As 20 melhores faculdades particulares de São Paulo, segundo o RUF

Estudar em uma boa faculdade pode fazer toda a diferença na formação e atuação profissional de uma pessoa. E em São Paulo não faltam ótimas faculdades para se estudar. Ao todo, o estado reúne mais de 500 instituições de ensino superior públicas e particulares, espalhadas por todos os cantos da capital, interior e bem como o litoral paulista. Dentre elas, está parte significativa das melhores universidades do país.

Dado o impacto do estado na educação superior do país, vamos falar sobre o que considerar ao escolher qual instituição fazer sua formação superior. Em seguida, te contamos quais são as 20 melhores faculdades particulares de São Paulo.

Confira!

Como saber quais são as melhores faculdades?

Hoje em dia existem diversos rankings que avaliam a qualidade das instituições de ensino superior brasileiras e dos cursos que elas oferecem. Mas um dos mais conhecidos e renomados é o Ranking Universitário da Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012.

Para compor a análise e classificação das instituições de ensino, a equipe do RUF coleta dados públicos referentes a cinco aspectos, sendo eles:

Pesquisa

Em primeiro lugar, o aspecto de maior peso sobre a nota do RUF à uma instituição, correspondente a 42% dela. O RUF utiliza a base de dados da CNPq e outras agências nacionais de fomento, além de bancos de divulgação internacionais para aferir a produção científica daquela instituição. Isto é, analisa-se o total de publicações (tanto de docentes como de alunos), número de citações, recursos recebidos para desenvolvimento de pesquisas… Em outras palavras, o aspecto de pesquisa confere a produtividade de professores e alunos da instituição.

Ensino

Por outro lado, o aspecto do ensino corresponde a 32% da nota atribuída pelo RUF. Nela, considera-se a quantidade de professores com mestrado e doutorado da instituição; além do regime de dedicação parcial ou integral do docente. Já em relação aos alunos, é considerada a nota média da universidade no ENADE correspondente ao ano.

Mercado

Já o aspecto do mercado considera a opinião dos empregadores a respeito da preferência de contratação baseada na formação do profissional. Assim, corresponde a 18% da nota.

Inovação

Logo depois, com apenas 4% da nota, o aspecto de inovação leva em consideração o número de patentes e de parcerias com o setor privado na realização de pesquisas.

Internacionalização

Por último e também correspondendo a 4% da nota, a internacionalização, ao contrário do que se possa pensar, não fala exatamente sobre a troca de alunos com instituições estrangeiras. Mas se refere à quantidade de publicações feitas em outros países ou com colaboração de pesquisadores estrangeiros de docentes e alunos da instituição.

As melhores faculdades particulares de São Paulo, segundo o RUF

Agora, veja quais são as 20 primeiras colocadas dentre as instituições particulares no RUF.

Ah, vale ressaltar que a avaliação do RUF considera somente aquelas instituições reconhecidas pelo MEC como Universidades. Isto é, elas não se encaixam no critério previamente estabelecido pela equipe que coleta e analisa os dados do RUF.

Dessa forma, faculdades particulares de renome e muito bem avaliadas pelo MEC ficaram de fora do ranking. Como é o caso da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Faculdade Cásper Líbero (FCL), a Faculdade Santa Marcelina (FASM), assim como o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Outra instituição de renome e excelência que ficou de fora do ranking 2019 foi a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Em 2021, ela  recebeu o reconhecimento de Centro Universitário do MEC. Então, é bem provável que seus cursos entrarão na próxima avaliação RUF.

Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM ou MACKENZIE)

Em primeiro lugar está a Mackenzie, uma das universidades particulares mais conceituadas do país. Ela tem origem Escola Americana, criada por missionários presbiterianos no século XIX.

Em 1896, foi inaugurada a primeira escola de engenharia do país no edifício Mackenzie – daí a origem do seu nome. Com o tempo, a escola passou a oferecer outros cursos. Mas foi somente em 1952, quando completava 60 anos de funcionamento, que o governo a reconheceu como uma universidade.

Atualmente, oferece cerca de 40 cursos de graduação e se destaca pelo alto grau de empregabilidade dos seus alunos.

Seu campus principal, fica localizado no centro da cidade de São Paulo. No entanto, também conta com campus em Alphaville, na região metropolitana, e em Campinas, no interior. O ingresso de alunos acontece por meio do seu vestibular próprio e bastante concorrido.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Em segundo lugar no ranking, a PUC-SP foi fundada em 1946, como resultado da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito. Seu objetivo inicial era formar lideranças católicas e filhos da elite paulistana. Ao longo das décadas, se consolidou no desenvolvimento acadêmico (vinculando ensino, pesquisa e extensão) em conjunto com preocupação social.

Atualmente, possui seis campi (sendo 4 deles na cidade de São Paulo e 2 no interior). Além disso, possui outras unidades suplementares que abrigam 35 cursos de graduação.

