Missão, visão e valores: o que são e como afetam o seu trabalho na empresa

Você já deve ter ouvido falar em missão, visão e valores de uma empresa, certo? Mas sabe diferenciá-las? Qual o significado de cada uma? Qual sua importância para a empresa? Como missão, visão e valores afetam o trabalho dos colaboradores? Para saber a resposta para estas perguntas, confira a leitura deste artigo. Conheça ainda quais são a missão, visão e valores de grandes empresas do Brasil e do mundo. Confira!

O que são missão, visão e valores de uma organização

A missão, a visão e os valores de uma empresa são o conjunto de princípios fundamentais para sua existência. Elas baseiam ainda o rumo que o planejamento estratégico deve tomar. Além disso, é essencial que cada colaborador da organização internalize estes princípios, que deverão guiar o trabalho diário de todos os envolvidos na organização. É essencial ainda que a missão, visão e valores de cada funcionário seja de acordo com os da organização, ou seja, que não haja divergências.

A incompatibilidade dos princípios fundamentais de um colaborador com aqueles da empresa pode, além de provocar sofrimento para o colaborador, gerar um distanciamento da empresa em alcançar seus objetivos.

O que é missão?

A missão é o porquê de uma empresa ter sido criada, é seu propósito, sua razão de existir. Ela é a identidade da organização, e por isso, é imutável. A missão deve responder às perguntas:

  • Para que existimos?
  • O que fazemos?
  • Para quem trabalhamos?

Esta deve ser a identidade internalizada em toda a empresa: dos sócios, líderes aos colaboradores da ponta. Antes de executar uma ação, vale se perguntar: ela está de acordo com a missão da empresa? Caso contrário, vale a pena repensá-la.

O que é visão?

A visão tem a ver com o futuro da empresa, onde se quer chegar. Nela estarão presentes os objetivos e metas de longo prazo. Porém, para isso, é fundamental que a visão seja realista. Não adianta criar uma visão inatingível. Por se tratar de objetivos a ser alcançados, a visão é mutável. Conforme ela for conquistada, uma nova visão pode ser estipulada.

A visão é a resposta para as seguintes perguntas:

  • O que queremos ser?
  • Onde pretendemos chegar?
  • Para onde os recursos investidos devem nos levar?
  • O que queremos construir?

Vale dizer que não é necessário descrever como a visão será realizada. Esta tarefa estará dentro do planejamento estratégico da empresa, que deverá ser todo pautado em sua missão, visão e valores.

O que são valores?

Os valores dizem respeito à ética da empresa. Eles são os princípios que guiarão a conduta de cada envolvido na empresa, desde a chefia até a equipe da ponta, e são inegociáveis. As perguntas respondidas para estabelecer os valores são:

  • Quais são nossos compromissos sociais?
  • Como devemos nos comportar?
  • Como devemos tratar nossos clientes?

Ressaltamos que não adianta apenas colocar clichês que achamos que vai dar à empresa uma boa imagem. Princípios como respeito, honestidade e confiança são básicos e devem estar presentes em toda relação humana. Mas o que torna a empresa diferente?

Missão, visão e valores: exemplos de empresas

Na hora de procurar uma vaga de emprego, é importante que o colaborador conheça a missão, visão e valores da empresa à qual vai se candidatar. Esta busca de conhecimento é crucial para que o profissional analise se seus princípios são convergentes com os da empresa. Em caso positivo, o trabalho fluirá de forma muito mais saudável e eficaz.

Pensando nisso, trouxemos, para elucidação, missão, visão evalores através de exemplos de grandes empresas do Brasil e do mundo, confira:

veja também:
Vínculo empregatício: o que é, quais são os requisitos e outras informações

Missão, visão e valores da Natura

Natura

MISSÃO:

Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

VISÃO:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

VALORES:

A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Missão, visão valores da Apple

Missão visão e valores

MISSÃO:

A Apple está comprometida em trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo com inovações em hardware, software e ofertas de internet.

VISÃO:

O homem é o criador das mudanças neste mundo. Como tal, ele pode estar acima dos sistemas e estruturas, e não subordinado a eles.

VALORES:

Inovação, Qualidade e Excelência, Simplicidade é melhor que complexidade, Aquisição vertical, qualidade é melhor do que quantidade, Responsabilidade social e ambiental.

“Nós acreditamos que pessoas com paixão podem mudar o mundo” (Steve Jobs)

Missão, visão e valores do Google

Google

MISSÃO:

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

VISÃO:

A Google quer ser gigante também no mundo das coisas e não só na internet.

