O que te diferencia dos demais candidatos? Como responder na entrevista

Em uma entrevista de emprego você precisa mostrar aos entrevistadores porque é o candidato perfeito para aquela vaga. Embora esta questão esteja rondando todo o processo seletivo, em alguns casos ela pode aparecer de forma mais explícita, como quando o entrevistador pergunta O que te diferencia dos demais candidatos?.

Ao ouvir esta pergunta, muitas pessoas podem se sentir perdidas, sem saber elaborar uma resposta concisa para a questão. É por isso que neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o porquê a pergunta é feita e quais são os cuidados que devem ser tomados na hora de respondê-la. Confira!

Por que esta pergunta é feita em uma entrevista?

Equipes de recrutamento possuem diversas maneiras de descobrir qual é o candidato que melhor se encaixa em um cargo aberto. Para isso, é preciso não só avaliar o currículo profissional do candidato (embora ele também seja muito importante um processo seletivo), mas conhecer um pouco mais sobre a personalidade, os interesses e sonhos profissionais do candidato, assim como a sua postura diante de situações desafiadoras.

É por isso que, ao fazer este tipo de pergunta, os entrevistadores estão buscando saber quais são os pontos fortes ou habilidades do candidato que não entraram no currículo ou que foram pouco explorados na entrevista até então.

Mas é preciso destacar uma coisa: neste caso, não estamos falando de hobbies ou habilidades que você cultiva fora do seu ambiente de trabalho! O entrevistador busca justamente as habilidades que irão te ajudar a se sair bem no trabalho que você executará se for selecionado para o cargo. Outro detalhe sobre essa pergunta é que ela ajuda os entrevistadores a entender se o candidato está alinhado à cultura organizacional da empresa. Tudo isso pode ser entendido a partir da articulação da sua resposta.

Qual a melhor forma de responder?

Com um mercado de trabalho cada vez mais disputado, para conseguir uma vaga de emprego, é preciso mais do que possuir conhecimento e habilidade na área desejada. A articulação do candidato em lidar com perguntas difíceis ou que sejam mais pessoais é analisado pelos entrevistadores e podem ser decisivos para a escolha de uma pessoa entre diversos candidatos.

Confira algumas dicas sobre como elaborar uma boa resposta à esta pergunta:

Antes da entrevista, pesquise mais sobre a empresa

Ao entrar em uma entrevista de emprego é de se esperar que o candidato tenha realizado ao menos uma pesquisa básica sobre a empresa, seu histórico e política organizacional.

Saber mais sobre a empresa também te ajuda a formular uma resposta interessante sobre qual pode ser o seu papel dentro do corpo de funcionários dela. Assim, você entender quais são as suas características ou habilidades que te ajudarão a fazer a diferença dentro daquela organização.

Liste as suas habilidades e pontos fortes

Todo mundo tem pontos fortes a serem expostos em uma entrevista de trabalho, mesmo que ache que não! Faça uma lista do que pode ser mencionado na entrevista, caso esta pergunta apareça ou exista alguma possibilidade de expor suas habilidades.

Anotar é uma ótima forma de organizar e construir uma resposta de antemão. Você certamente vai se sentir mais preparado e confiante em falar quando chegar a hora!

Compartilhe experiências relevantes sobre os seus trabalhos passados

Você já passou por uma situação onde as suas habilidades pessoais foram decisivas para o sucesso de um trabalho? Experiências profissionais passadas podem ser ótimas formas de mostrar não só as suas habilidades mas um uso prático delas na sua experiência de trabalho.

Experiências passadas que possam ser relevantes para o trabalho que você se candidatou podem ser levantadas para ilustrar os seus pontos fortes.

Seja honesto

Ao responder esta pergunta, ficamos tentados a elaborar uma resposta que soe exatamente como o entrevistador quer ouvir para conseguir a vaga. No entanto, uma ótima ideia pode se transformar em um grande erro.

É bem possível que o entrevistador perceba que você está mentindo e isso pode acabar te prejudicando na entrevista.

Esperamos que este artigo te ajude a se preparar para uma entrevista de emprego e potencialize suas chances! Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre carreira.

3000