LinkedIn: saiba o que é, como funciona e aprenda a usar esta plataforma

Você já deve ter ouvido falar no LinkedIn, mas sabe exatamente do que se trata? Criado em 2003, o LinkedIn é uma mas redes sociais mais famosas do mundo e tem como principal objetivo conectar profissionais por todo o mundo. A plataforma já conta com 600 milhões de usuários, dos quais 35 milhões são brasileiros. Ao todo, são encontradas 25 milhões de vagas de emprego disponíveis globalmente. Como você pode ver, o mundo profissional está concentrado no LinkedIn. Por isso, não perca mais tempo: conheça como esta rede social funciona e aprenda a usá-la.

LinkedIn: canal de relacionamentos profissionais

O LinkedIn se tornou a principal ferramenta dentro do mundo de Recrutamento e Seleção. Uma pesquisa recente da Jobvite indicou que 93% dos recrutadores usam a plataforma para encontrar candidatos.

Contudo, apesar de tanta gente já possuir um perfil na rede, muitos ainda a enxergam apenas como um lugar para deixar seu currículo. Na verdade, o LinkedIn é algo muito maior: enquanto no currículo você apresenta apenas características pessoais e o histórico de sua carreira, a rede social é um canal para mostrar quem você é e permitir o desenvolvimento de relacionamentos profissionais.

Se você ainda não possui um perfil no LinkedIn, acompanhe as dicas que serão apresentadas adiante para criar sua conta. Se você já possui uma, aproveite para melhorar seu perfil e aumentar seu destaque profissional no mundo virtual.

A quem se destina?

Não pense que o LinkedIn se resume em Recrutamento e Seleção. Apesar do grande crescimento de seu uso para este fim, a plataforma serve para todo e qualquer profissional ou empresa.

Se você está procurando colocação profissional, o LinkedIn será útil para você. Se está empregado e não pretende mudar de emprego no momento, ele também é útil para você. Afinal, ampliar a rede de contatos profissionais é uma das maneiras de melhorar seu desempenho na carreira.

O LinkedIn é um canal também para que as empresas se apresentem e desenvolvam sua imagem perante seus clientes e potenciais colaboradores. Na verdade, podemos entender o LinkedIn também como um blog, que pode (e deve) ser frequentemente alimentado de conteúdos relevantes que digam sobre quem você é. É isso que muitas empresas têm feito; algumas, muito bem, diga-se de passagem.

Top Companies LinkedIn

O LinkedIn passou a ser uma ferramenta tão importante para o mundo profissional por vir ampliando e melhorando os recursos oferecidos ao seu público. Um deles é o levantamento anual conhecido como “Top Companies LinkedIn”. Anualmente, a plataforma faz um levantamento das 25 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com as preferências dos profissionais.

Além de serem o local de trabalho dos sonhos de muitos brasileiros, estas empresas oferecem, como diferencial, um engajamento em suas contas do LinkedIn. Muito mais do que divulgar vagas de emprego, elas compartilham conteúdo a respeito de:

  • Histórias dos profissionais;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Valorização do cliente (feedbacks positivos);
  • Respeito à diversidade;
  • A história da organização;
  • Bastidores das empresas, etc.

Percebe a grandiosidade do universo do LinkedIn? Vamos agora, então, para as dicas de como criar ou melhorar a sua conta e conquistar visibilidade.

Perfil profissional

Ao elaborar seu perfil, lembre-se que, apesar de ser uma rede social, o LinkedIn não é como o Facebook. É importante que seus dados sejam inseridos considerando o perfil profissional que deseja apresentar.

Nele, você poderá incluir experiências, formação, interesses e seu portifólio. Seu preenchimento é bastante intuitivo, já que a própria página o orienta para os próximos passos.

A elaboração de um perfil “campeão” possibilita que você seja descoberto por recrutadores.

Foto

A foto é um elemento necessário para sua conta. Segundo pesquisa do LinkedIn, contas com foto de perfil são 14 vezes mais vistas do que aquelas sem foto. Já um perfil sem foto passa a mensagem de que a conta está inativa ou desatualizada.

Mas tome cuidado na hora de escolher a foto que irá usar. Considere que ela será seu cartão de visitas profissional, e lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

Isso não quer dizer que a foto deva ser formal. Isto dependerá da sua atuação profissional. Contudo, fotos em trajes de banho, com copo de bebida na mão, fazendo caretas ou “biquinho” não são adequadas.

Além da foto do perfil, é possível editar também a foto de capa. Você pode deixar a imagem padrão do LinkedIn, ou ainda acrescentar uma imagem que tenha a ver com sua profissão. Lembre-se de cuidar de sua conta como se fosse seu microblog.

