Os 14 melhores filmes motivacionais na Netflix

Quem é que não gosta de sentar no sofá na frente da TV com um balde de pipoca e apreciar um bom filme? É melhor ainda quando, ao final, ficamos com aquela sensação boa de estímulo e inspiração. Com o crescimento do streaming Netflix, o que não falta é conteúdo de qualidade para, além de entreter, motivar o espectador a ser alguém melhor, persistir, fazer diferente.

Se você é este tipo de espectador, selecionamos uma lista atualizada de 14 filmes que valem a pena serem assistidos. Desde os mais antigos aos mais recentes, não faltam histórias inspiradoras, muitas delas até baseadas em histórias reais.

Confira a lista e aproveite para maratonar no próximo fim de semana!

1. Coach Carter – Treino para a vida (2005)

Samuel L. Jackson interpreta o personagem Ken Carter, proprietário de uma loja de artigos esportivos, que decide treinar o time de basquete da escola onde estudou. A realidade da comunidade é de pobreza e comportamentos rebeldes, como consequência da realidade em que vivem. Carter tenta, através do esporte, transmitir outros valores para os garotos, como disciplina, responsabilidade e compromisso com o desempenho nas demais disciplinas na escola.

É claro que, diante das duras lições que estes meninos enfrentaram até então, não será tarefa fácil, mas Carter está determinado. A mensagem do filme é, sem dúvida, inspiradora para diversos aspectos da vida.

2. Meu nome é Rádio (2003)

Rádio (Cuba Gooding Jr.) é um jovem com deficiência mental que sofre discriminação na cidade onde vive. Porém, o técnico de um time de futebol americano local está disposto a mobilizar todos a olharem para este rapaz de forma diferente, o que terá um impacto importante na vida de Rádio. Vale a pena a experiência de conferir este filme, que desperta valores importantes do ser humano.

3. Gênio Indomável (1997)

No enredo, professores descobrem que um jovem servente (Matt Damon) é um gênio da matemática, mas sua história de vida o impede de desenvolver suas habilidades. É aí que entra um terapeuta (Robin Williams) disposto a fazer florescer o melhor do jovem.

Este filme aborda o grande potencial que pode haver adormecido em muitos, mas que não são desenvolvidos por falta de estímulo ou de alguém que acredite neles. Um filme cheio de persistência e afeto, equilibrados de forma muito sábia e poderosa.

4. Patch Adams – o amor é contagioso (1998)

Patch Adams é um filme que marcou uma geração e, até hoje, serve de inspiração para o lindo trabalho de muitos voluntários espalhados pelo mundo. O filme, inspirado em uma história real, retrata a vida de Patch (Robin Williams), um médico que descobre que o humor é um remédio perfeito para alcançar resultados incríveis na saúde dos pacientes.

veja também:
60 frases de segurança no trabalho para praticar a prevenção em sua empresa

5. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Um professor fora do comum rompe barreiras ao estimular seus alunos a “pensarem fora da caixa” e questionarem alguns modelos engessados. Com seu estímulo, os aprendizes começam a aprender o que vale realmente a pena.

6. A vida é bela (1998)

Este filme italiano é considerado um clássico, por sua sensibilidade e mensagem profundamente tocante. Ele se passa na época da Segunda Guerra Mundial, quando um garçom judeu-italiano é afastado da mulher e, junto de seu filho, são mandados a um campo de concentração nazista. Com o intuito de proteger a criança dos terrores da realidade que estavam vivendo, o pai cria uma fantasia para transformar aquela realidade em brincadeira.

7. O menino que descobriu o vento (2019)

A partir da inspiração em um livro de ciências, um menino constrói uma turbina eólica com o intuito de salvar sal comunidade da fome. Inspirado em uma história real, este filme novo vai inspirá-lo a refletir sobre muitos valores e comportamentos.

8. Histórias Cruzadas (2011)

A história se passa em Mississipi (EUA) nos anos 1960, em plena segregação racial. Neste contexto, uma jovem escritora branca passa a ouvir, escrever e divulgar as histórias das empregadas, todas mulheres negras, ao seu redor.

9. Antes de partir (2007)

Dois homens (Jack Nicholson e Morgan Freeman) totalmente diferentes se conhecem ao descobrirem que ambos possuem doenças terminais e pouco tempo de vida. Eles decidem, então, fazer e cumprir uma lista de tudo que desejam fazer antes de partir. História inspiradora sobre o que realmente importa na vida, vale a pena assistir.

10. O sorriso de Monalisa (2003)

Mais um exemplo de história em que uma pessoa cativante com espírito de liderança tem o poder de despertar o melhor nos demais. Este é o caso de uma professora (Julia Roberts) que, em plena década de 1950, influencia suas alunas a serem muito mais do que apenas esposas, como pregava o status quo. É claro que, no caminho, ela também encontra muita resistência.

11. Selma (2014)

Este filme retrata parte da história de Martin Luther King, Jr. Nele, é possível conhecer a luta de Luther King pelos direitos da comunidade afro americana, como o voto. Sua liderança nos protestos pacíficos na cidade de Selma, no Alabama, culminou na marcha histórica e na conquista da Lei dos Direitos de Voto, em 1965.

12. The big short (2015)

Michael Burry tem um insight ao notar uma movimentação do mercado financeiro e decide ir contra os bancos. Junto de outros amigos oportunistas, Burry aplica uma ‘bolada’ de seus investidores, seguindo o caminho contrário do mercado em um cenário que está prestes a culminar na crise econômica nos EUA de 2008.

veja também:
Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

13. À espera de um milagre (1999)

Baseado no livro de Stephen King, o filme é uma história emocionante de uma relação de amizade que se constrói através do convívio. Um agente penitenciário (Tom Hanks) e um detento no corredor da morte desenvolvem uma relação de amizade improvável, e o agente percebe que o detento é alguém muito diferente da imagem pela qual é julgado. Neste cenário, o novo amigo vai lutar para salvá-lo da cadeira elétrica.

14. Um homem entre gigantes (2015)

Baseado na história real do neuropatologista forense nigeriano-americano, Dr. Bennet Omalu. Após diagnosticar um grave trauma cerebral em um jogador de futebol americano, Dr. Omalu (Will Smith) faz uma associação deste mal com a prática do esporte e descobre que esta doença severa é comum entre os jogadores, como consequência da prática desta modalidade esportiva.

Ao se aprofundar no estudo, Dr. Omalu trava uma guerra com a NFL (National Football League), que tenta impedi-lo de expor sua descoberta ao mundo.

Prepare a pipoca e aperte o play

E aí, quantos dos filmes desta lista você ainda não viu? Estes são apenas algumas das diversas histórias poderosas que encontramos no mundo do cinema e que nos inspiram para a vida. Vale lembrar que o conteúdo da Netflix é renovado de tempos em tempos, então pode ser que quando você procurar algum destes títulos, ele não esteja mais disponível no streaming. Mas não se preocupe, porque ao digitar o título no catálogo, você recebe sugestões de outros filmes com enredo semelhante.

Espero que você faça bom uso destas sugestões e aprecie os filmes. Caso este conteúdo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!