Seu ingresso se dá por meio do vestibular com prova própria, realizada semestralmente. No entanto, é possível acessar uma parte menor das vagas à partir da nota do ENEM.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Embora tenham o mesmo nome e vínculo com a igreja católica, a PUC-SP e a PUC-Campinas não são a mesma instituição. Na verdade, a instituição de Campinas foi fundada antes, em 1941, mas só ganhou o título de Pontifícia Universidade Católica só em 1972.

O ingresso também ocorre com base na nota da prova própria da universidade e através da nota do ENEM.

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Em 1972 foi inaugurada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho. No entanto, a origem da UNINOVE é mais antiga: ela vem da expansão da Escola de Datilografia Anchieta, criada décadas antes. No entanto, com a inauguração da sua primeira unidade de ensino superior veio uma série de novas expansões.

Atualmente, a instituição oferece mais de 90 cursos de graduação (em todas as áreas do conhecimento), distribuídos em 10 campi espalhados pela região metropolitana de São Paulo.

O ingresso se dá por processo seletivo com prova própria.

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Em 1970, a Associação Cultural e Educacional de Franca foi criada com o intuito de oferecer formação para professores de ensino básico. Mas somente 5 anos depois, com a incorporação dos cursos de matemática, física, pedagogia e desenho industrial que a instituição torna-se a Universidade de Franca.

Ao passar das décadas, a UNIFRAN consolidou sua administração e ensino e tornou-se uma das principais instituições de ensino superior do interior paulista. Além do seu campus na cidade de Franca, possui mais de mil polos de ensino à distância em todo o Brasil. Desde 2013, faz parte do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Há três formas de ingresso: por prova própria, através da nota do ENEM ou do ENCCEJA.

Universidade Paulista (UNIP)

Uma das instituições mais novas da lista, a UNIP começou suas atividades somente em 1988. É resultado da união do Instituto Unificado Paulista, do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, e do Instituto de Odontologia Paulista, que já atuavam no ensino superior desde a década de 1970.

Atualmente, possui 27 campi espalhados não só pelo estado de São Paulo, mas por todas as regiões do Brasil, que oferecem formação em 88 cursos  de graduação. O ingresso dos alunos se dá por processo seletivo de prova própria bem como através da nota do ENEM.

Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Primeira instituição de ensino superior da região de Ribeirão Preto, a UNAERP tem sua origem Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia, fundada em 1924. Sua implantação tinha como objetivo contibuir para o desenvolvimento da cidade, então considerada capital do café. Hoje, em contrapartida, Ribeirão Preto é o principal polo sucroalcooleiro do país e a UNAERP se consolidou pelo seu ensino nas áreas de saúde, exatas e humanas.

Além do campus principal na cidade, a instituição também possui um segundo campus no Guarujá desde 1999. O processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação possui prova própria, realizado semestralmente.

Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Apesar de ter sido criada só em 1964, com a implantação dos cursos superiores de economia, administração e ciências contábeis, a história da UNIMEP é mais antiga. Sua origem é o Colégio Piracicabano, criado em 1881 por missionários metodistas vindos dos Estados Unidos.

Como resultado, oferece hoje cursos de graduação em saúde, direito, além de gestão e negócios. Possui dois campus: em Piracicaba (o principal) e em Lins.

O ingresso pode ser feito através da prova própria ou pela nota do ENEM.

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Assim como várias das universidades que mencionamos acima, a UNICSUL tem origem em uma escola, criada em 1965. Com um enorme sucesso da instituição, logo ela se expandiu. Assim, foi criada a Faculdade Cruzeiro do Sul, com os cursos superiores de administração de empresas e ciências contábeis.

Posteriormente, outros cursos foram incorporados à faculdade e, em 1993, a instituição ganhou o reconhecimento de Universidade do MEC.

A UNICSUL conta com 8 campi, sendo 7 na cidade de São Paulo e um recém-inaugurado em Guarulhos. Neles, há mais de 100 cursos diferentes de graduação.

Há três formas de ingresso: por prova própria, através da nota do ENEM ou do ENCCEJA.

10ª Universidade de Sorocaba (UNISO)

Em décimo lugar dentre as melhores faculdades particulares de São Paulo está a UNISO. Criada em 1994, a UNISO é resultado da reestruturação da faculdade municipal de Sorocaba, que ofertava desde 1954 os cursos de ciências humanas e ciências contábeis.

Em 2019, a instituição já contava com 62 cursos de graduação ofertados em três campus. Já o ingresso é possível através de uma prova própria, com a nota do ENEM ou com análise de histórico escolar.

Continue acompanhando o ranking das melhores faculdades particulares de São Paulo…

11ª Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

12ª Universidade São Francisco (USC)

13ª Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

14ª Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

15ª Universidade do Oeste Paulista (UNIOESTE)

16ª Universidade São Judas Tadeu (USJT)

17ª Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

18ª Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)

19ª Universidade do Sagrado Coração (USC)

20ª Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNG)