Melhores faculdades de direito do Brasil e do mundo

O curso de Direito ensina sobre a aplicação das leis e normas jurídicas, organizando a vida de grupos e indivíduos em sociedade. O profissional com bacharel em Direito pode trabalhar em diferentes cargos, como advogado, juiz, ou na área jurídica de empresas.

Se você escolheu esta profissão para seguir carreira profissional, acompanhe a leitura deste artigo e conheça as melhores faculdades de Direito 2018 do Brasil e do mundo.

Parâmetros de ranqueamento dos cursos

A lista que você vai conferir a seguir foi baseada na pesquisa internacional QS Top Universities, que elenca as melhores universidades do mundo, na avaliação do Guia do Estudante 2018 e no Ranking Universitário Folha (RUF) 2018.

O RUF é uma avaliação anual de 196 faculdades brasileiras, públicas e privadas. A lista é feita a partir de dados coletados pela Folha e pesquisas do Datafolha, além do ranking faculdades de Direito 2017 MECe de indicadores do SciELO, no, Capes, Enade, Web of Science, Inpi, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência.

Confira as 10 primeiras colocadas na lista do RUF e, em seguida, as 3 melhores faculdades de Direito do mundo.

10. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

A Mackenzie é uma instituição de ensino privada fundada em 1952, e hoje possui campi em diferentes cidades do país. No estado de SP, há campi em Barueri, Campinas e São Paulo. A faculdade aparece em 10º lugar na avaliação do RUF, onde atinge primeira posição no quesito avaliação do mercado, e 5º lugar em avaliação dos docentes. A Mackenzie aparece também entre as melhores faculdades de Direito Guia do Estudante, onde foi avaliada com cinco estrelas.

9. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A UERJ alcançou a 9ª posição da RUF, onde foi ranqueada em 9º lugar na subcategoria “avaliação do mercado”, 10ª posição em “avaliação dos docentes” e 11ª posição em qualidade de ensino. No quesito doutorado e mestrado, ficou em 12º lugar, e ocupa a 13ª posição em relação à avaliação do Enade.

Na avaliação do Guia do Estudante, o curso de Direito da UERJ tem padrão cinco estrelas de qualidade. No MEC, recebe conceito A. Dentre seus professores, dois estão presentes em Tribunais Superiores: Luiz Fux e Joaquim Barbosa Gomes.

8. Universidade de Brasília (UNB)

A instituição de ensino pública UNB alcançou o oitavo lugar pelo curso de Direito no ranking geral RUF, mas na subcategoria de professores com dedicação integral, ocupa 1ª posição. Na subcategoria qualidade de ensino, ficou em 4º lugar, e 5º lugar em avaliação dos docentes.

O curso foi avaliado como cinco estrelas pelo Guia do Estudante, e aparece também na lista internacional da QS Top Universities, sendo a quarta universidade brasileira entre os melhores cursos de Direito da América Latina e do mundo. Sua localização possibilita maios internacionalização do curso.

7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A sétima posição do RUF é ocupada pela UFPE. No quesito professores com dedicação integral e parcial, a posição do curso é de 1º lugar. Em avaliação do mercado, a UFPE sobe para 4ª posição. Em qualidade de ensino e avaliação dos docentes, ocupa o 10º lugar.

veja também:
Faculdade de marketing: saiba mais sobre o curso

Fundada em 1946, a UFPE possui campus nas cidades de Caruaru, Recife e Vitória de Santo Antão. No Guia do Estudante, a avaliação do curso é de apenas 3 estrelas.

6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

O 6º lugar do melhor curso de Direito no RUF é ocupado pela PUCSP, que fica na lista como a segunda melhor faculdade particular de Direito do Brasil. Ela recebeu o 8º lugar por qualidade de ensino, 3º lugar por avaliação do mercado e 2º lugar por avaliação dos docentes.

Fundado há mais de 60 anos, o curso de Direito da PUCSP possui o Selo de Qualidade OAB Recomenda. No Guia do Estudante, o curso foi avaliado com quatro estrelas.

5. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O curso de Direito ocupa a 5ª posição no RUF. No quesito avaliação do mercado, ocupa o 9º lugar, em qualidade de ensino fica em 7º lugar, seus cursos de doutorado e mestrado ficam em 6º lugar, avaliação dos docentes em 5º e dedicação integral e parcial dos docentes, em 1º.

