O mundo do trabalho impõe uma série de desafios a todos os profissionais. Mesmo com a formação necessária, a entrada no mercado de trabalho revela que ainda há muito o que aprender, especialmente quando o assunto é subir na carreira.
Com mais experiência, vem o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades já existentes. E novos projetos podem ser o estímulo necessário para avançar e aprender uma nova habilidade, propor soluções inovadoras sem as quais é difícil ter sucesso.
Mas ter sucesso em todas essas empreitadas e conseguir crescer profissionalmente se torna muito mais difícil quando não se tem o apoio do chefe. E se torna praticamente impossível quando o chefe tem a intenção de sabotar a carreira do seu funcionário.
O que fazer quando meu chefe quer me derrubar? Respondemos neste artigo. Continue lendo e não perca!
Como sei se meu chefe quer efetivamente me derrubar?
Um bom chefe é aquele que transmite confiança, respeito, incentiva a criatividade, o crescimento pessoal e desenvolvimento profissional dos seus funcionários. Eles dão direcionamento e acompanham o trabalho da equipe, ao mesmo tempo em que garante a autonomia de cada profissional no seu dia a dia. Também estabelecem uma comunicação direta e efetiva, praticando o feedback constante, buscando soluções conjuntas a problemas e recomeçando acertos.
O chefe ruim, por outro lado, pode ter todo tipo de combinação de característica desfavorável à equipe. Ele pode utilizar métodos ultrapassados, pode apresentar falhas nas suas habilidades de liderança, pode ter uma comunicação ruim, uma atitude arrogante…
Mas o chefe que age para derrubar seu funcionário é diferente. Ele se enquadra no que chamamos de chefes tóxicos, isto é, aqueles que criam um ambiente de trabalho hostil e veem seus funcionários como oponentes.
Trabalhar com um superior que possui esse tipo de comportamento faz com que muitas pessoas já se levantem desanimadas, lidando com cada dia como um desafio. De modo que seu crescimento profissional e sua motivação para permanecer no emprego diminuem cada vez mais ao longo do tempo.
Mas como confirmar se estou lidando com um chefe tóxico?
Aqui vão alguns sinais de que seu chefe quer te derrubar…
- Seu chefe muda constantemente as suas prioridades no trabalho;
- Ele te exclui ou faz de tudo para te excluir de novos projetos para a equipe;
- Ele faz com que você dedique seu tempo a tarefas desnecessárias e repetitivas;
- Se recusa a fornecer algum feedback que possa te ajudar a melhorar seu desempenho;
- Ele não perde a oportunidade de apontar seus erros, mas releva os próprios;
- Ele te atribui culpa por erros que não são seus;
- Diz coisas negativas sobre você para seus superiores;
- Deprecia suas ideias e contribuições para os projetos da equipe;
- Te deixa sem recursos ou materiais para trabalhar;
- Quando você tem sucesso, ele acredita que o crédito é inteiramente dele;
- Ele não te copia em e-mails ou mensagens;
- Ele não te convida para reuniões e encontros da equipe;
- Quando é você quem marca as reuniões, ele cancela ou simplesmente não comparece;
- Ele não te dá autonomia no trabalho; ou, no sentido contrário,
- Ele evita delegar tarefas para você, te deixando sem serviço; e,
- Enquanto te prejudica, ele se beneficia ou beneficia outros funcionários.
No diagnóstico de que você está lidando com um chefe que quer te derrubar, recomendamos cautela. Não é somente um sinal que te dá a certeza de que ele está agindo deliberadamente para te prejudicar. Em alguns casos, pode ser somente o caso de um chefe ruim, mas cujo comportamento não está direcionado especificamente para você. Mas, se esse for o caso, destacamos que também é um problema e que precisa ser tratado de forma adequada.
Então como seu que meu chefe quer me derrubar? A partir do conjunto de vários (ou todos) esses sinais, especialmente quando o último fica bem claro.
Como lidar com esta situação?
Registre tudo
Se o seu chefe quer te derrubar, a primeira coisa a se fazer é manter um registro sobre as ações dele e o que ele diz sobre você. Guarde e-mails, informativos e outras mensagens que possam ser usadas como evidências do comportamento dele.
Respire fundo
Quando há uma pessoa tentando nos prejudicar, é normal se sentir magoado e irritado. Nesses momentos, o nível de estresse aumenta e a ansiedade também.
Levando isso em consideração, nossa segunda dica é que você tire um momento para respirar fundo, se acalmar e refletir sobre como lidar com esta situação. Evite qualquer tipo de confronto direito, especialmente quando você estiver estressado. Afinal, dificilmente seu chefe irá admitir que está tentando te derrubar, especialmente se você estiver com outras pessoas ao redor. Pelo contrário: ele pode tentar inverter a situação e prejudicar ainda mais a sua imagem profissional diante dos seus colegas.
É claro que isso não significa deixar para lá ou se acomodar na situação. Mas não tentar se acalmar, ao menos um pouco, antes de prosseguir.
Controle o que está sob seu controle
Como o comportamento destrutivo vem do chefe, você pode até pensar que não há nada o que possa fazer nesta situação. Mas isso não é verdade. Você pode sim retomar o controle de alguns pontos importantes que te ajudará a conter os danos.
Como conversar com seus colegas de trabalho com quem tem mais proximidade e se aproximar daqueles que tem menos, mas acredita que possam te apoiar. Eles inclusive podem te ajudar a denunciar a situação para o RH, se for necessário.
Coloque-se em primeiro lugar
A partir daqui, você tem algumas opções, que incluem conversar com seu chefe e com a equipe de RH ou buscar uma oportunidade de trabalho em outra empresa. Para isso, responda algumas perguntas: como você se sentirá trabalhando nesta empresa, se seu chefe deixar de se comportar desta maneira? Há possibilidade de crescimento e um plano de carreira consolidado nesta empresa? Ou mesmo que seu chefe mude de comportamento (ou deixe de ser seu chefe), você vê dificuldades de crescimento onde está?
Converse com o RH
Infelizmente, existem muitos chefes que usam da hierarquia de seus cargos para prejudicarem seus subordinados. Mas saiba que você não está só. Além do apoio dos seus colegas, amigos e familiares, o departamento de Recursos Humanos (RH) tem o dever de solucionar essa situação. Afinal, trata-se daqueles que asseguram o bem estar dos funcionários.
Assim, notifique a situação na ouvidoria interna ou diretamente no RH. Faça um relato escrito sobre todas as ações do seu chefe, como se sentiu. E destaque como estas ações impactaram negativamente no seu desempenho.
O RH tem o papel de tomar as medidas cabíveis para resolver a situação.