Saiba quais são as melhores faculdades de Psicologia no Brasil

A escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida de jovens e adultos e ela vem recheada de outras preocupações. A escolha da instituição de ensino é um ponto muito importante e que exige atenção dos estudantes. No post de hoje, vamos falar sobre quais pontos devem ser levados em consideração na escolha de uma universidade e quais são as melhores faculdades de psicologia do país.

O que devo avaliar antes de escolher uma faculdade?

Após escolher o curso que você quer estudar na faculdade, está na hora de escolher a instituição de ensino que pode te oferecer a melhor formação superior.

a) Pesquise sobre a estrutura do curso

Podemos encontrar o mesmo curso em diversas instituições de ensino espalhadas por todo o país, sejam elas públicas ou privadas. No entanto, por mais que se trate da mesma área de conhecimento, existem algumas diferenças de faculdade para faculdade. Instituições diferentes terão focos diferentes nos seus cursos. Por isso é importante conferir a estrutura do curso, qual o seu Projeto Político Pedagógico e a sua grade curricular.

b) Se informe sobre os professores que fazem parte da instituição

Outro ponto que mostra que nenhuma instituição é igual a outra, mesmo que explore a mesma área do conhecimento. Cada professor tem uma forma distinta de apresentar o conteúdo da sua disciplina e de se comunicar com os seus alunos. Busque mais informações sobre os professores do curso, qual o foco de pesquisa deles, onde eles se formaram, os seus grupos de estudos.

c) Confira as outras atividades que a instituição oferece

Uma graduação não é composta somente pelas aulas, provas e trabalhos. Dentro de um campus universitário, existem diversas outras atividades que a instituição pode promover entre os seus alunos, como fazer parte de grupos de pesquisa, cursos de extensão universitária, palestras e eventos acadêmicos.

Outro ponto interessante para se conferir são os convênios que a universidade possui com instituições estrangeiras, que podem gerar possibilidades de intercâmbio para os alunos.

d) Cheque a avaliação geral do MEC

A avaliação das instituições e dos cursos é outro ponto importante para se levar em consideração no momento de escolher uma faculdade. A primeira avaliação a ser considerada é a do próprio Ministério da Educação (MEC), que verifica a qualidade do ensino das instituições de ensino superior do país.

Esta avaliação é o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que leva em consideração a infraestrutura e os recursos didáticos-pedagógicos da instituição, a avaliação do corpo docente e dos estudantes, através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). As notas vão de 1 a 5, sendo que, abaixo da nota 3, o curso é considerado insatisfatório.

Faça uma consulta no e-MEC, a plataforma digital do MEC que cuida do cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior, e confira quais são as instituições melhores avaliadas.

O Ranking Universitário Folha (RUF)

Desde 2012, o jornal Folha de São Paulo produz uma avaliação anual das instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil. A base da avaliação e do ranqueamento das instituições é em 5 indicadores que compõem um sistema de pontuação. São eles:

1. Pesquisa

Neste indicador, são considerados as produções acadêmicas realizadas na universidade pelos professores e alunos. Representa 42% da avaliação sobre cada universidade.

2. Internacionalização

Na internacionalização, são considerados os convênios que a universidade têm com outras instituições de ensino superior ao redor do mundo, verificando a possibilidade de intercâmbios e trocas de conhecimentos. Representa 4% sobre a avaliação.

3. Inovação

Já em inovação, são verificadas o volume de patentes produzidas na pesquisa acadêmica e de parcerias com empresas do setor produtivo. Representa 4% da avaliação.

4. Mercado

Neste indicador, é a avaliação do mercado sobre os alunos da instituição que são levados em consideração. Representa 18% sobre a avaliação.

5. Ensino

No indicador de Ensino, são avaliados o corpo docente da instituição (quantidade de professores com mestrado e doutorado) e o desempenho dos alunos do curso na avaliação do ENADE (o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Representa 32% da avaliação das universidades.

O último ranking divulgado foi o realizado e divulgado em 2019 e, lá, podemos ver as seguintes instituições como as melhores faculdades de psicologia no país:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pública. Belo Horizonte, MG.

O ingresso na universidade é feito anualmente através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do último ENEM para classificar os alunos nos cursos de sua preferência.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pública. Rio de Janeiro, RJ.

O ingresso na universidade é feito anualmente através do SiSU.

Universidade de Brasília (UNB)

Pública. Brasília, DF.

O ingresso na universidade é feito pelo Programa de avaliação seriada (PAS), através do ENEM, pelo vestibular tradicional  ou pelo vestibular indígena.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pública. Porto Alegre, RS.

70% das vagas para ingresso anual da UFRGS são preenchidas através do seu vestibular próprio, realizado pela Comissão Permanente de Seleção (COPERSE). Os 30% restantes das vagas são preenchidas através do SiSU.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Privada. São Paulo, SP.

O ingresso na universidade é feito através do vestibular anual realizado pela própria universidade. Acompanhe o processo seletivo aqui.

Universidade de São Paulo (USP)

Pública. A graduação em Psicologia  é oferecida no campus Butantã, na capital paulista.

Vestibular anual próprio, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST).

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pública. Niterói, RJ.

O ingresso na universidade é feito anualmente através do SiSU.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Privada. Porto Alegre, RS.

O ingresso na universidade é feito através do vestibular anual realizado pela própria universidade. Acompanhe o processo seletivo aqui.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pública. Bauru, SP.

Possui vestibular próprio, realizado pela Fundação Vunesp.

10ª Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pública. Recife, PE.

O ingresso na universidade é feito anualmente através do SiSU.