Narcisistas no trabalho: como identificá-los e lidar com eles

A lenda de Narciso, o herói famoso tanto pela sua beleza quanto pelo seu orgulho, é uma das mais famosas na mitologia grega e deu origem a um termo amplamente difundido atualmente: o narcisismo.

Este é um comportamento associado a pessoas autocentradas e arrogantes, que estão a todo o tempo tentando se provar para as pessoas. No ambiente de trabalho, que é uma área que tende a acentuar comportamentos que envolvem a confiança e a competitividade, uma pessoa narcisista pode ter um grande impacto.

No entanto, precisamos diferenciar o que é uma pessoa que possui Transtorno de personalidade narcisista de uma pessoa vaidosa. O Transtorno de personalidade narcisista é uma condição mental caracterizada por pessoas que têm um senso inflado de si mesmo e da sua importância. São pessoas que estão sempre exigindo a atenção das outras ao seu redor e tem dificuldade de sentir empatia pelos outros, mas que tem dificuldades de lidar com críticas. Este transtorno pode ser desencadeado por diversas causas, tanto genéticas como ambientais.

Quais são os comportamentos que definem uma pessoa narcisista?

Será que você está trabalhando ao lado de uma pessoa narcisista? Confira algumas características comuns em pessoas com este tipo de personalidade:

1. Aquele que não sabe perder

O espírito competitivo é uma característica comum em muitas pessoas, mas para um narcisista, ela adquire outro patamar. Para ele, o mais importante é vencer uma discussão e provar que está certo e os seus opositores estão errados. Ele mostra um desprezo pelos seus oponentes e sente que para vencê-los, precisa não só refutar a ideia deles, mas também diminuí-los.

Se por um lado são pessoas que defendem as suas ideias e princípios até o fim, quando é contrariado e obrigado a seguir os planos contrários aos seus, se mostra relutante e em constante mau-humor.

2. O mais inteligente

Como você já deve ter percebido pela característica anterior, um narcisista sente a necessidade de mostrar que é melhor do que as outras pessoas ao seu redor. Assim, ele parece estar em uma luta eterna de se provar o mais inteligente. No trabalho, essa necessidade é refletida em um comportamento muito ativo, seja na execução de tarefas com perfeição ou na busca por soluções para os problemas que aparecem em projetos em que está envolvido. No entanto, isso pode tomar proporções nada saudáveis, como na diminuição dos seus colegas de trabalho e na sua reafirmação da sua inteligência. Isso prejudica o ambiente de trabalho e a convivência com os colegas, resultando também na dificuldade de criar vínculos com as pessoas.

3. Está sempre assumindo posições de comando

Se um narcisista está sempre buscando uma oportunidade de se destacar entre os demais colegas, as posições de liderança são as mais almejadas por eles. Isso inclusive pode acontecer em situações onde ele não foi nomeado líder pelos seus pares.

Porém, caso este comportamento se intensifique, ele pode se tornar um líder abusivo e tóxico, o que revela que ele não entende bem os princípios da liderança.

4. Ele se torna um sedutor para conseguir o que quer

Se as suas ideias estão em jogo, eles não se importam em cruzar limites para conseguir o que quer. Assim, vale partir para a manipulação daqueles que acha que estão mais suscetíveis a mudarem de opinião para conseguir provar o seu ponto.

A manipulação funciona como uma sedução, usando o seu charme e fazendo a pessoa se sentir bem e até sem perceber que está sendo manipulada para um fim.

Como lidar com narcisistas no trabalho?

Agora que já sabe quais são as principais características de um narcisista, confira algumas dicas e estratégias de como lidar com eles:

1. Não o chame de narcisista

Um dos comportamentos mais comuns de pessoas que estão lidando com narcisistas é partir para o enfrentamento, apontando as falhas de caráter e comportamento da pessoa, e isso inclui chamar a pessoa de narcisista.  Mas dificilmente a pessoa irá concordar quando é chamado de narcisista. Provavelmente, partirá diretamente para o contra-ataque e irá te chamar de narcisista.

