Maquiagem para entrevista de emprego: aprenda a se maquiar da forma correta

Você acabou de ser selecionada para participar de uma entrevista de emprego e várias dúvidas começam a surgir: Qual roupa devo usar? Qual sapato é o mais adequado? Qual a maquiagem para entrevista de emprego?

Considere a entrevista um passo importante na sua carreira, portanto, a insegurança é natural nesse momento. Contudo, é fundamental passar uma boa impressão sobre você logo no primeiro instante.

Para isso, iremos lhe ajudar com algumas dicas de como escolher a melhor maquiagem para a sua tão esperada entrevista de emprego.

Confira as dicas para escolher a maquiagem para entrevista de emprego ideal

A ocasião exige naturalidade e discrição, portanto, cuidado ao escolher a maquiagem para esse momento.

  • Opte por uma maquiagem mais sóbria e que não seja tão marcante;
  • Preocupe-se em escolher a maquiagem adequada a cor de sua pele;
  • O uso do corretivo é fundamental para dar um ar mais natural e esconder o cansaço que pode estar presente em seu rosto;
  • Aposte nas cores pastéis ou marrom;
  • Considere o uso do blush para dar um brilho saudável a sua pele;
  • Aposte em uma boa máscara de cílios para destacar o seu olhar. Só não exagere para evitar manchar o rosto;
  • Faça uma maquiagem discreta, pois ela não deve chamar mais atenção do que você.

Preocupe-se com a maquiagem adequada a pele morena e negra na hora da entrevista

Por possuir uma maior concentração de melanina e ter mais tendências a manchas, a pele morena e negra precisa de cuidados específicos. Confira alguns deles:

  • Como esse tipo de pele tem tendência a ser mais oleosa, o ideal é higienizá-la bem para receber a maquiagem;
  • Tenha cuidado ao escolher o tom de base. Não pode ser mais escura do que a cor da sua pele;
  • Caso tenha manchas e/ou imperfeições no rosto, opte por um corretivo em creme laranja para neutralizá-los e, em seguida, dê leves batidinhas com um corretivo no tom da sua pele para deixá-la perfeita e homogênea;
  • Opte por sombras de cores escuras, mas suaves, como cobre e marrom, pois valorizam o tom da sua pele;
  • E, para fechar, escolha batons no tom da pele como nude e reforce com um gloss.

Veja os erros que devem ser evitados ao escolher a maquiagem para entrevista de emprego

Fique atenta para não aplicar esses erros na sua maquiagem, pois elas podem acabar com a sua entrevista.

veja também:
Sucesso profissional: como atingir com 20 dicas essenciais

1. Investir em batom vermelho

A maioria das mulheres tem verdadeira paixão pelo batom vermelho por que é um item de maquiagem que demonstra muita sensualidade. E o uso dele é para chamar a atenção. Dessa forma, será grande a possibilidade de passar uma impressão errada sobre você. Portanto, na dúvida sobre qual batom usar, deixe o batom vermelho para os seus momentos fora do ambiente de trabalho e prefira investir em batons mais suaves como cor de boca, nude, marrom e tons rosados.

2. Usar produtos com glitter e exceder no uso do iluminador

Se o objetivo é discrição, o glitter e excesso de iluminação, devem ficar de fora da sua produção para esse momento. Ao abrir mão desses itens, você terá o foco e a atenção total do seu entrevistador para aquilo que você está falando.

3. Aplicar a base errada

Você precisa ter todo o cuidado com a pele nesse momento. O excesso de base, a má distribuição ou simplesmente escolher a cor errada, podem demonstrar pressa ao se preparar para a entrevista e ainda que você não teve a preocupação devida para estar bem apresentável.

Tenha calma, escolha uma base suave e utilize uma esponja para uniformizar o produto na pele.

4. Esfumar os olhos com sombras escuras

As sombras escuras, como preta e azul, deixam o seu olhar muito marcado e podem chamar a atenção desnecessária para a sua maquiagem. Prefira sombras discretas nos tons de pêssego, marrom ou nude.

5. Usar cílios postiços

Esse tipo de acessório deve ser usado apenas em festas. No ambiente de trabalho você deve evitar a extravagância. Opte em usar apenas o rímel, mesmo que os seus cílios sejam curtos. Nesse momento, menos é mais!

6. Passar lápis preto na sobrancelha

Ao passar um lápis preto em sua sobrancelha, você vai destacá-la e deixá-la artificial. Com isso, você perderá a naturalidade da sua maquiagem para esse momento. Caso você realmente se sinta incomodada com as imperfeições dela e precise preenchê-la, aposte em uma sombra de olho no mesmo tom da sua sobrancelha para dar um destaque mais natural.

7. Optar por não usar maquiagem

Quando você prefere não usar maquiagem, o entrevistador pode interpretar que você não se preocupa com a sua aparência ou não preparou seu visual devidamente para aquela situação. Não que ela seja o mais importante no momento da avaliação, mas dependendo da função que você for exercer, pode ser um critério exigido para a área.

veja também:
Qual foi a sua maior conquista? como responder a essa pergunta na entrevista

Maquiagem para entrevista de emprego passo a passo

Nada melhor do que aprender a fazer uma bela maquiagem assistindo um vídeo que explique cada detalhe sem erro. Acompanhe o vídeo abaixo e confira o nosso passo a passo:

  1. Antes de qualquer maquiagem, prepare a sua pele com um protetor solar e labial;
  2. Para disfarçar as olheiras e manchas, aplique o corretivo em toda a área dos olhos, nariz e queixo;
  3. Chegou a hora da base que deve preencher o rosto todo, mas deve ter uma cobertura mais suave para garantir a naturalidade da pele. Se optar por uma base em pó, não há necessidade de usar um pó compacto;
  4. Para dar uma iluminada em seu rosto, use um bronze bem de leve na entrada da face, no queixo e faça o contorno no nariz;
  5. Aplique o blush na maçã da bochecha para dar um toque de pele saudável;
  6. Para os lábios, use um gloss ou batom nos tons nude, coral ou um rosa bem discreto;
  7. Deixe os olhos para o final e aplique uma sombra clara na pálpebra e esfume com uma mais escura, mas nada exagerado. Use um lápis branco ou marrom para delinear a linha d’água dos olhos para abrir o olhar. Passe uma sombra escura rente aos cílios superiores como se fosse um delineador. Finalize com uma ou duas camadas de rímel para valorizar o seu olhar.

É importante manter a naturalidade da sua pele nesse momento, apenas disfarçando algumas imperfeições. A maquiagem para entrevista de emprego não deve chamar mais atenção do que o próprio candidato.