Meu chefe não gosta de mim: saiba o que fazer nessa situação

O relacionamento profissional com o chefe é um termômetro importante para a sua carreira. Bons relacionamentos trazem mais leveza e cooperação para o escritório, com feedbacks constantes e significativos. Além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e do reconhecimento pelo trabalho realizado. Por outro lado, um relacionamento ruim com o chefe pode trazer dificuldades para o dia-a-dia do trabalho e de desenvolvimento.

Se você sente que seu chefe não gosta de você, saiba que essa situação pode ser revertida (ou, pelo menos, minimizada). Nesse artigo, trouxemos sugestões do que fazer para  melhorar o relacionamento com o seu chefe e tornar o seu trabalho mais agradável e produtivo. Confira!

Observe se ele tem o mesmo comportamento com os seus colegas

Se você tem notado que o tratamento do seu chefe em relação a você não é positivo, pode estar se perguntando o que causou esse problema. E também se você é o responsável por ele.

Nessa situação, a primeira coisa a se fazer é considerar se só você tem esse problema com o chefe. Assim, tente observar se esse tratamento se estende a outros colegas de trabalho. Se possível, converse com eles. Pergunte se notaram que o chefe parece não gostar de você também e se eles também estão passando pelo mesmo. Ao observar o relacionamento do seu chefe com outros funcionários, é possível também confirmar ou negar as suas suspeitas de que ele não gosta de você.

Considere se o problema é confiança

Primeiro, considere a possibilidade de que a desconexão que está sentindo vem do fato de que ele não tem confiança em você. A indicação de que essa pode ser a origem do problema aparece em comportamentos como: ele aplica microgerenciamento somente em você no escritório; ou raramente te deixa a cargo de uma tarefa ou projeto sozinho. Isso se dá porque a falta de confiança faz ele acreditar que você não é capaz de realizar tarefas na mesma qualidade que os seus colegas. Nesse sentido, torna-se mais difícil conseguir uma oportunidade de crescimento na empresa.

Mas como agir nessa situação? Problemas de confiança podem parecer difíceis de se resolverem, especialmente porque levam tempo. A melhor maneira de lidar com ela é adotar uma postura pró-ativa e interessada na experiência que seu chefe pode te passar.

Depois de ter um trabalho atribuído a você, reserve um tempo para traçar a sua abordagem e apresente-a ao seu chefe. Mostre qual é o seu plano e pergunte a opinião dele. Mesmo após obter um sinal verde na sua abordagem, continue atualizando-o, ou seja, mostrando que você está progredindo.

E se estiver com alguma dificuldade, seja transparente e não tenha medo de pedir ajuda imediatamente. Tentar resolver um problema sem saber como, só irá causar mais problemas. Surpreender o chefe com uma notícia ruim prejudicará ainda mais o seu relacionamento com ele. Seja transparente e mostre que está pronto para aprender e aos poucos você irá ganhar a confiança dele.

Mas se o problema for conexão

Nem sempre é possível cultivar relações de amizade com todos no escritório. Às vezes, você simplesmente não consegue se conectar com a outra pessoa. Você já considerou que esse pode ser o problema que te distancia do seu chefe?

Para perceber problemas de conexão, a melhor forma é observar como ele se comporta com você e como se comporta com as outras pessoas. Se seu chefe parece interagir pouco com você, especialmente em ocasiões informais, esse pode ser um sinal de falta de conexão. Isso é muito comum quando há diferença de estilos, interesses e até mesmo de idade.

Se você deseja fortalecer a conexão com o seu chefe, comece conversando sobre o assunto que vocês têm em comum: o trabalho. Quando tiver oportunidade, inicie conversas casuais. Pergunte a opinião dele sobre os rumos do projeto, se ele tem alguma dica ou conselho para impulsionar seu desempenho ou carreira. Mostra-se amigável e disposto a ouvir o que ele tem a dizer e aos poucos vocês podem descobrir mais assuntos em comum.

Não entre em pânico!

O relacionamento com o chefe é um elemento importante para uma boa convivência no trabalho e também para o crescimento profissional. No entanto, para construir uma boa relação, é preciso que os dois lados se engajem. Por isso, não se sinta fracassado se os seus esforços em melhorar o seu relacionamento com seu chefe não trazerem os resultados que você esperava.

Em muitos casos, o chefe pode estar demonstrando pouca confiança ou pouca conexão pois está lidando com muita pressão no momento. Considere também se há questões de timidez ou de problemas de comunicação envolvidos. Mas, se você perceber que seu chefe não gosta mesmo de você, não entre em pânico. Nem tente mudar quem você é para adaptar-se ao que ele gostaria que você fosse.

Ao se centrar no o seu chefe, você pode estar negligenciando outra parte muito importante: o relacionamento com os seus colegas de trabalho. Por isso, certifique-se de que está direcionando sua atenção também na construção de boas relações com os seus colegas. Além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e leve, ter a confiança e reconhecimento dos seus colegas pode influenciar também a forma como o seu chefe te vê.

E se os problemas de relacionamento com meu chefe estão ligados à discriminação?

Quando problemas de relacionamento com chefe existem sem um motivo aparente, é preciso considerar se esses problemas estão ligados a discriminação.

Infelizmente, não são raros os casos de chefes que desenvolvem relacionamentos ruins e até mesmo comportamentos abusivos com seus funcionários por razões ligadas à gênero, raça, religião, origem ou sexualidade. Nestes casos, a empresa deve ser notificada através do seu departamento de recursos humanos e tomar as providências cabíveis para o caso. Além disso, existem casos que podem ser levados à instâncias jurídicas.