Isso acontece porque o ego de um narcisista é extremamente frágil. Ser chamado de narcisista certamente irá soar como uma ofensa, pois ele passou a vida inteira se convencendo de que não era um narcisista. As feridas são muito mais profundas do que você pode imaginar e a forma de lidar com isso será direcionar todas a raiva e frustração diretamente em você. Neste caso, prepare-se para a retaliação.

2. Saiba gerenciar o seu próprio ego e as suas expectativas

Lidar com um narcisista certamente irá colocar o seu próprio ego em conflito. Afinal, um narcisista constrói a sua personalidade com foco total no seu ego e passa a vida tentando inflá-lo ainda mais. Se ele quer ser o sabe-tudo ou o tipo de colega de trabalho ou chefe mandão, isso certamente irá te atingir de alguma forma.

Mas a melhor maneira de lidar com isso é sabendo escolher as suas batalhas e se preservar. Isso porque dificilmente um narcisista irá entender a sua posição em uma discussão ou se dar por vencido em qualquer desentendimento ou problema que aconteça. Por mais que você sinta vontade de vencê-lo em algum debate de ideias, tenha em mente que nem todas as batalhas merecem ser levadas tão a sério.

Mas quando elas forem inevitáveis, saiba que a forma mais utilizada por narcisistas para vencer uma briga é distorcer e manipular argumentos. Você pode terminar a discussão se sentindo um louco, mas respire fundo e saiba que é só parte da estratégia deles.

3. Dê preferência para a comunicação escrita

Pessoas narcisistas têm a tendência em utilizar a sua fala como estratégia de convencimento ou de intimidação de pessoas para que elas sigam as suas ideias.

Uma estratégia para lidar com estas pessoas é concentrar as suas comunicações na escrita, por dois motivos: é menos provável que ele irá utilizar uma abordagem de intimidação por escrito e você terá as suas interações com ele documentadas. Caso seja necessário, você poderá acessar esta documentação e utilizar como provas de um comportamento abusivo por parte dele. Assim, mesmo que ele te passe uma instrução ou tarefa verbalmente, peça para que dê mais detalhes via e-mail, para tornar as coisas mais oficiais.

4. Estabeleça limites

Narcisistas podem ser pessoas tão intensas que não percebem que cruzaram algum limite, ou simplesmente não ligam para eles. É crucial, portanto, que você estabeleça os limites aceitáveis de comportamento. Deixe claro que o trabalho dele não pode passar por cima do seu ou dos seus outros colegas.

A forma como ele se relaciona com as pessoas também é um ponto a ser observado por todos no escritório, a fim de que não saia do controle e parta para abordagens abusivas ou manipulativas. Manter limites fortes é a principal forma de se proteger de possíveis problemas que ele possa causar na sua convivência no escritório, inclusive com questões legais.

5. Se preserve e saiba quando interferir

Nem sempre uma pessoa narcisista é aquela que estará no extremo oposto a você no escritório. Geralmente, eles são pessoas que estão sempre buscando novos desafios e projetos que acreditam. Haverá ocasiões que você irá concordar com as posições dele em relação às melhores soluções para um projeto de trabalho e haverá ocasiões em que as ambições dele o farão parecer descolado da realidade. Assim, se o comportamento deles não estiver machucando ninguém no escritório, não há porque tentar interferir. A questão é deixar muito claro quais são as expectativas, as responsabilidades de cada um (e deles) dentro do projeto e os limites materiais para executá-lo.

No entanto, se o comportamento deles sair dos limites, converse com os seus outros colegas de trabalho e relate o problema para a área de Recursos Humanos. Não tente resolver o problema sozinho, isso não só pode acabar te machucando no processo, como ser uma fonte de frustrações para o futuro. Tente não levar o conflito como uma briga de egos ou ela se tornará exaustiva para você.