Meu chefe implica comigo: como lidar com essa situação?

O ambiente de trabalho é um lugar estressante por uma infinidade de motivos, mas se torna muito mais quando se tem um chefe implicante. Parece que, independente do que você faça, ele sempre tem uma crítica ou reclamação pra fazer sobre o seu trabalho ou até mesmo sobre assuntos da sua vida pessoal. Dessa forma, ele está sempre desconsiderando seus esforços em realizar suas tarefas e até mesmo menosprezando suas habilidades profissionais.

Ou seja, parece que não importa o que você faça, as críticas sempre aparecem. De uma forma essa implicância parece refletir um problema pessoal que ele tem com você. Assim, você se sente perdido e com cargas de estresse cada vez mais altas. Como resultado, todo o trabalho é prejudicado, o escritório se torna um lugar negativo e sua relação com os seus colegas decai.

Então, como lidar com um chefe implicante e tornar o ambiente de trabalho menos estressante? Nesse artigo, trouxemos algumas dicas para lidar com essa situação e sair dela da maneira mais saudável possível. Confira!

Quais são as consequências de ter um chefe implicante?

Uma boa relação profissional entre um chefe e o seu funcionário tem um grande impacto sobre o dia-a-dia de trabalho. Um trabalho indesejável, por exemplo, por se tornar gratificante quando se tem um chefe atencioso e que se esforça para conduzir bem o ambiente de trabalho e a sua equipe.

Por outro lado, até mesmo o trabalho dos sonhos pode se tornar ruim e desgastante quando se tem um chefe excessivamente crítico. Uma pesquisa da Total Jobs, mostrou que 26% dos profissionais procuraram ajuda psicológica motivados pelas dificuldades de lidar com seus chefes. E entre profissionais que deixaram seus empregos, 49% afirmam ter tomado essa decisão por causa dos seus chefes. E 19% afirmaram terem pedido transferência para outra equipe pelo mesmo motivo.

Nessas situações, um chefe crítico tende a repreender ou corrigir quase tudo o que você faz. Essas críticas podem estar relacionadas tanto ao seu desempenho quanto à detalhes que não tenham relevância para o ambiente de trabalho. Dessa forma, um chefe implicante raramente faz algum elogio ao seu trabalho ou reconhece as suas realizações profissionais, mesmo que outras pessoas e até mesmo superiores te parabenizem por elas.

Mas de onde vem essa implicância? Mesmo que a origem não fique clara, é possível afirmar uma coisa com certeza: a implicância de um chefe está associada à falta de profissionalismo. Em um ambiente de trabalho, as pessoas envolvidas não precisam ter grandes laços de amizade ou de companheirismo. Mas precisam, no mínimo, respeitar uns aos outros.

Por isso, um chefe que não respeita os seus funcionários age na contramão da ética profissional. Quando existe algum problema relacionado ao trabalho entre seus funcionários, ele deve agir profissionalmente a fim de esclarecer a situação e resolver o problema. A implicância não é um comportamento aceitável neste tipo de ambiente.

O que faço quando meu chefe implica comigo?

Aprender a lidar com um chefe implicante não é fácil. Nesta situação, as pessoas tendem a se sentir desestimuladas e desmotivadas a trabalhar devido ao ambiente negativo que o chefe cria. Alguns também perdem oportunidades importantes para a sua carreira devido às consequências de trabalhar com esse chefe. Muitas vezes, parece que a única saída é encontrar um novo trabalho. Mas em outras ocasiões, alguns profissionais preferem evitar o conflito, permanecendo frustrados no trabalho. Confira nossas dicas de como lidar com um chefe implicante.

1. Não se culpe

O ambiente de trabalho é um local onde as hierarquias são muito bem delimitadas. Por esse motivo, é muito comum para um funcionário pensar que fez algo errado quando percebe que o chefe não o trata de forma amigável. Nesse sentido, a autoestima decai, de forma que a pessoa se apega aos pontos em que o chefe implica. Dessa forma, se a implicância está relacionada ao seu desempenho, o funcionário passa a sentir que não está produzindo o suficiente. Ou até mesmo mudar sua forma de trabalho para se adequar aos padrões do seu chefe. Em situações extremas, o funcionário pode até mudar a forma como se comporta no trabalho para que acabe a implicância.

A opinião do chefe sobre você tem certo peso sobre a sua atuação na empresa, mas ela não deve ser a única opinião a ser considerada. Se o seu chefe dá sinais de que não gosta de você, não se culpe nem perca a confiança no próprio potencial.

2. Defina limites na sua relação com seu chefe

Embora envolva hierarquia, não se pode pensar na relação entre um chefe e o seu funcionário como uma relação paternalista. Assim, mesmo que ele tenha sido parte importante de uma conquista profissional, a sua lealdade a ele não deve ser inabalável. Portanto, é preciso definir limites nessa relação.

Assim, se o seu chefe implica com você, é recomendável impor uma distância segura dele, reduzindo o contato direto a situações pontuais. Essa tática irá te ajudar a manter sua saúde mental e a sua produtividade em dia.

3. Verifique se ele implica também com outros funcionários

Um chefe que implica com um funcionário tem muitas chances de implicar com outros também. Você já notou se ele se comporta da mesma forma com outros funcionários? Torne-se um observador atento e verifique se esse comportamento é direcionado somente a você ou se outras pessoas podem estar sofrendo com a mesma situação.

Se perceber que esse comportamento não se dirige somente a você, pode ser reconfortante saber que se trata de um caso pessoal. Se possível, tente conversar com esses colegas e discuta de que forma vocês podem resolver essa situação em conjunto.

4. Converse com a equipe de Recursos Humanos

Infelizmente, existem muitos chefes que têm comportamentos incompatíveis com a sua posição profissional. Mas esta é uma pauta que tem sido amplamente discutida nos últimos anos. Afinal,um chefe com comportamento inapropriado (ou até mesmo tóxico) traz prejuízos não só para a vida do funcionário, mas para toda a empresa.

Por isso, leve a situação para a equipe de Recursos Humanos. Conte como você se sente e como a situação trouxe impactos negativos sobre o seu trabalho. O RH tem o papel de tomar as medidas cabíveis para resolver a situação. E, assim, restaurar a harmonia no escritório o mais rápido possível a partir da notificação do funcionário.