Normas Vancouver: o que são, como fazer citações e dicas essenciais

As Normas Vancouver são uma espécie de complemento das normas ABNT para um determinado seguimento. Ou seja, trata-se de um agrupamento de regras utilizadas para padronizar artigos científicos e acadêmicos que estão relacionados à área de saúde. Vamos esmiuçar os principais aspectos dessa norma para você, estudante, jornalista ou interessado no tema, para que esteja a par de todas as principais questões.

Afinal, o que são as Normas Vancouver?

Ao contrário das normas da ABNT, as Normas Vancouver não tratam sobre todos os itens referentes a a estruturação de um trabalho acadêmico ou científico, como por exemplo as normas formatação, capa, detalhamento de fonte, listas, tabelas dentre outros. As normas Vancouver, na verdade, tratam sobre as espécies de citações e referências para as mais diversas produções que envolvem especificamente a área da saúde.

Com intuito de unificar as formulações estruturais dos conteúdos produzidos, as normas Vancouver têm como um dos objetivos facilitar a compreensão geral dos leitores, bem como propiciar a catalogação desses materiais em um sistema de referências mundiais.

Por isso, elas não são “concorrentes” das normas ABNT. Ao contrário, elas são utilizadas de maneira conjunta com outras regras de formatação; no Brasil, principalmente as normas ABNT. Desta forma, ao produzir um material acadêmico ou cientifico relacionado à área da saúde, utilizando esse conjunto de normas, lembre-se de dar especial atenção à formatação do texto, seguindo todos os padrões requeridos pela instituição.

Como fazer citações seguindo as Normas Vancouver?

Uma das grandes semelhanças entre as Normas Vancouver e as ABNT, é que ambas diferenciam de citações indiretas e diretas, usando os mesmos critérios do sistema brasileiro.

O que diferencia os conjuntos de regras é que as Normas Vancouver utilizam obrigatoriamente o sistema numérico nas referências, não permitindo que sejam adotadas outras formas existentes de referenciação.

Por sua vez, o sistema mais comum utilizado nas normas ABNT, é chamado de sistema autor-data. Nesse sistema, as referências bibliográficas são listadas tomando por base o sobrenome do autor, incluindo a data de publicação da obra e a página da qual a citação foi retirada.

Outro ponto peculiar é que as normas Vancouver não permitem a utilização de elementos gráficos como negrito, sublinhado ou itálico para a diferenciação de referências, o que pode dar um pouco mais de trabalho para os profissionais que efetuarão a formatação nesse estilo.

No entanto, o presente artigo reuniu os principais exemplos de como fazer as citações e referências que são mais utilizadas dentro da área de saúde. Confira abaixo quais são e como você pode organizar os seus conteúdos de maneira adequada e de acordo com as normas Vancouver.

1. Citação de artigos de Periódicos

Seguindo as normas Vancouver, para transcrever citações de periódicos, é necessário colocar o  nome do autor (ou autores, se houver), seguido do  título do artigo em questão, a abreviatura da revista onde ele se encontra, o ano de publicação, o volume e o número da página inicial e final referente ao conteúdo que está sendo citado e, por fim, o número da citação.

Observe que, quando houver mais de 6 autores para o mesmo artigo periódico, deve-se usar o sobrenome daquele que aparece em primeiro no periódico, seguido da abreviatura “et al.”. Porém, se o número de autores for igual ou menos que 6, todos deverão constar na citação na mesma ordem que aparecem na revista.

2. Citação de artigos de periódico online

Para fazer a citação seguindo as normas Vancouver de artigos periódicos online, será necessário colocar o nome do autor (ou autores, se houver), seguido do título do artigo, o nome do veículo no qual ele foi publicado, o ano de publicação seguido do ano de consulta, o volume do periódico, a numeração das páginas e o endereço e a data do acesso.

