Meu chefe dá em cima de mim, o que fazer? Como lidar com esta situação

Uma das situações que podem causar mais constrangimento dentro de um ambiente de trabalho é um chefe que faz uma abordagem inapropriada e de conteúdo sexual sobre um dos seus funcionários. São comentários, indiretas, mensagens de celular, e-mails, ou toques que adquirem um conteúdo íntimo ou sexual de forma não consentida pela pessoa a que são endereçados.

Infelizmente este tipo de situação ainda é muito comum no ambiente corporativo, especialmente direcionado à mulheres. Nos últimos anos, ela têm entrado no debate público sobre a conduta de gerentes e líderes em relação aos seus subordinados.

A situação é delicada, principalmente por envolver uma hierarquia de poder dentro de uma organização. Além disso, a maior parte das pessoas dependem do seus empregos para sobreviverem.

Isso faz com que muitas pessoas tenham medo das consequências: caso não se faça nada, há uma grande chance do chefe persistir e tornar investidas mais sérias; por outro lado, tomar uma atitude pode levar à uma retaliação do chefe, fazendo com que o trabalho passe a ser insustentável.

Por isso, é comum que muitas pessoas se sintam confusas, levando-as a duvidarem que a situação está realmente acontecendo ou se sintam culpadas pelo comportamento inapropriado do chefe.

No post de hoje, separamos algumas dicas para lidar com uma situação de um chefe que dá em cima de membros da sua equipe. Confira:

O que fazer nesta situação?

Se o seu chefe tem um comportamento que está te fazendo sentir desconfortável, você precisará tomar uma atitude e deixar claro que que este tipo de comportamento é inapropriado para um ambiente de trabalho. Confira algumas dicas do que fazer nesta situação:

1. Deixe claro o que você está sentindo antes que a situação saia do controle

Um chefe é uma figura de autoridade dentro de uma empresa e, por isso, é normal sentir medo de enfrentar a situação diretamente. Mas, é importante tomar uma atitude não só para acabar com esta situação individual antes que ela saia do controle, também para deixar claro que este comportamento não é compatível com um ambiente de trabalho. Você pode inspirar outras pessoas que passam pela mesma situação a tomar uma atitude.

Utilize uma abordagem diplomática, mas sem deixar de ser clara e firme sobre o assunto. Deixe claro o seu posicionamento estritamente profissional dentro a empresa.

2. Mantenha um registro escrito

Se as situações onde o seu chefe dá em cima de você se tornaram recorrentes, considere manter um registro escrito sobre o acontecido. Se puder, inclua data, horário, local, uma descrição da situação e se houve testemunhas. Estes registros podem te ajudar não só a ter uma visão sobre a forma como o seu chefe se comporta, mas também fundamentar as suas queixas caso você precise levar o caso para instâncias superiores.

3. Se informe sobre a política sua empresa

Infelizmente, um comportamento inadequado pode rapidamente evoluir para um caso de assédio no trabalho. O assédio sexual ocorre quando há uma abordagem imposta e repetida com o objetivo de obter favores sexuais. Como um comportamento que ofende a dignidade, intimidade, imagem e honra, é caracterizada como um crime e deve ser fortemente condenada pelas políticas da empresa.

Isso porque a empresa é responsável pelos atos de todos os seus funcionários dentro do seu horário de expediente e ambiente de trabalho. Assim, é dever dela ter uma política sobre o assédio e qualquer situação que possam afetar a integridade dos seus funcionários. Busque informações sobre estas políticas e o que deve ser feito em um caso de assédio.

4. Apresente a situação para a equipe de Recursos Humanos 

Caso você não tenha sucesso em lidar com a situação, é o momento de procurar o departamento de recursos humanos e fazer uma queixa formal. Assim, eles irão apurar a situação e tomar uma posição em nome da empresa.

Esperamos que estas dicas te ajudem a lidar com esta situação desagradável. Compartilhe este artigo e continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre carreira e o mundo corporativo.