Margens ABNT: qual é a formatação correta e como fazer

Se você está na faculdade, provavelmente já ouviu falar no pesadelo de muitos estudantes: as normas da ABNT. Elas se tratam de regras como a formatação que um trabalho acadêmico deve seguir, de modo a facilitar sua leitura, avaliação e até pesquisas futuras.

Se você faz parte do grupo dos que sofrem ao ouvir falar em ABNT, não se preocupe. Tais normas podem ser decifradas sem maiores dores de cabeça se você seguir as dicas que apresentaremos neste artigo. Aqui, falaremos sobre as regras de margens, recuo de parágrafo, fonte e espaçamento, além de explicar como fazer. Por isso, acompanhe a leitura e evite perder horas com a formatação de trabalhos que devam seguir as normas da ABNT.

Você vai ver aqui:

  1. Normas ABNT
  2. Qual o tamanho das margens de acordo com a ABNT?
  3. Margens ABNT Word
  4. Normas da ABNT capa
  5. Formatação ABNT Word
  6. Qual o recuo de parágrafo ABNT?
  7. Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT
  8. Recapitulando
  9. Conclusão

Normas ABNT

ABNT é a sigla para a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma organização privada de grande importância no país e de reconhecimento internacional. A ABNT estabelece normas para a padronização na produção de bens e serviços, além de regulamentar como trabalhos acadêmicos e científicos devem ser apresentados.

A maioria das universidades e demais instituições de ensino adotam as normas da ABNT para a apresentação de suas produções. A ABNT orienta sobre a fonte que deve ser usada, espaçamento, margem, quais partes devem compor um trabalho acadêmico, paginação, citação, referência, entre outros aspectos de formatação e apresentação de conteúdo. As regulamentações da ABNT são registradas através de normas brasileiras, as NBRs.

Neste artigo, falaremos em maiores detalhes sobre o que prevê a NBR 14724 de 2011, que diz respeito aos princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sejam eles teses, dissertações, monografias, artigos, entre outros, visando sua apresentação à instituição.

Já é possível encontrar sites e aplicativos que fazem a formatação do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT, como o site FastFormat e o aplicativo Mettzer. O ponto negativo é que recursos como estes são pagos. Há ainda pessoas que cobram para fazer a formatação ABNT de trabalhos acadêmicos. Mas você não precisa gastar dinheiro para ter seu trabalho formatado adequadamente. Para ter seu Trabalho de Conclusão de Curso feito de acordo com as normas ABNT por você mesmo e sem ter que gastar horas e nem dinheiro com isso, confira as orientações que apresentaremos a seguir.

Qual o tamanho das margens de acordo com a ABNT?

As margens ABNT 2019 e 2020 ainda são as normatizadas desde 2011. A orientação é de recuo de 3 cm dos lados esquerdo e superior, e de 2 cm na margem inferior e direita.

Uma explicação para a margem de a esquerda ser mais larga que a da direita é que, ao ser impresso e encadernado, não se corre o risco de perder parte da impressão. Assim, a formatação já fica com o espaço adequado para os furos da encadernação. Vale dizer que, comumente, a impressão é feita só em um lado da folha.

Pode ser que a instituição de ensino onde você deverá apresentar seu trabalho oriente para imprimir o trabalho em frente e verso. Neste caso, a margem do verso deverá seguir outra lógica, já que a encadernação de cada verso ficará no canto direito da página, e não no esquerdo. Evidentemente, você terá mais trabalho para formatar as margens neste caso. Para cada verso, o recuo do canto esquerdo deverá ser, então, de 2 cm, e do direito, de 3 cm. As margens do canto superior e inferior não mudarão.

O editor de textos mais comumente usado é o Word, por isso, mostraremos aqui como editar seu trabalho de acordo com este programa, passo a passo, para facilitar sua experiência.

