar a superação de desafios

Um bom líder sabe oferecer possibilidades para que uma tarefa que parece ser um desafio penoso possa ser superado. Seja através da motivação, de mostrar-se junto para auxiliar no que for preciso, seja propondo soluções ou mostrando que é possível, uma liderança bem sucedida torna a conquista do desafio uma realidade.

6. Estimular a diversidade

É preciso estimular a diversidade em uma equipe bem liderada. Nela, o líder reconhece que pensamentos, culturas e personalidade diferentes se complementam, e a equipe consegue ir mais longe em resultados, além de se sentirem valorizados. Afinal, o mesmo caminho levará sempre ao mesmo lugar.

7. Aumentar o grau de satisfação no trabalho

Este ponto é praticamente uma consequência dos anteriores. Um líder honesto, parceiro, que reconhece o potencial de sua equipe, que ajuda a superar desafios e não se sente ameaçado pelas diferenças tem como consequência uma equipe mais motivada. Diversos estudos comprovam que o grau de satisfação de um colaborador está diretamente ligado ao seu desempenho.

Habilidades encontradas em líderes eficazes

Para ser capaz de atuar visando os comportamentos que apresentamos anteriormente, é importante trabalhar algumas características pessoais. Se você deseja ser um líder de sucesso, reflita sobre as qualidades a seguir e reflita sobre quais você precisa desenvolver:

Muitos destes traços de personalidade se misturam e se complementam. Não adianta, por exemplo, o líder oferecer um reconhecimento a um colaborador que seja diferente daquilo que ele acredite. Ou simplesmente ordenar uma tarefa que venha apenas disfarçada de proposta no discurso. Suas falas precisam estar de acordo com seu comportamento.

A liderança vai muito além do que o que é dito, e sim em suas ações em geral. Por isso a ética e a honestidade são valores importantes aqui.

Alguém resiliente e otimista não se deixa abater pelas falhas que vão aparecer no caminho, a ainda servem de exemplo de motivação para seus colaboradores.

Líder versus chefe

Algumas pessoas diferenciam o líder de hoje com aquele modelo antigo dividindo-os entre líder e chefe. O líder é aquele com todas as características descritas aqui. E mesmo que não tenha conquistado todas, está trabalhando para alcançá-las. O líder não se sente ameaçado pelo potencial de seus liderados, pelo contrário: reconhece que este potencial apenas une forças e aumenta as chances de sucesso da equipe.

veja também:
6 sinais de que você não se deu bem na entrevista de emprego

O chefe é aquele que acredita que só consegue o respeito através do medo. Que inibe que seus funcionários demonstrem seu potencial, às vezes até por medo de perder seu cargo. O chefe jamais admite estar errado e raramente faz elogios.

Percebe a diferença? Se você está em um cargo de liderança e reconheceu que age como chefe em alguns momentos, repense. Reinvente-se. Estamos sempre em transformação, e nada melhor do que direcionar estas transformações em nosso favor.

Como desenvolver a liderança

Como dissemos até o momento, a liderança pode até ser natural para alguns, mas o estudo e atualização é importante para todos: para os líderes natos e para aqueles que estudaram para alcançar tais características.

São muitas as alternativas de aprimoramento profissional: através de cursos, encabeçando projetos, fazendo um coaching, lendo, estudando os casesde sucesso ou se inspirando nos grandes líderes.

Além disso, faça uma reflexão: quais características suas já serviram de elogio ou de crítica? Esta é uma forma de reconhecer onde precisa se desenvolver.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais. Para mais artigos sobre a vida profissional, acadêmica e carreira, continue em nossa página. Acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!