O que é coaching de carreira? Tiramos suas dúvidas!

Na última década, muito se falou em coaching e dos seus bons e maus profissionais. Embora existam várias áreas onde um profissional do coaching pode atuar, a mais comum é no desenvolvimento profissional. Sua atuação está dentro da categoria de consultoria e pode ser aplicada tanto a pessoas físicas como empresas.

Tem curiosidade de saber mais sobre o que é coaching de carreira e se ele é indicado para você? Então continue lendo este artigo pois vamos tirar algumas dúvidas comuns sobre esse processo de desenvolvimento profissional!

O que é coaching de carreira?

Apesar de ser mais conhecida atualmente, nem todo mundo sabe o que realmente faz um coach.

A palavra “coach” vem do inglês e significa “treinador” (e dá origem ao verbo “to coach”, “treinar”). De modo similar a um treinador de futebol, por exemplo, o coach é aquele que ajuda as pessoas a encontrar um objetivo e define de que maneira agir para alcançá-lo. No caso de um coach de carreira, o foco está na vida profissional. No entanto, como não dá para separar totalmente a nossa vida pessoal e profissional, os efeitos do coaching de carreira também podem ser sentidos mesmo fora do ambiente de trabalho.

De modo geral, o foco do coaching de carreiras é auxiliar seu cliente (chamado de coachee) a encontrar uma direção para a sua carreira. Em muitos casos, essa direção pode ser uma transição de carreira desejada há muito tempo pelo coachee. Como pode ser também a busca por uma posição de destaque no mercado em que já está inserido.

Seja qual for a situação, o objetivo é sempre o mesmo: fazer com que os coachees tenham satisfação na sua vida profissional.

Ah, mas é importante ressaltar que o trabalho do coach não substitui, de maneira alguma, o de um psicólogo. Embora existam coaches com formação em psicologia, a atuação dessas duas profissões se distingui. Pois, o psicólogo identifica e trata questões internas, que refletem no comportamento do indivíduo. Enquanto o coach oferece soluções para dificuldades no desenvolvimento profissional.

Como funciona o processo de coaching de carreira?

O papel do coach de carreira é ajudar seus coachees a definir seus objetivos, traçar metas e determinar qual caminho seguir em cada etapa dessa jornada. Descrevendo, parece até fácil e rápido, mas não é exatamente assim.

Ao contrário do que muitos pensam, um processo de coaching raramente é feito com uma ou duas reuniões com o coachee. Pois não basta só definir e delimitar caminhos, mas também acompanhar a jornada. Afinal, melhor que seja um planejamento, imprevistos acontecem e é preciso recalcular a rota.

Por isso, é comum que o coaching comece com sessões semanais, quinzenais ou mensais. A forma como esses encontros ocorrem também depende da forma como o coach trabalha e da necessidade do coachee. Geralmente, há um mix entre reuniões presenciais, via videoconferência, chamadas telefônicas e correspondência via e-mail ou aplicativo de mensagem.

Após cada encontro, o coachee tem um plano de metas para cumprir até a sessão seguinte, onde os resultados serão avaliados. A ideia é manter a motivação sempre alta para obter os melhores resultados.

Durante esse processo, o profissional utiliza ferramentas para proporcionar ao seu cliente uma melhor compreensão de si no que se refere à sua carreira. Seus valores, propósitos, objetivos, sonhos, talentos, perfis comportamentais, habilidades, pontos fortes e também os fracos… tudo isso é imprescindível para montar um planejamento de carreira pessoal e intransferível.

Com todas essas informações, o coachee também se torna capaz de tomar decisões mais conscientes e eficazes no que diz respeito às suas carreiras. Dessa maneira, eles podem gerenciar efetivamente suas carreiras, levando-a para o ponto em que sempre sonharam estar.

Quais os benefícios do coaching de carreira?

Agora que já sabemos o que é coaching de carreira, vamos ver alguns dos benefícios que esse processo traz para a sua vida profissional:

Resultados mais rápidos e efetivos

Quando você sabe onde quer chegar e tem o auxílio de um profissional capacitado, o percurso se torna muito menos turbulento e demorado. Com o processo de coaching é possível não só definir objetivos e metas, mas também medir, analisar os resultados e fazer correções para alcançar o sucesso mais rápido.

Aumento da produtividade

No processo de coaching, você vai aprender também a definir prioridades e a gerir melhor o seu tempo. Com essas duas habilidades, você coloca seu foco onde realmente importa e melhora o seu desempenho. Além de manter a sua motivação sempre alta. Tudo isso resulta num aumento da sua produtividade no trabalho.

Melhora da comunicação

A comunicação é um dos pontos centrais do processo de coaching. É através da comunicação, por exemplo, que o coach irá se conectar e compreender quais são os objetivos do coachee. Mas não é só isso.

Uma boa comunicação é uma das principais habilidades no mundo do trabalho. Saber falar com clareza o que se quer, ouvir os outros, entender expressões faciais e corporais é algo necessário para todo profissional de sucesso. Durante o processo de coaching exercícios de comunicação são frequentes.

Mudança da visão sobre o mercado de trabalho

Não dá para elaborar um plano de carreira sem entender a fundo como se organiza e qual a situação atual da sua área de trabalho. Ao mesmo tempo, o processo de coaching passa também pela exploração de outras possibilidades de desenvolvimento de carreira. Ou seja: é bem possível que você saia com uma visão diferente da que entrou sobre o mercado de trabalho.

Desenvolvimento de habilidades

Não dá para se destacar na carreira sem melhorar as habilidades que você já tem e aprender novas. Assim, é normal que o coach faça um diagnóstico das suas competências atuais e, comparando com as requeridas pelo mercado, indique cursos e treinamentos.

Elevar sua autoestima profissional

Não podemos deixar de falar sobre a influência do coaching sobre o aumento da autoestima profissional. Com desafios constantes e a possibilidade de medir os resultados do processo, a motivação e a autoestima tendem a crescer.

Saída da zona de conforto

Todo mundo tem uma zona de conforto, aquele lugar (nem sempre físico) onde nos sentimos seguros de qualquer perigo ou imprevisto que possa acontecer. Embora ela seja sim importante, também pode ser paralisante. Tirar seus clientes da zona de conforto é uma das atribuições do coach de carreiras.

É claro que ele não deixa ninguém desamparado. Os riscos são sempre calculados de modo que, por mais que aquele novo passo pareça novidade para o coachee, o bom coach tem tudo sob controle.