Saiba quais são as 10 melhores faculdades de engenharia civil do Brasil

A Engenharia Civil é, certamente, a área mais famosa da engenharia. Muitas pessoas quando imaginam o que um engenheiro faz, imaginam o trabalho de um engenheiro civil em uma obra, com uma planta baixa na mão, e tudo mais. E todo esse imaginário existe porque a Engenharia Civil é um dos cursos de ensino superior mais tradicionais, respeitados e concorridos do país.

Por estar relacionado à construção civil e de grandes infraestruturas, o engenheiro civil é um profissional chave no desenvolvimento de qualquer país. Por isso sua importância e reconhecimento: esse profissional tem um dos melhores salários entre profissionais com ensino superior e conta com uma alta taxa de empregabilidade.

Além da construção de prédios, estradas, pontes, shopping centers, entre outros, o engenheiro civil pode trabalhar também em outras áreas. Dentre elas: a consultoria, materiais de construção, segurança do trabalho, setor financeiro, administração e equipamentos industriais, por exemplo.

Se você quer cursar Engenharia Civil e quer se destacar nesse mercado, buscar uma boa formação em uma faculdade respeitada é o principal caminho. Afinal, a nossa formação contribui muito para como seremos vistos no mercado de trabalho, principalmente quando estamos no início da carreira, sem muita experiência profissional.

As universidades públicas estão no topo de qualquer ranking de qualidade de ensino há muito tempo. E não é diferente quando o assunto é a qualidade dos cursos de Engenharia Civil. No último Ranking Universitário Folha (RUF) em 2019, haviam muitas universidades particulares, mas o ranking foi encabeçado pelas públicas.  Essa informação pode fazer diferença quando for fazer sua escolha e se preparar para o vestibular.

Como entrar nas melhores universidades de Engenharia Civil?

Engenharia Civil sempre foi um curso concorrido, e por isso é preciso muito estudo e dedicação para entrar em uma universidade. Muitas vezes  os candidatos desse curso se matriculam em cursos pré-vestibular para terem uma orientação de estudos mais específica. Nesse sentido, existem diversos tipos de cursos pré-vestibular: os presenciais de grandes grupos educacionais ou mesmo os oferecidos pelos próprios alunos de universidades públicas ou privadas em cursinhos populares.

Além disso, nos últimos anos surgiram vários cursinhos online que possuem uma estrutura didática diferente do cursinho presencial, mas também têm um papel importante na preparação dos vestibulandos.

Mas seja num cursinho ou não, você deve se programar para várias horas de muita leitura e estudo solitários, pois apenas assistir aulas (presenciais ou online) não é o suficiente.

As duas principais formas de entrar em um curso universitário no Brasil é através do ENEM. Com ele, você pode concorrer a vagas do ensino público (através do Sisu) e privado (através do Prouni) em instituições por todo o país. Além disso, há os vestibulares internos das universidades, como a famosa FUVEST da USP, ou o vestibular da UNICAMP, por exemplo.

Cada tipo de prova tem o seu formato e suas exigências, portanto, quando for estudar, leve em conta aquilo que for indicado no edital de cada uma das provas que você for participar.

Agora que você já sabe um pouco sobre o curso de engenharia civil e como entrar nele, vamos as 10 melhores faculdades de engenharia civil!

As 10 melhores faculdades de engenharia civil

1. Universidade de São Paulo (USP)

A USP é uma universidade pública e é umas das mais tradicionais e respeitadas do país em diversos cursos, assim não é surpresa que ela apareça em primeiro lugar no ranking.

Fundada em 1893, a Escola Politécnica (Poli) é uma instituição anterior à fundação da USP e foi incorporada à universidade na sua criação, em 1934.

A Poli é considerada a mais completa faculdade de engenharia da América Latina. Nela é possível encontrar, além da Engenharia Civil, mais 16 engenharias entre cursos e habilitações. Algumas delas são: Engenharia Ambiental; de produção; de Computação; bem como Elétrica; Química; de minas; e de Petróleo.

2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Em segundo lugar no ranking, a UNICAMP é uma das principais universidades do país. E o curso de Engenharia Civil é conhecido por sua excelência.

Seu diferencial está nos laboratórios, presença de professores-doutores, assim como seu relevante papel social por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Escola Politécnica da UFRJ é anterior até a fundação da própria UFRJ, primeira universidade do país.

Atualmente a Engenharia Civil vai desde as áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Transporte, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O engenheiro civil formado neste curso está apto a atuar em todas as seguintes áreas: condução de obras, elaboração de projeto, estudos de viabilidade, orçamentos, monitoração, pesquisa e desenvolvimento, e mais.

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estruturado em uma formação diversa, os alunos de Engenharia Civil da UFMG cursam matérias nas áreas de física, química, computação e matemática, além de disciplinas na área de Ciências Humanas.

No entanto, a formação específica e disciplinas profissionalizantes são priorizadas a partir do segundo ano, quando o aluno já terá uma boa base acadêmica para aprofundar seus conhecimentos.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

O curso de Engenharia Civil da UFRGS se propõe a formar o aluno não apenas como engenheiro, mas como cientista e cidadão.

A universidade coloca o Engenheiro Civil como um profissional que atua em um amplo campo de trabalho. Ou seja, não se restringindo apenas aos grandes centros urbanos, mas em todas as localidades do País e suas necessidades específicas. Com este curso o profissional poderá trabalhar com construção civil, fundações, hidráulica, mecânica dos solos, saneamento e transportes.

6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O curso de Engenharia Civil da UFPR visa a atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos, bens e serviços, e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os, assim como de empreendimentos, em sua gestão e manutenção.

7. Universidade de Brasília (UNB)

Um dos diferenciais da Engenharia Civil na UNB são seus laboratórios. O acesso aos mais de 21 laboratórios é parte da vivência dos alunos, tanto nas aulas como em grupos de pesquisa dentro da universidade. Como resultado, há uma produção de conhecimento científico com elevado nível técnico.

8. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

O curso de Engenharia Civil da UFSCar oferece uma ótima estrutura laboratorial, além de uma infraestrutura física que comporta atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também voltada para a pesquisa, a instituição conta com programas de pós-graduação.

9. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

O curso de  Engenharia Civil da UNESP habilita o profissional para cinco grandes áreas: construção, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes.

No ciclo básico o aluno tem disciplinas como Matemática, Física, Química e Desenho Técnico, assim como do ciclo específico e profissionalizante, como Fenômenos de Transportes, Hidráulica, Mecânica dos Solos, Geotecnia, Resistência dos Materiais, Topografia, Análise de Estruturas, Projeto de Estradas e Transporte Ferroviário, Obras de Saneamento. Com professores renomados o curso se destaca por seus convênios com universidades estrangeiras e suas possibilidades de intercâmbio, principalmente em universidades francesas.

10. Universidade Presbiteriana Mackenzie

Por último, mas não menos importante, o curso de Engenharia Civil do Mackenzie é um dos mais tradicionais e antigos do Brasil. Um nome forte tanto na pesquisa quanto no mercado de trabalho, o Mackenzie forma engenheiros voltados para a sustentabilidade, e uma forte formação ética.

Isso permite que tanto as decisões no exercício da profissão quanto em assuntos de interesse público, o profissional possa ser tanto técnico quanto formador de opinião.

 

Agora que você conheceu as melhores faculdades de engenharia civil do Brasil, analise quais são suas prioridades, necessidades e possibilidades. Comece já a estudar para o vestibular!