LinkedIn não é igual ao seu currículo

Muitas pessoas usam suas contas no LinkedIn como um mero currículo online. Contudo, muitos elementos devem ser considerados para que você apareça nas pesquisas dos recrutadores.

O primeiro deles diz respeito ao uso de palavras-chave. O LinkedIn funciona de forma muito parecida ao Google neste sentido. Por isso, pense em palavras-chave para sua área de atuação ou para o cargo ao qual deseja ser contratado. Em seguida, inclua estas palavras de forma coerente em seu título e resumo.

Sendo assim, seu título não deve ser “procurando recolocação” ou “desempregado”. Afinal, desta forma, ele nunca aparecerá nas buscas dos recrutadores. O seu título também sempre aparecerá para suas conexões quando você fizer interações (curtir, comentar posts). Por isso, garanta que ele esteja claro e adequado ao que você procura.

Outro ponto fundamental para ganhar visibilidade diz respeito ao seu resumo. O que você escreve neste campo expressa aos recrutadores quem você é. Ele é sua oportunidade de contar histórias e relacionar seus cargos para que o recrutador entenda imediatamente quem você é profissionalmente. Ele é a forma de vender seu peixe. Lembre-se de incluir também em seu resumo as palavras-chave.

Fala outro idioma?

Se você é fluente em outro idioma e quer ganhar visibilidade neste aspecto, o LinkedIn oferece um recurso para que seu perfil seja visualizado em português ou em outra língua de sua escolha. Para isso, clique em “ver perfil como” e selecione o outro idioma desejado. O Linkedin irá espelhar algumas de suas informações, e você só precisará editar alguns detalhes.

Personalize sua URL

Ao criar seu perfil, você possuirá um endereço de URL, criado automaticamente. O que nem todo mundo sabe é que a URL pode ser personalizada.  Você pode customizá-la com seu nome, ao invés de um monte de números, para ser mais facilmente encontrado. Assim, seu perfil vai ganhar mais visibilidade, aparecendo primeiro em relação aos demais na busca de recrutadores.

Networking

Com a conta bem elaborada, aprenda a usar o recurso de pesquisa. No campo de pesquisa avançada é possível achar pessoas que trabalharam ou estudaram com você. Dê preferência a contatos que vão enriquecer sua interação profissional.

O LinkedIn possibilita que você ative ou desative suas visitas em páginas de colegas. Desta forma, aquele empregador pode ver que você visitou sua página e notar seu interesse.

Abordar o recrutador diretamente também é uma boa ideia. Procure algum contato em comum e peça ajuda para mediar sua conexão. 85% das pessoas que são contratadas através do LinkedIn receberam ajuda dos contatos. Além disso, pessoas indicadas por colegas e conhecidos aumentam em 9 vezes as chances de contratação.

Ao mandar um convite a uma nova conexão, recomenda-se o envio de mensagem personalizada. Por isso, fuja daqueles textos padrões copiados e colados.

Além disso, interaja com suas conexões. Curta postagens, faça comentários, parabenize colegas por conquistas e aniversários. Isso aumenta sua visibilidade na rede.

Outra forma de fazer isso é entrando em grupos e participando ativamente. Há grupos de variados temas, desde área de atuação ou localidade.

Marketing pessoal

Ao bom perfil elaborado e uma boa rede de conexões estabelecida, soma-se a importância de fazer seu marketing pessoal no LinkedIn. Para isso, publique textos e materiais de sua autoria e compartilhe conteúdos. Interaja com suas conexões e sempre responda aos comentários.

Cada post seu publicado gera métricas (apresentados no ícone de gráfico abaixo de sua publicação). Nelas, é possível ver quantas pessoas visualizaram sua publicação, de quais empresas elas são, qual cidade e cargo.

Candidaturas pelo LinkedIn

Para finalizar, aprenda a utilizar a ferramenta de candidatura de seu LinkedIn. É possível filtrar sua busca e criar alertas para ser notificado assim que uma vaga de seu interesse surgir.

Os 25 primeiros candidatos possuem 3 vezes mais chances de contratação que os demais. Por isso, esteja sempre atento às publicações de vagas.

E não se esqueça de incluir sua URL do LinkedIn em seu CV e no seu perfil de sites de empregos. Desta forma, o recrutador terá uma visão muito mais ampla de seu perfil profissional.

Perfil campeão no LinkedIn

Aqui, você conheceu mais sobre a rede social LinkedIn e sua importância no universo profissional. Além disso, recebeu dicas de como impulsionar seu perfil e ganhar mais visibilidade diante dos empregadores.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e esclarecedor para você. Caso o artigo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!Para mais dicas como estas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.