Palavras-chave ABNT: veja como defini-las no seu trabalho acadêmico

Escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é uma tarefa fácil nem rápida. Além de um domínio sobre o assunto que se está escrevendo, uma carga enorme de leitura e prazos curtos para cumprir, ainda é necessário dar conta de diversas exigências técnicas quanto à formatação do trabalho escrito.

Um dos elementos obrigatórios de um trabalho científico é a definição de palavras-chave. Elas aparecem em conjunto com o resumo na parte pré-textual do trabalho, e também na versão em inglês, acompanhando o abstract. Consiste em 3 a 5 termos que ajudam a situar o leitor no tema que a pesquisa irá se desdobrar. Mas apesar de ser um elemento muito pequeno e relativamente rápido de ser feito no trabalho, pode trazer muitas dúvidas para os alunos.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância das palavras chave, como elas devem ser formatadas no trabalho e como escolhê-las. Confira!

Qual a importância das palavras-chave no trabalho acadêmico

As palavras-chave são mais comuns no nosso dia-a-dia do que a maior parte das pessoas imagina. Elas não estão presentes só em trabalhos acadêmicos, mas também em publicações de livros em geral através da ficha catalográfica e em sites, blogs e portais de notícias através das Tags.

O objetivo é facilitar a catalogação e a busca por resultados de sobre um assunto específico, seja em sistemas manuais ou computadorizados. É só colocar o termo ou categoria procurado que as suas informações aparecerão reunidas para consulta.

Já no trabalho acadêmico, ter um bom sistema de catalogação é essencial para que um pesquisador ganhe agilidade no seu trabalho. Assim, ele chega nos textos que realmente farão diferença para a pesquisa que ele está realizando mais rápido e com menos esforço. Isso faz também com que pesquisadores cheguem a trabalhos que normalmente não seriam localizados em uma busca manual. Dessa maneira, as palavras-chave são essenciais para a circulação de da produção acadêmica em escala regional, nacional e internacional.

Daí a importância não só de incluir palavras-chave mas de escolher os termos que irão descrever com maior eficácia o seu trabalho.

As normas da ABNT para as palavras-chave

As regras em relação à normatização das palavras-chave são descritas na NBR 6028, que regula a apresentação de resumos de trabalhos acadêmicos, como as monografias.

Segundo a norma, a palavra-chave é aquela que representa o conteúdo do documento. Ela é preferencialmente escolhida através de um vocabulário controlado, ou seja, a partir de termos comuns à área de pesquisa em que o trabalho se encontra.

A ABNT ainda determina que o campo de palavra-chave deve ser localizado logo abaixo do resumo e as palavras escolhidas devem ser antecedidas pela expressão “Palavras-chave:”.

A normativa não aponta quantas palavras podem ser  podem ser escolhidas para definir o trabalho, mas convencionou-se a utilizar de três a cinco palavras-chave para descrever a pesquisa. Além disso, as palavras ou termos devem ser separadas por um sinal gráfico de ponto e vírgula (;) e finalizadas por um ponto final (.).

A formatação segue o mesmo modelo do texto de todo o trabalho, sendo ela: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

Confira um exemplo de resumo e palavras-chave de uma monografia:

exemplo de resumo e palavras-chave

Como definir as palavras-chave do seu trabalho acadêmico

Agora vamos dar algumas dicas para te ajudar a definir as palavras-chave certas para o seu trabalho.

1. Busque pelos termos mais utilizados no seu texto

Uma boa forma de começar a pensar nas palavras-chave para o seu trabalho é buscar quais são as palavras mais utilizadas no seu texto. Observe quais são as palavras técnicas que aparecem nessa lista e se alguma delas te ajuda a definir o tema do seu trabalho.

2. Utilize termos amplos e também termos específicos

Existem diferentes formas de se estruturar um resumo científico que podem também ser utilizada para a escolha das palavras-chave. Afinal, os termos escolhidos precisam informar sobre quais assuntos aquele trabalho fala, assim como o resumo.

Uma forma muito comum de estruturar um resumo é partir de uma área ampla e ir direcionando o leitor até a especificidade que o trabalho quer tratar e que está contida nesta área. É uma boa saída para quem está com dúvidas sobre o quais palavras-chave escolher.

3. Ao traduzir suas palavras-chave, cuidado com os termos técnicos

Como já falamos anteriormente, as palavras-chave aparecem também na composição do Abstract nos trabalhos acadêmicos. Isso significa que você terá que pesquisar quais são os termos em língua inglesa correspondente aos termos que você utilizou em português.

Cada área do conhecimento tem os seus termos técnicos e a eles podem se revelar muito mais difíceis de serem definidos. Por isso, nossa dica é que você consulte dicionários técnicos com termos da sua área, tenha contato com artigos relacionados ao tema em inglês ou tire suas dúvidas diretamente com o seu orientador ou um professor do curso.