3. Citação de artigo de jornal

Embora seu consumo esteja em constante queda, ainda é possível obter conteúdos valiosos nos jornais. Por isso, se você pretende citar trechos de algum artigo de jornal, seguindo as Normas Vancouver, siga os seguintes passos: coloque o nome autor e nome do artigo, bem como o nome do jornal onde ele foi publicado, seguidos do ano de publicação, respectiva seção, número da página e coluna, se houver.

4. Citação de publicações na web

No caso de publicações na web (artigos, tabelas e etc.), para fazer a citação seguindo as normas Vancouver é preciso colocar o nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação e a data de acesso e, por fim, o endereço eletrônico.

5. Citação de um site

Muita gente confunde a citação de uma publicação da web com a citação de um site. No entanto, não se trata da mesma coisa. Isso porque no caso das citações de publicações da web, você deve citar diretamente o material em questão. Por sua vez, quando se tratar de um site que está sendo citado, será referenciado o portal como um todo.

Assim, seguindo as normas Vancouver, a citação do site deverá constar o nome do autor ou entidade, seguido do nome do portal, lugar de publicação, data de acesso e o endereço eletrônico (aqui pode colocar todo o site, incluindo o “www”). Havendo alguma seção especifica que seja importante citar, você deve incluir o nome da seção logo após o título do site.

6. Citação de base de dados online

Na elaboração de trabalhos que tratam da área da saúde, é comum que os autores precisem se utilizar de informações em base de dados online, como por exemplo dados demográficos de determinada região, índices de natalidade, mortalidade, doenças, entre tantos outros.

Assim, para seguir as Normas Vancouver com a citação de base de dados online, você deve inserir o nome da instituição ou entidade que detém os direitos sobre a base de dados, seguido do nome da base, o lugar de publicação, nome do editor, a data de criação, bem como a data de consulta e o respectivo endereço eletrônico.

7. Citação de Livros

A citação de livros é a mais comum, e se tratando dessa modalidade seguindo as Normas Vancouver, é muito fácil. De início, você deve colocar o nome do autor (ou dos autores, conforme o caso), o título da publicação, a edição do livro, o local onde ele foi publicado e o ano em que foi publicado.

Há uma observação importante sobre a citação de livros: refere-se à quantidade de volumes da publicação. Ou seja, havendo mais de um volume, é preciso colocar o número dele logo após o título do livro.

8. Citação de livros eletrônicos (e-Books)

As normas Vancouver preveem que, para a citação de livros eletrônicos (e-Books), é preciso colocar o nome do autor (ou dos autores, se houver), seguido do título do livro, a edição da obra, o local em que foi publicado, o ano de publicação, a data de acesso ao conteúdo e o endereço eletrônico (se houver).

9. Citação de artigos acadêmicos e ou científicos

Para citar artigos acadêmicos e científicos, que são os TCCs, monografias, projetos de pesquisa, dissertação, tese entre outros, seguindo as Normas Vancouver, é preciso inserir o nome do autor do material, seguido do título e subtítulo do artigo, qual é o tipo do conteúdo citado, o local da publicação, a instituição em que foi apresentado e, por fim, o ano em que foi publicado.

10. Citação de documentos legais

Em muitos trabalhos acadêmicos ou científicos, é necessário a citação documentos legais. Nesse caso, seguindo as normas Vancouver, será preciso inserir o título da lei (ou do decreto, resolução ou da medida provisória) que se está se referindo, seguido do nome do boletim oficial onde o documento foi publicado, o número do que acompanha a decisão e a data da publicação.

Caso seja localizado de forma online, é necessário também inserir o endereço eletrônico.

Seu guia geral para a aplicação das normas Vancouver

Apresentamos neste artigo o que são as normas Vancouver e quais são as principais citações feitas nos trabalhos acadêmicos e científico na área da saúde. Atente-se ao fato de que esse aglomerado de regras só trata das citações e referenciais. Para a correta formatação de seu artigo, consulte a sua instituição para saber qual norma deve ser aplicada para as demais áreas do seu projeto. Como regra geral, no Brasil se utilizam as normas da ABNT.

Gostou de nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Escreva para nós e ficaremos felizes em esclarecê-las para você e todos os nossos leitores.