Organização pessoal e profissional: saiba como ter uma rotina produtiva

De pouco adianta uma boa formação profissional ou experiência no mercado de trabalho em que atua: sem organização pessoal e profissional dificilmente uma pessoa atinge o auge do sucesso, em todas as áreas da vida. Essa característica está cada vez mais rara, uma vez que a tecnologia veio para nos aproximar do mundo e, em contrapartida, nos distanciar dos nossos objetivos mais imediatos. Confira agora a importância de ser organizado.

Porque a organização pessoal e profissional é tão relevante?

Se você chegou até aqui, certamente sabe que tanto a organização profissional, quanto a organização pessoal são assuntos extremamente importantes para todas as pessoas; além disso, essas duas competências são essenciais para qualquer um que deseja construir uma carreira de sucesso e uma vida social saudável e prazerosa.

De início, a boa gestão do próprio tempo e a manutenção da agenda de compromissos sob controle são qualidades cada vez mais buscadas e valorizada no mercado de trabalho. Isso porque esse comportamento reflete o nível de comprometimento dos profissionais com a organização, bem como demonstra o nível de concentração perante as várias distrações existentes na tela de um celular, que está sempre à mão, por exemplo.

Assim, é possível notar que o profissional que consegue manter o equilíbrio entre a organização profissional e pessoal são mais bem colocados profissionalmente. Esse contexto se dá porque, além da capacidade de foco mais apurada, o bem-estar pessoal e familiar é um fator importante na hora de desempenhar atividades no âmbito profissional.

Porque devo me preocupar com a organização profissional e pessoal?

Preocupar-se com a organização pessoal e profissional garante (ou pelo menos minimiza significativamente) as chances de você se preocupar com tarefas inacabada, impontualidades, compromissos desmarcados e família e amigos chateados com você. Isso tudo é muito sério, não é mesmo?

Por isso, procure sempre trabalhar com tranquilidade e planejamento. Essas simples medidas fazem toda a diferença para desenvolver tarefas com qualidade e garantir ou superar resultados estimados para você. Ademais, você ganha tempo e razões para curtir mais um tempo de lazer, seja sozinho, em família ou entre amigos.

Se você quer ser mais produtivo e deixar a procrastinação de lado, busque com toda sua força de vontade desenvolver a organização e pessoal profissional. Com ela, você certamente conseguirá manter a concentração no trabalho com mais facilidade e planejar tempo para fazer as coisas que mais te dão prazer, paz e relaxamento.

Do contrário, sem que haja a organização profissional e pessoal por parte de um indivíduo, certamente a qualidade do trabalho será prejudicada pela falta de planejamento e outros setores da vida estarão sob risco de fracasso. Como por exemplo, a ausência de exercícios físicos. Muitos alegam não terem tempo, quando na verdade, o que não possuem é planejamento adequado.

Se você quer se livrar de uma vez por todas dessa completa bagunça, existe alguns passos para você iniciar nessa caminhada. A jornada é longa, mas com dedicação, você conquistará o topo.

Organização pessoal e profissional exige planejamento

Antes de começar o dia atropelado por tarefas inacabadas, dedique alguns minutos de sua concentração matinal para definir quais são as suas prioridades. Avalie a melhor forma de executar cada uma das tarefas. Se possível, demande um de seus pares ou liderados para cumprir determinada tarefa. Por fim, considere com honestidade sua disponibilidade e também as necessidades do cliente para as atividades que precisam ser cumpridas no dia.

Agora, desconecte-se de tudo aquilo que rouba (literalmente) a sua atenção e foco. Cumpra cada uma das atividades que se propôs. Na impossibilidade, reagende para o dia seguinte o cumprimento com prioridade do que ficou em atraso. Em poucos dias, você verá sua agenda “limpa” e sem atrasos.  No entanto, a vida nunca é tão simples. Por isso, esteja preparado para imprevistos que podem atrasar os processos e já programe como será caso eles ocorram.

Prazos e metas na organização pessoal e profissional

Se você não estabelece metas e prazos, você vive uma vida sem controle. Isso envolve desde a pontualidade para acordar e vai até os compromissos familiares mais importantes. Ser pontual em todas as atividades que você se propõe a fazer é uma das principais características de uma pessoa organizada. Por isso, é importante que, além de estabelecer uma ordem de prioridade das tarefas, haja também uma definição de prazos para a conclusão dos processos.

Essas medidas evitam o acúmulo e a sobrecarga de trabalho durante os dias, semanas e meses. Se você não parar para desenvolver a organização pessoal e profissional, logo estará afundando em compromissos, cobranças, demissões ou relacionamentos fracassados.

Desenvolva a organização no ambiente de trabalho

Manter em dia os e-mails, os telefonemas e as atividades diárias estão te sobrecarregando? Então, preste atenção em como você está organizando o seu dia. Você utiliza uma agenda? Timesheet? Estabelece prazos e prioridades? Se você não dedicar tempo para desenvolver essas habilidades, até que elas se tornem um hábito, você girará em círculos de improdutividade no ambiente de trabalho.

Por isso, no início do dia, programe-se e planeje o seu dia. Evite as distrações e organize seu espaço físico. Dessa forma, ficará fácil manter sua concentração com uma mesa de trabalho organizada. Assim, seus níveis de desempenho profissional serão mais bem executados e avaliados.

A organização pessoal e profissional como segredo do sucesso

Ter organização pessoal e profissional engloba diversos aspectos da sua personalidade, relacionados aos seus hábitos e aos métodos com os quais você gerencia o seu bem mais valioso: seu tempo. Por isso, procure simplificar e roteirizar as tarefas do dia a dia; você não precisa viver assoberbado, você só precisa de organização e planejamento. Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Então, compartilhe conosco nos comentários abaixo.