“Me vende essa caneta”: o que está por trás desta dinâmica e como se sair bem

A dinâmica do “Me vende essa caneta” é uma referência ao filme “O Lobo de Wall Street”. Ela foi usada também pelo empresário Roberto Justus na última temporada do reality show “O Aprendiz” com influenciadores digitais. A dinâmica é direta: convida o entrevistado a responder imediatamente ao que foi pedido pelo recrutador ou entrevistador. Mas o que está por trás deste exercício? Acompanhe a leitura, entenda e conheça dicas de como responder.

Seleção de emprego e treinamento

O exercício do “Me vende essa caneta” pode surgir em diversas ocasiões: durante uma entrevista de emprego, em uma dinâmica grupal de um processo seletivo ou em um treinamento de equipe.

Na cena do filme que popularizou esta dinâmica, o Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, pede que o amigo Brad o venda a caneta que estava em suas mãos. Ao pegar a caneta, Brad pede: “me faz um favor, escreve seu nome aí em um guardanapo.” Então, Belfort responde: “eu não tenho uma caneta”. Pronto, a venda foi feita. Como ele mesmo explica, Brad criou uma necessidade no “cliente”: “oferta e demanda”, como conclui Brad.

Mas acredite: este exercício não possui um padrão de resposta certa e não se limita ao tema “vendas”. Portanto, se você foi chamado para um processo seletivo, mesmo que não seja para a área de vendas, pode se deparar com este desafio.

Aspectos pessoais que podem ser avaliados

A partir deste exercício, o entrevistador pode identificar uma série de competências do entrevistado, como:

  • Criatividade, ao pensar em formas inovadoras de vender a caneta;
  • Como lidar em uma situação inesperada, ao ser pego de surpresa com o pedido e sem tempo para planejamento prévio;
  • Como lidar com pressão;
  • Capacidade de persuasão;
  • Habilidade de comunicação;
  • Boa articulação.

Por isso, é comum que esta dinâmica seja aplicada em diferentes contextos. Que saber como se preparar para este desafio? Veja as dicas a seguir.

Dicas para se sair bem na dinâmica do “Me vende essa caneta”

Como eu disse, não há uma resposta certa para este desafio; mas nem pense em recuar e dizer que não sabe, caso deseje conquistar a vaga de emprego.

Uma estratégia importante para ganhar tempo e colher dados é fazer perguntas ao entrevistador. Ao iniciar um diálogo, é possível conhecer melhor seu perfil para poder responder à sua demanda.

Em seguida, pense em argumentos para agregar valor ao produto. Vale entender aqui que preço e valor são coisas diferentes. O preço está relacionado ao dinheiro, enquanto que o valor só existe se o comprador identificar algum benefício em adquiri-lo.

Por isso, para convencer o entrevistador a comprar a caneta, é necessário criar uma necessidade, um senso de urgência, como fez Brad na cena do filme.

Outro ponto importante e que pode fazer toda a diferença para fechar a venda de sua caneta é apelar para o lado emocional. Esta técnica legítima é amplamente usada no mundo do marketing e pode funcionar neste caso também.

Para isso, crie um cenário positivo envolvendo a caneta. Conte uma história que envolva o interlocutor, reunindo nela elementos que você colheu com as perguntas iniciais.

Aplicando estas estratégias, mesmo que você não convença o entrevistador a comprar a caneta, seu esforço não passará batido.

Técnica do “Me vende essa caneta”

A técnica apresentada aqui pode surgir durante um processo seletivo para os mais variados cargos, mas pode também ser usada em treinamento de equipe de vendas.

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo e continue nos acompanhando! Para mais novidades sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, continue em nossa página.