Mapas reúnem dados e mostram o avanço do coronavírus em tempo real

Com a disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19) por diversos países do mundo a partir de fevereiro, o acompanhamento dos números reais de infectados com o vírus se tornou mais difícil. 

Com o aumento destes números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) liberou um mapa online que reúne as informações oficiais do órgão. O mapa mostra o total de casos confirmados, número de países que possuem casos e o número de mortes. É também possível navegar pelo mapa e checar o número de casos por país. Além disso, o mapa da OMS ainda possui um gráfico na lateral esquerda da página que mostra a quantidade de casos novos por dia. Nos último dias, a Microsoft também lançou um mapa similar. 

O mapa de rastreamento do Covid-19 da Microsoft

No domingo (15), a Microsoft lançou o mapa de rastreamento do Covid-19. Desenvolvido pela equipe da Bing, plataforma de busca da empresa. Disponível em português, o mapa online aponta os países onde o vírus chegou. É possível ver informações de cada país e o total de casos de infecção confirmados no mundo inteiro. O mapa também divide a informação entre casos ativos, recuperados e fatais. 

Na barra lateral, há também um ranking dos países com maior número de infectados. Clicando no nome do país, é possível acessar as últimas notícias publicadas em sobre a situação atual na região. 

Aproximando o mapa do Estados Unidos, é possível ver também informações específicas dos 50 estados do país. Esse recurso, no entanto, não está disponível para os demais países. 

De acordo com a Microsoft, além das informações disponibilizadas pela OMS, o seu mapa reúne ainda as informações do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), ligada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos; do Centro Europeu de Controle e Prevenção e Doenças (ECDC), organismo da União Europeia; e da enciclopédia colaborativa Wikipédia. 

As diferenças entre os mapas

Embora os dois mapas sejam bastante similares e sejam atualizados diversas vezes ao dia, seguindo a divulgação de novos casos confirmados, é possível observar uma diferença nos seus números. O mapa da Microsoft aponta um número maior de casos confirmados de infecção. 

Isso pode ser explicado pela menor frequência de atualizações que a OMS libera para o seu mapa em relação à Microsoft. 

Tecnologia na corrida para tirar dúvidas da população

A Google é outra empresa de tecnologia que está trabalhando em um portal de informações sobre o Covid-19. A Alphabet, conglomerado a qual pertence o Google, mobilizou sua subsidiária voltada à pesquisas em saúde, Verily Life Sciences para desenvolver o portal. A google já possui uma página especial no Google Trends sobre o Coronavírus, reunindo informações sobre o vírus, lançada no dia 5 de março.