ONU oferece curso de férias para estudantes de pós-graduação na Suíça

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas para estudantes de pós-graduação para o Graduate Study Programme, que oferecerá a oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre a organização em um curso de verão na Suíça. 

O Graduate Study Programme

O programa tem como objetivo apresentar de forma mais profunda como as Nações Unidas se estrutura e como ela atua internacionalmente a partir da sua sede em Genebra. Ele ocorre anualmente na cidade suíça durante o mês de julho. Em 2020, o programa chega na sua 58º edição e acontecerá entre os dias 29 de junho a 11 de julho. 

Os estudantes selecionados no programa terão a oportunidade de conhecer a sede. Além disso, participar de um curso de curta duração com membros seniores da organização, apresentando os princípios, as propostas e atividades realizadas pela ONU. Serão realizadas visitas à instituições, leituras e trabalhos em grupo guiados por monitores. Outro detalhe importante é que os selecionados poderão ter contato com outros estudantes ao redor do mundo, também selecionados para conhecer de perto a atuação da ONU.

Na 58º edição do programa, que também marca o aniversário de 75 anos de criação da ONU, o tema abordado será: Moldando juntos o nosso futuro (tradução livre do original, Shaping Our Future Together). 

Saiba mais sobre o programa no site do escritório de Geneva das Nações Unidas (em inglês ou francês).

Processo seletivo

Para se inscrever na seleção do programa, os estudantes precisam ter entre 22 e 32 anos e estar matriculado em um programa de pós-graduação. Além disso, é preciso ter domínio da língua inglesa e conhecimento também em língua francesa, que pode ser utilizada em diversos momentos. 

As inscrições estão abertas e vão até o dia 2 de março exclusivamente através deste link. Junto ao formulário de inscrição online, os candidatos precisam anexar cópias digitalizadas dos seus passaportes,;atestado de matrícula no programa de pós-graduação; e uma carta de recomendação (escrita em inglês ou francês) da universidade onde estuda ou de alguma autoridade governamental. 

O processo seletivo será realizado por um comitê composto por membros do escritório das Nações Unidas de Geneva, com diversos tipos de atuação e formação profissional. Este comitê selecionará os candidatos seguindo os seguintes critérios:

  • Histórico acadêmico
  • Atividades extracurriculares
  • Distribuição geográfica
  • Distribuição de gênero
  • Conhecimento nas duas línguas utilizadas no programa 
  • Impacto do programa na carreira do/a candidato/a

Os selecionados serão contatados pelo comitê em meados de abril e deverão providenciar um certificado médico que ateste boa saúde e providenciar o seguro de viagem para a Suíça. Embora o curso seja gratuito, os custos de viagem e estadia deverão ser pagos pelos candidatos ou por bolsas disponibilizadas pelas suas universidades.