Nota de rodapé ABNT: o que é, como escrever e exemplos

A nota de rodapé é um recurso bastante usado em trabalhos acadêmicos, mas nem todo mundo entende bem para que ela serve e o que escrever nela.

Se você está produzindo um trabalho de pesquisa e tem dúvidas sobre como usá-la, vamos te ajudar. Neste artigo, falamos qual o propósito da nota de rodapé, quais informações podem aparecer nela e como formatá-la seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Acadêmicas). Além disso, também te ensinamos  como colocá-la no seu trabalho através do editor de texto.

Confira!

O que é uma nota de rodapé?

Em livros e artigos acadêmicos que você leu durante a faculdade, com certeza já se deparou com um comentário ou explicação ou referência bibliográfica escrita pelo autor ou até pelo tradutor no rodapé da página. Em muitos casos, esse comentário é breve, em outros, pode se estender. E quando há uma série de comentários ao longo do texto, é possível que o rodapé se alongue na página!

O nome é autoexplicativo: trata-se de uma nota de rodapé,  um recurso que tem como objetivo prover explicações sobre determinada ideia presente no corpo do texto. Mas porque não incluir essas explicações no corpo do texto? A nota de rodapé é usada sempre como uma forma de complementar o corpo do texto, provendo explicações que fugiram do escopo caso fossem incluídas no texto. Com isso, você evita que seu trabalho fique cheio de parênteses e informações como datas e páginas, que não possuem tanta relevância para a leitura e podem até prejudicar o resultado das suas notas.

Ela é identificada no corpo do texto por um número sobrescrito (1) ou entre colchetes ([1]) ao fim de um trecho, que aparece também no rodapé ao início da nota.

Tipos de nota de rodapé

Toda nota de rodapé pretende explicar melhor ideias mencionadas no corpo do texto, sem a preocupação de fugir do escopo da pesquisa. Mas nem toda nota de rodapé é igual ou possui o mesmo objetivo. Por isso, vamos falar mais sobre os dois tipos de notas de rodapé.

Notas explicativas

As notas explicativas são de redação livre, usadas para fazer comentários, esclarecimentos ou explanações que não podem ser incluídos no texto. O seu propósito é ajudar o leitor a entender melhor determinados parágrafos, expressão ou passagem, sem precisar atrapalhar o ritmo da leitura.

Confira dois exemplos de notas explicativas:

Em primeiro lugar, uma nota explicativa contendo o trecho original da citação direta traduzida no texto.

Em segundo, mencionando onde é possível encontrar mais informações (que não serão discutidas no trabalho) sobre determinado conceito.

Notas de referência

Por outro lado, as notas de referência são as notas que mencionam a autoria de citações diretas ou indiretas feitas no texto. Embora essas notas possam aparecer no texto entre parênteses, há quem prefira incluir a menção de autoria nas notas de rodapé. Independente de onde aparecem, sempre contém as mesmas informações e não invalidam a necessidade da escrita completa da referência da obra no final do trabalho.

Ah, atenção: em um trabalho, você pode escolher mencionar a autoria das citações no corpo do texto, entre parênteses, ou na nota de rodapé. Nada de escrever algumas no texto e outras no rodapé!

Mas posso escrever as menções de referência no corpo do texto e destinar as notas só para as explicações? Pode sim! Dessa forma, o texto fica mais organizado e claro para o leitor. Confira um exemplo:

Mas voltando às notas referenciais, de acordo com as normas da ABNT as menções de autoria de citações são descritas nos seguintes modelos:

  • SOBRENOME DO AUTOR: ano da edição da obra consultada.
  • SOBRENOME DO AUTOR: ano da edição da obra consultada, página que contém a citação.

Confira um exemplo de como fica uma nota de referência no rodapé:

Citações subsequentes nas notas de referência

Vai citar uma passagem da mesma obra ou falar sobre as ideias de um autor várias vezes em sequência? Saiba que você não precisa ficar mencionando a mesma autoria várias vezes na mesma página! No lugar, pode usar:

  • Id., isto é, “Idem” que significa “do mesmo autor”. Esse termo é utilizado quando na mesma página existem duas citações que tem a sua referência do mesmo autor. Faça a menção assim:

Id., ano da edição da obra, número da página.

  • Ibid, isto é, “Ibidem”, que significa “na mesma obra”. Quando no seu trabalho existir, na mesma página, uma citação do mesmo autor, obra, mas que contenha a numeração da página diferente nessas citações. Na primeira nota de rodapé, acrescenta toda a referência. Na segunda, faça a menção assim:

Ibid., número da página.

  • Op. Cit., isto é, “Opus Citatum” ou “Opere citato”, que significa “na obra já citada”, é usada quando a menção do autor não é subsequência. Ou seja, quando você cita o autor A primeiro, depois o autor B e volta a citar o autor A com a mesma obra. Faça a menção assim:

SOBRENOME DO AUTOR, Op.Cit., número da página

  • Loco Citato, isto é “no lugar citado”, quando a nova citação se encontra na mesma obra e página da citação anterior. Faça a menção assim:

SOBRENOME DO AUTOR, Loco Citato.