O curso foi fundado em 1912 e um de seus diferenciais é que mantém programa de internacionalização. O curso recebeu conceito 4 no MEC e quatro estrelas pelo Guia do Estudante 2018.

4. Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP)

Apesar de ocupar o 4º lugar no RUF, a FGV alcança o primeiro lugar entremelhores faculdades de Direito do Brasil 2018 de ensino privado. Seu programa de mestrado e doutorado está em 2ª posição, qualidade de ensino e avaliação dos docentes ficaram em 3ª posição e a avaliação de mercado, em 9º lugar.

A FGV é também a segunda faculdade brasileira no ranking dos melhores cursos de Direito do mundo pelo QS Top Universities, e a primeira a aparecer na lista entre as faculdades privadas do país.

Reconhecida como uma das melhores faculdades de Direito em SP, a FGV recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante 2018 pelo curso de Direito.=

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

UFRJ

A UFRJ ocupa a primeira posição entre as melhores faculdades de Direito RJe o 3º lugar no RUF. Neste ranking, ocupa 1º lugar em docentes com dedicação integral ou parcial, 4º lugar em avaliação do mercado e 5º lugar em avaliação dos docentes e qualidade de ensino.

Já no ranking global da QS, o curso de Direito da UFRJ é o 3º brasileiro da lista. No Guia do Estudante 2018, a nota do curso foi de cinco estrelas.

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

UFMG

Foto: Reprodução

A medalha de prata no RUF foi para a faculdade de Direito da UFMG. Ela ficou em primeiro lugar na subcategoria professores com dedicação parcial ou integral, 2º lugar em qualidade de ensino, 3º lugar em avaliação dos docentes, 4º lugar em doutorado e mestrado e avaliação do mercado.

O curso recebeu conceito 4 no MEC e quatro estrelas na avaliação do Guia do Estudante 2018.

veja também:
Conheça as 15 melhores faculdades de arquitetura do mundo

1. Universidade de São Paulo (USP)

USP

Foto: Depositphotos

O primeiro lugar entre as melhores faculdades de Direito SP e do Brasil é ocupado pela USP. Esta universidade é a primeira brasileira da lista dos melhores cursos de Direito do mundo, ocupando a 50ª posição de todas as universidades estudadas pela QS Top Universities. O curso também recebeu cinco estrelas pelo Guia do Estudante 2018.

Fundada em 1934, a USP oferece o curso de Direito nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto.

Melhores faculdades de Direito do mundo

Conheça agora as três universidades com os melhores cursos de Direito do mundo, de acordo com o QS Top Universities de 2018.

3. Universidade de Oxford – Inglaterra

A terceira posição no ranking mundial é ocupada por uma das universidades mais antigas e renomadas do mundo.

Oxford é uma instituição pública composta por construções medievais por onde grandes figuras mundiais já passaram, como Vinícius de Moraes, Rupert Murdoch (dono da Fox e do jornal The Wall Street Journal) e os atores Emma Watson e Hugh Grant. Apesar de ser muito concorrida, a Universidade de Oxford tem um bom índice de internacionalização, com 40% de seus alunos de diferentes países.

2. Universidade de Cambridge – Inglaterra

Universidade de Cambridge

Foto: Depositphotos

A segunda melhor faculdade do mundo é também uma antiga e prestigiada universidade inglesa. Cambridge foi fundada em 1209 e carrega o histórico de uma centena de ganhadores de prêmios Nobel e inúmeras figuras ilustres, como Stephen Hawking, Isaac Newton e Charles Darwin.

1. Harvard University – Estados Unidos

Harvard University

Foto: Depositphotos

O primeiro lugar entre as melhores faculdades de Direito é ocupado pela americana Harvard. Fundada em 1636, Harvard é uma universidade privada pela qual grandes figuras já passaram. Entre os estudantes de Direito, estão Bill Gates e os ex-presidentes americanos Barack Obama, Franklin Roosevelt e John Kennedy.

Melhores faculdades de Direito do Brasil e do mundo

Como você viu, há diversas opções de universidades de qualidade, públicas e privadas, para você buscar sua formação em Direito. Muitas instituições de ensino nacionais possuem alto padrão de educação, algumas com reconhecimento mundial. Já para quem quer se aventurar em uma graduação ou até uma pós-graduação internacional, pode recorrer também a esta alternativa.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais. Para mais conteúdos como este, com temas ligados à carreira e vida profissional, continue em nossa página. Acompanhe-nos, temos novidades diariamente. Até a próxima e sucesso!