Margens ABNT Word

De acordo com a versão de seu Word, as orientações podem sofrer pequenas variações. Apresentaremos aqui o passo a passo para o Word 2010. O ideal é começar seu trabalho seguindo a formatação correta. Isto poupará tempo para alterar página a página no decorrer do trabalho. Outra dica é ir salvando o trabalho constantemente a cada alteração, prevenindo-se de imprevistos como o programa travar ou o computador desligar.

veja também:
Referências bibliográficas ABNT: tudo o que você precisa saber

Para fazer as margens, clique em “Layout da Página”, depois em “Margens”, em seguida em “Margens Personalizadas”, desta forma:

É importante fazer a formatação manualmente, pois a margem predefinida pelo Word é diferente da ABNT. A margem na qual o arquivo é elaborado automaticamente é de 2,5 cm superior e inferior, 3 cm à esquerda e direita. Após selecionar “Margens personalizadas”, você verá a janela abaixo se abrir. Edite o tamanho das margens conforme orientação da ABNT. Confira se a orientação da página está em “Retrato”, ou seja, em formato vertical. A posição da medianiz deve ser selecionada como “esquerda”. Veja:

Em seguida, clique na aba “Papel” na parte superior da janela. O tamanho do papel deve ser o A4. Se não houver esta opção, digite manualmente o tamanho, que deverá ser de 21 cm de largura e 29,7 cm de altura:

Em seguida, clique em “OK”. Pronto, seu trabalho está com as margens formatadas para ser iniciado. Em seguida, você pode partir para a próxima parte do trabalho: a capa.

Normas da ABNT capa

A capa é o primeiro conteúdo do trabalho acadêmico, seguida da folha de rosto. Os tópicos que devem ser incluídos na capa, de acordo com as normas ABNT são:

  • nome da instituição (opcional – verificar orientação da universidade);
  • nome do autor;
  • título;
  • subtítulo (se houver);
  • número de volumes (se houver);
  • local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  • ano (da entrega).

Os elementos necessários na folha de rosto são, além do nome do aluno, título e subtítulo, a natureza e objetivo do trabalho e nome do orientador.

Não há regras para o tamanho da fonte na capa e folha de rosto. As fontes geralmente usadas são Arial ou Times New Roman. Abaixo apresentamos um exemplo de como pode ser a formatação da capa e folha de rosto:

Formatação ABNT Word

Continuando sobre a formatação do trabalho acadêmico de acordo com as normas ABNT, como dissemos, a fonte utilizada deve ser Arial ou Times New Roman. Escolha uma e utilize-a em todo o trabalho.

O tamanho de fonte para o corpo do trabalho deve ser a 12, exceto para citações longas diretas, notas de rodapé, títulos de imagens e conteúdo de gráficos.

Em seguida, ajuste o espaçamento ABNT. O espaçamento é o espaço que será dado entre as linhas, e a ABNT normatiza que seja de 1,5. Você verá que o espaço será grande entre as linhas, porém, ele é necessário para facilitar a leitura pela banca examinadora, além de deixar espaço para anotações da avaliação.

Para fazer esta formatação, encontre o campo de espaçamento entre linhas e selecione o espaçamento 1,5 (como apresentado na imagem abaixo). Ao lado esquerdo, selecione a caixa “justificar” para o alinhamento da página, como também representado na imagem a seguir:

Apenas em algumas exceções, o espaço usado entre as linhas deverá ser o espaçamento simples. São eles:

  • Citações diretas longas;
  • Notas de rodapé;
  • Referências;
  • Folha de rosto.

Outro ponto a ser formatado antes de começar a redigir seu trabalho é o parágrafo ABNT.

Qual o recuo de parágrafo ABNT?

O recuo para iniciar um parágrafo no Word de acordo com as normas da ABNT deve ser de 1,25. Para que seu trabalho siga esta formatação, você deverá clicar na seta após a palavra “Parágrafo”, na página inicial, na parte superior da janela, conforme a imagem abaixo:

Ao clicar, uma janela se abrirá. Em alinhamento, selecione a opção “justificada”. Em nível do tópico, deixe selecionada a opção “corpo do texto”. Em recuo, deixe a esquerda e direita em 0 cm. Em Especial, selecione a opção “Primeira linha”. Em por, a informação que deverá aparecer será de 1,25. Caso esta opção não seja selecionada automaticamente, faça-o manualmente.