  • Et seq., isto é “que se segue”, quando a citação (direta ou indireta) ocupa mais de uma página na obra. Assim, indica-se somente a primeira página. Faça a menção assim:

SOBRENOME DO AUTOR, ano da edição, primeira página et seq.

  • Passim, isto é, “Aqui e acolá”, usado quando a citação é composta por diversas passagens da obra, que não estão na mesma página. Faça a menção assim:

SOBRENOME DO AUTOR, ano da edição, passim.

Como fazer passo a passo a nota de rodapé ABNT TCC?

Conforme a NBR 14724 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as notas de rodapé devem estar dentro das margens da página, separadas do corpo do texto por um espaço simples e uma linha de 5 cm a partir da margem esquerda. Pareceu muito complicado? Não se preocupe, a maioria dos editores de texto já possuem o recurso de notas de rodapé que faz a separação do corpo do texto automaticamente (veja mais à frente). Mas é preciso ficar atento às outras regras de formatação, como o uso da fonte, tamanho, margens e espaçamento.

A nota de rodapé geralmente está na lista de exceções aos padrões de formatação do trabalho. Não de todas, claro, como é o caso do tipo de fonte e das margens. Mas para não te deixar perdido, vamos especificar de que forma elas devem aparecer a seguir. E para saber como o restante do corpo do texto é formatado, confira aqui:

  • Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho: 10
  • Espaçamento: 1,0 (simples)
  • Margens: superior e esquerda de 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm.
  • Alinhamento: justificado.

Como mencionamos, cada nota de rodapé precisa ter um número que faça link direto para o texto ao qual faz referência. A numeração deve seguir uma ordem crescente e em algarismos arábicos.

Mas atenção: os números são únicos e consecutivos por todo o trabalho  (1, 2, 3, 4…). Ou seja, nada de recomeçar a cada página!

Você pode escolher a configuração da numeração que prefere usar, sendo eles:

  • Sobrescrito (1)
  • Escrito, entre colchetes [1].

No rodapé, cada nota começa com o seu número correspondente na mesma configuração.

Notas de rodapé: use com moderação!

Não existem regras específicas sobre a quantidade limite de notas no rodapé de cada página. Assim, predomina o bom senso. É preciso ter em mente que o trabalho será lido por avaliadores, ou mesmo por um público leigo. Muitas quebras no conteúdo podem frear o ritmo de leitura e tornar a experiência cansativa.

Como colocar nota de rodapé nos editores de texto

Agora que já explicamos tudo sobre o que é e como escrever as notas de rodapé, vamos te mostrar como é fácil adicioná-las no editor de texto. Abaixo, explicamos como colocar nota de rodapé no Microsoft Word e no Google Docs, os editores mais populares.

Microsoft Word

Esse passo a passo é compatível com as seguintes versões do Word: Microsoft 365, 2021, 2019, 2016, 2013, 2010, 2007 e Word Online.

Em primeiro lugar, coloque o cursor do editor no final do termo ou da citação onde deseja incluir a sua nota de rodapé. Depois, vá até a barra de comandos do Word, localizada na parte superior da tela e clique na guia “Referências”.

Então, selecione o recurso “Inserir nota de rodapé”.

O rodapé irá aparecer destacado do restante da folha, já com a linha divisória e a numeração da nota. Então, é só escrever o conteúdo e clicar em “Formatar notas de rodapé”, se for necessário. Depois pode clicar em qualquer canto da tela para fechar as notas.

Repita esse processo sempre que for criar uma nota nova.

Embora elas não apareçam no final da folha durante a edição do texto, não se preocupe: você pode ver a página inteira clicando em “Modo de Exibição de Leitura” na guia “Exibir” da barra de comandos. Quando for converter para PDF ou imprimir o documento, as notas também estarão lá.

Google Docs

Coloque o cursor do editor no final do termo ou da citação onde deseja incluir a sua nota de rodapé. Em seguida, vá até a barra de comando, localizada na parte superior da tela e clique em “Inserir”.

Uma pequena janela com recursos se abrirá, então clique em “Nota de Rodapé”.

Como alternativa, você pode simplesmente usar o comando Ctrl + Alt + F no teclado.

Você será automaticamente direcionado para o rodapé da página onde estava o cursor. Ao fim do termo ou citação que selecionou, haverá um número arábico sobrescrito, que aparecerá também na primeira linha do rodapé, dividido do texto por uma linha. Escreva sua nota, formate se for necessário e volte o cursor para o corpo do texto.

Sempre que precisar inserir uma nova nota, repita o processo que descrevemos acima. O editor vai automaticamente criar uma nova nota segundo a numeração.

 

Agora que você já sabe como utilizar a nota de rodapé conforme a norma da ABNT, é hora de começar a fazer no seu trabalho de conclusão de curso. Lembre-se de formatar adequadamente.