Livros de liderança: conheça 12 títulos que irão te fazer um líder melhor

Livros são fontes inesgotáveis de conhecimento. Com eles, podemos conhecer novas histórias, explorar novos mundos, aprender sobre outras culturas, línguas e adquirir todo o tipo de conhecimento. Pensando nisso, trouxemos hoje uma seleção de livros indispensáveis para todos aqueles que querem se tornar líderes cada vez melhores.

Afinal, a liderança não é um assunto novo ou até mesmo pouco explorado nos livros. E para se tornar um líder cada vez melhor é preciso conhecer a fundo as principais vertentes sobre a liderança e entender qual delas mostra o caminho ideal para se seguir. Confira abaixo as nossas 12 indicações de leitura sobre liderança!

Ah, e vale ressaltar que embora todos sejam livros sobre as qualidades e os aprendizados que os líderes devem ter, é possível que existam muitas concordâncias e muitas discordâncias entre os autores dos livros que separamos aqui. Cabe ao leitor acessar os conhecimentos passados por estes livros para refletir sobre a forma como cada autor encara a liderança.

Boa leitura!

1. O Obstáculo É o Caminho (2014), Ryan Holiday

A partir das palavras do imperador romano Marco Aurélio e de outros personagens marcantes pela sua liderança, o executivo e consultor de marketing Ryan Holiday organiza suas ideias neste livro sobre superar os obstáculos do dia-a-dia. São aprendizados e dicas que não se destinam só à líderes ou para a área profissional, mas que podem ser aplicadas também à outros campos da vida, a fim de nos tornarmos pessoas melhores e bem-sucedidas.

2. Quem Mexeu no meu Queijo? (1998), Spencer Johnson

Um clássico na categoria auto-ajuda, Quem mexeu no meu queijo? é uma parábola sobre mudanças, coletividade e os nossos objetivos na vida. Com cerca de 100 páginas, conhecemos a história de quatro personagens: os dois ratos e dois humanos que vivem em um labirinto. Todos os dias, eles saem pelo labirinto em busca de queijo para se alimentarem. Eles precisam enfrentar os desafios do labirinto, seus medos e insegurança para conseguirem chegar ao seu objetivo.

3. A Essência do Líder (2010), Warren Bennis

Considerado como o grande clássico sobre liderança, em A essência do líder, Warren Bennis descreve a partir de uma perspectiva filosófica e psicológica as características que definem o que é liderança. Assim, ele delimita as estratégias que podem ser utilizadas para que qualquer pessoa possa se tornar um bom líder, especialmente, em um mundo em que, segundo Bennis, está definido pela incerteza e a falta de lideranças.

4. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança (1998), John C. Maxwell

Um best-seller entre os livros sobre liderança desde o seu lançamento, neste livro o conferencista John C. Maxwell aponta que todas as pessoas, independente do cargo que ocupa profissionalmente, em algum momento ocupará uma posição de liderança. Pode ser dentro da sua família, entre os amigos, dentro da sua comunidade religiosa ou civil. Assim, ele busca estabelecer as 21 leis que devem orientar as ações de um líder em qualquer lugar que ele esteja.

5. Liderança Baseada em Princípios (1994), Stephen R. Covey

Um guia de sucesso profissional e realização pessoal, Liderança baseada em princípios, Stephen R. Covey mostra como os nossos princípios, metas e objetivos podem nos levar à uma melhor produtividade. Mas para isso, é preciso compreender quais são os princípios pessoais ou empresariais, ou seja, o que se quer alcançar de verdade. Sabendo seus objetivos, é possível planejar os passos necessários para concluí-los.

6. O Desafio da Liderança: Como Aperfeiçoar Sua Capacidade de Liderar (1987), Barry Posner e James Kouzes

Neste guia dos educadores de executivos James M. Kouzes e Barry Z. Posner, a figura do líder como uma pessoa especial e destacada dos demais a sua volta é desmistificado. A partir de uma pesquisa com quase 1.400 líderes de todo o mundo, os autores estabelecem que existem diversas habilidades que são fundamentais de um bom líder e que não são inatas à pessoa, mas que podem ser aprendidas e aplicadas no seu dia-a-dia nas suas organizações de trabalho.

7. O gestor eficaz (1966), Peter F. Drucker

Um clássico na literatura sobre gestão, O gestor eficaz é um guia sobre como conseguir concluir projetos com máxima produtividade e eficiência. Peter F. Ducker, conhecido como o pai da Administração Moderna, então descreve as práticas essenciais de um gestor ou líder de uma equipe: planejamento e organização do tempo; autodesenvolvimento e saber tomar as decisões certas.

8. Não tenha medo de ser chefe: Um passo a passo para se tornar o líder de que sua equipe precisa (2007), Bruce Tulgan

Palestrante e consultor de líderes empresariais ao redor do mundo, Bruce Tulgan traz neste livro o que ele acredita ser o maior problema nas empresas atualmente: o subgerenciamento. Ele oferece um olhar sobre os problemas do  gerenciamento de equipes e o papel de um líder dentro de uma equipe de trabalho.

9. Bom chefe, mau chefe: Como Ser O Melhor… E Aprender Com O Que Há De Pior (2010), Robert I. Sutton

O que faz um chefe ser bom ou ruim? Esta é a pergunta que a pesquisa de Robert I. Sutton, professor da Universidade de Stanford, tenta responder. Na pesquisa, Sutton constatou que o convívio com maus chefes representa o fator de maior estresse na vida de 75% dos americanos. Dessa forma, nunca se tornou tão importante formar e cultivar bons líderes. Assim, ele faz no seu livro uma descrição de quais são os padrões de comportamento que fazem um mau chefe e como podemos aprender a não ser como ele.

10. Pipeline da liderança (2000), de Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel

Tornar-se líder é passar por uma transformação, é isso o que defendem os autores de Pipeline da Liderança, Ram Charan, Stephen Drotte e James Noel. Segundo eles, são necessárias na verdade seis transformações diferentes para que uma pessoa se torne um líder corporativo preparado e eficaz. E não existem atalhos ou caminhos mais curtos que podem te levar à esta posição.

11. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende (1990), Peter Senge

Considerado um livro que revolucionou a forma de se gerenciar empresas na época do seu lançamento, A quinta disciplina apresenta técnicas de organização empresarial a fim de eliminar deficiências de comunicação e de aprendizagem. A premissa do livro é uma estrutura de trabalho descentralizadora, que retira o líder do centro de todas as atividades e tomadas de decisão. De uma forma mais ampla, o livro sugere uma mudança na maneira de ver a vida, em um pensamento sistêmico que busca a integração do pessoal e profissional, ou seja, uma vida integrada.

12. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser (1995), Daniel Goleman

Partindo para a área da psicologia e da neurociência, Inteligência emocional é um livro que influenciou educadores e líderes em todo o mundo. O livro se baseia na ideia de que ter consciência das nossas emoções e saber lidar com elas pode nos levar ao êxito em diferentes áreas da nossa vida, desde os relacionamentos, físico até o trabalho. Assim, a liderança e a inteligência emocional pode ser diretamente relacionadas. Para conseguir gerir uma equipe e enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho, é necessário entender as próprias emoções e reações emocionais.

Esperamos que você tenha gostado das nossas indicações de leitura e que elas possam trazer muitas reflexões e aprendizados para você. Compartilhe esta lista com seus amigos e continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre carreira!