VALORES:

  1. Concentre-se no usuário e tudo mais virá.
  2. É melhor fazer algo realmente bem.
  3. Rápido é melhor que devagar.
  4. A democracia funciona na web.
  5. Você não precisa estar em sua escrivaninha para precisar de uma resposta.
  6. É possível fazer dinheiro sem fazer o mal.
  7. Sempre haverá mais informações.
  8. A busca por informações cruza todas as fronteiras.
  9. É possível ser sério sem usar terno.
  10. Excelente ainda não é o suficiente.

Missão, visão e valores do Itaú Unibanco

Itaú

MISSÃO:

Fornecer soluções, produtos, serviços financeiros e de seguros de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para um relacionamento duradouro com acionistas e clientes.

VISÃO:

Ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação de clientes.

VALORES:

  1. Todos pelo cliente.
  2. Paixão pela performance.
  3. Liderança ética e responsável.
  4. Craques que jogam para o time.
  5. Foco na inovação e inovação com foco.
  6. Processos servindo pessoas.
  7. Ágil e descomplicado.
  8. Carteirada não vale.
  9. Brilho nos olhos.
  10. Sonho grande.

Missão, visão e valores da Coca Cola

MISSÃO:

Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo por meio de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença onde estivermos e em tudo que fizermos.

veja também:
21 perguntas para se fazer em uma entrevista de emprego

VISÃO:

Atuar como base para nosso “Roteiro de Atividades” e orientar todos os aspectos de nosso negócio, descrevendo o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.

Pessoas: ser um ótimo local para trabalhar, onde as pessoas se inspirem para ser o melhor que puderem.

Portfólio: oferecer ao mundo um portfólio de marcas de bebida com qualidade que antecipe e atenda às necessidades e aos desejos das pessoas.

Parceiros: nutrir uma rede vencedora de clientes e de fornecedores. Juntos, criamos valor mútuo e duradouro.

Planeta: ser um cidadão responsável que faça a diferença, ajudando a criar e a apoiar comunidades sustentáveis.

Lucro: maximizar o retorno em curto prazo para os acionistas, tendo ciência de nossas responsabilidades como um todo.

Produtividade: ser uma organização altamente eficiente, enxuta e ativa.

VALORES:

Ao longo de 130 anos de história no mundo e de mais de sete décadas no Brasil, construímos um jeito próprio de atuar no dia a dia, que foi resumido nos seguintes princípios e valores:

  1. Liderança: Como líderes, precisamos ter a coragem de construir um futuro melhor, meta que será alcançada fazendo a diferença como empresa global, com decisões e inspiração certas e influenciando aqueles com quem nos relacionamos.
  2. Inovação:Buscar, imaginar, criar, divertir: esse é o caminho para a inovação. Desejamos buscar o inesperado, estimular um ambiente onde vale a pena correr os riscos de inovar e de compartilhar ideias.
  3. Colaboração: Acreditamos na força da participação e, por isso, promovemos o talento coletivo. Valorizamos a diversidade, estamos conectados globalmente e dividimos os méritos pelos sucessos.
  4. Integridade: Ser íntegro significa ser verdadeiro – dizer o que pensamos, fazer o que dizemos e agir corretamente.
  5. Responsabilidade: Devemos ter vocação para agir e honrar nossos compromissos.
  6. Paixão: Comprometidos de corpo e alma, devemos criar oportunidades, ter sede de fazer sempre mais e realizar.
  7. Diversidade: Queremos ter uma força de trabalho tão diversa quanto os mercados que atendemos, e criamos oportunidades para alcançar esse objetivo.
  8. Qualidade: Consideramos que não há limites para atingir a excelência nas nossas atividades. Devemos deixar tudo sempre melhor do que estava e estabelecer os mais altos padrões para os nossos produtos, nosso pessoal e nosso desempenho.

Neste artigo, você conheceu os conceitos de missão, visão e valores. Entendeu a importância para a empresa e por que estes princípios devem estar convergentes entre colaborador e empresa.

Aqui, você conheceu também a missão, visão e valores de empresas como Natura, Apple, Google, Itaú e Coca Cola. Vale ressaltar que empresas de grandes proporções especificam mais sua visão em subcategorias, como é o caso do Itaú e da Coca Cola. Documentos completos com maiores detalhes podem ser encontrados nos sites institucionais.