Em espaçamento, antes e depois deverá ser de 0 pt. Espaçamento entre linhas, como explicamos anteriormente, deve ser de 1,5 linhas. A opção “Em” não deve ser mexida. Dê “ok” e salve as alterações. Assim, você poderá redigir seus parágrafos com o recuo adequado já formatado. Veja na imagem abaixo:

veja também:
Sumário ABNT: o que colocar e como fazer o seu no Word

Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT

Além da formatação que deve ser usada, a ABNT também descreve a estrutura que o trabalho acadêmico deve seguir, com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Alguns recursos são opcionais, outros obrigatórios. Veja:

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais funcionam como a introdução do trabalho, ou seja, antecedem o conteúdo principal. Veja abaixo os itens pré-textuais de uma monografia:

  • Capa (obrigatório);
  • Folha de rosto (obrigatório);
  • Errata (opcional);
  • Folha de aprovação (obrigatório);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo em português (obrigatório);
  • Resumo em língua estrangeira (obrigatório);
  • Lista de imagens (opcional);
  • Lista de tabelas (opcional);
  • Lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  • Lista de símbolos (opcional);
  • Sumário (obrigatório).

Como falamos anteriormente, é possível que a universidade disponibilize os elementos exigidos, portanto é necessário observar tais orientações também.

Elementos textuais

Todos os elementos textuais abaixo são obrigatórios no trabalho acadêmico:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Elementos pós-textuais

  • Referências (obrigatório);
  • Glossário (opcional);
  • Apêndice (opcional);
  • Anexos (opcional);
  • Índice (opcional).

Recapitulando

Como você viu aqui, as normas ABNT são usadas na maioria das instituições de ensino e servem para padronizar a forma como documentos acadêmicos são escritos. Elas facilitam a leitura, avaliação e pesquisas futuras, onde seu trabalho poderá servir de fonte para outros pesquisadores.

Você conheceu quais são as margens regulamentadas pelas normas ABNT:

  • Margem superior 3 cm;
  • Margem esquerda 3 cm;
  • Margem inferior 2 cm;
  • Margem direita 2 cm.

Você aprendeu como formatar as margens no Word. Explicamos também como configurar a página para que o papel selecionado esteja do tamanho e posição correta.

Você aprendeu aqui que a fonte utilizada no trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT, deve ser a Arial ou Times New Roman. Por isso, o autor deverá eleger uma das duas fontes para utilizar em todo o trabalho. O tamanho da fonte deverá ser 12, exceto para citações diretas longas, notas de rodapé, títulos de imagens e conteúdo de gráficos.

Orientamos também sobre o espaçamento entre as linhas, que deve ser 1,5. Explicamos como fazer esta formatação. As exceções a este espaçamento são nos casos de citações diretas longas, notas de rodapé, folha de rosto e referências. Nestes casos, deve ser usado o espaçamento simples, ou seja, de 1,0.

Apresentamos quais elementos a capa e folha de rosto devem conter, e mostramos um exemplo.

Você conheceu também que o recuo de parágrafo que deve ser utilizado em trabalhos que seguem as normas ABNT é de 1,25. Nós mostramos como configurar este recuo no Word.

Por último, listamos os elementos que um trabalho acadêmico deve conter, de acordo com a ABNT. Alguns deles são obrigatórios, outros são opcionais.

Há ainda outros detalhes que podem ser úteis no desenvolvimento de seu trabalho. Se alguma dúvida não foi esclarecida, consulte nosso outro artigo sobre normas ABNT aqui.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um trabalho com as normas da ABNT, em especial em relação à formatação como margens, espaçamento, fonte, parágrafo. Além disso, você conheceu o passo a passo para fazer a formatação no Word. É claro que você não precisa decorar tudo o que foi dito aqui: recorra ao artigo sempre que for necessário.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a também aprenderem a formatar seus trabalhos de acordo com as normas ABNT.