Parágrafo ABNT: as normas indicadas e como fazer a utilização correta

Embora possa parecer uma tarefa simples, a formatação do parágrafo ABNT segundo as normas preestabelecidas é uma atividade que muitos usuários não sabem como executar. Antes de ensinar quais são essas normas, primeiramente você deve saber quais são as especificações estabelecidas para o parágrafo ABNT. Apresentaremos tudo o que você precisa saber para estar por dentro deste tema no presente artigo. Acompanhe.

Afinal, o que é a ABNT?

A sigla ABNT é a abreviatura para Associação Brasileira de Normas Técnicas. Trata-se de um órgão privado, que não possui fins lucrativos. Sua destinação principal é padronizar uniformemente todas técnicas de produção feitas no país. Portanto, tendo em vista que a instituição é um órgão privado, a aplicação das normas para parágrafo ABNTnão pode ser considerada como uma obrigação, pois não são determinações de órgãos públicos.

Assim, a decisão quanto as normas de produção e formatação ficam a cargo de cada entidade. Entretanto, você já deve ter percebido que a utilização oficial das normas para parágrafo ABNT é muito utilizada, principalmente nos trabalhos e dissertações de conclusão de curso, teses e demais defesas de trabalhos acadêmicos. Pode-se dizer que a aplicação dessas normas se tornou um padrão no meio acadêmico.

Isso porque a normatização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais se tornou fundamental para total e ampla compreensão e identificação dos mesmos. Ademais, agrega valor em relação à distribuição dos tópicos, subtítulos e, inevitavelmente, na estética de qualquer trabalho, quer seja um TCC, artigo de texto ou qualquer tipo de produção que utilize as normas de parágrafo ABNT.

A ABNT elaborou diversas normas para serem utilizadas especificamente no Brasil, as chamadas “NBR” (Norma Brasileira). Cada uma delas se destina a uma determinada especificação de produção acadêmica ou científica. Como por exemplo as hipóteses abaixo:

  • NBR 14724: utilizada para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso;
  • NBR 6022: utilizada para artigos em publicação periódica científica impressa;
  • NBR 6023: utilizada para a ideal formatação e ordem em relação às referências utilizadas nos trabalhos (ou seja, trata sobre o modelo de transcrição e informações a serem retiradas de outras fontes);
  • NBR 10520: utilizada para a ideal forma de constar citações em documentos;
  • NBR 6028: utilizada para aplicação dos requisitos de apresentação de resumos e redações, dentre outras.

Quais as normas indicadas para formatação de parágrafos da ABNT?

Conforme vimos acima, todos os trabalhos de conclusão de curso seguem a formatação estabelecida, principalmente em relação à parágrafo ABNT. Uma curiosidade, pouco conhecida, é que essa padronização fornecida pela ABNT também é aplicada para a divulgação das informações na fabricação de produtos (quadros de informação nutricional, por exemplo), normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente, dentre tantas outras.

Sendo assim, as normas de parágrafo ABNT são importantes e devem ser seguidas para contribuir com uma melhor padronização, garantido, assim, o acesso ágil e facilitado para todos os públicos. Portanto, todo empresário, fabricante e fornecedor devem cumprir essas determinações.

No entanto, é no meio acadêmico que as normas de parágrafo ABNT são mais latentes e precisam de uma especial dedicação. Por isso, o estudante deve seguir com atenção as especificações previstas. Assim, as normas mais utilizadas no meio acadêmico são a NBR 14724, de 2011, que detalham os princípios gerais para a elaboração e formatação dos trabalhos de conclusão de curso (graduação, mestrado e doutorado, por exemplo).

As normas subdividem os elementos em  pré-textuais, textuais e pós-textuais, bem como a NBR 6024, de 2003, que apresenta o sistema de numeração progressiva das seções de um documento escrito.

Acompanhe agora a formatação indicada para parágrafo ABNT, bem como todas as demais normas. A base utilizada para executar os comandos foi o Word, que é o programa de produção de textos mais conhecido e utilizado pela esmagadora maiorias das pessoas. Você verá que não há a necessidade de ser nenhum especialista na área de informática ou tecnologia para aplicar as normas. Confira.

Padrão de Parágrafo ABNT

Existe uma formatação padrão para o parágrafo ABNT que deve ser seguida. Assim, temos que o espaçamento entre as linhas deve estar configurado em 1,5, o alinhamento de todo o conteúdo deve ser sempre justificado e o recuo do início do parágrafo deve estar em 15,5. Veja abaixo a síntese dessas informações e confira junto ao seu texto que está sendo formatado:

  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  • Alinhamento do texto: Justificado
  • Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm

Ainda segundo as normas, o espaçamento de 1,5 cm da margem na primeira linha deve ser aplicado cada novo parágrafo ABNT. Um novo parágrafo deve começar sempre dois espaços (pressione duas vezes a tecla Enter) depois de um título ou subtítulo

Fonte padrão parágrafo ABNT

O tipo de fonte deve ser Arial ou Times New Roman. O tamanho da fonte utilizada deve ser o tamanho 12. Para textos especiais, que são as citações diretas mais longas, as notas de rodapé, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações e conteúdo de ilustrações como gráficos e tabelas, deve-se utilizar o tamanho 10. Para facilitar a sua verificação, sintetizamos da seguinte forma:

  • Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tamanho da fonte em textos especiais: 10;
  • Espaçamento para textos especiais: simples.

Margens padrão parágrafo ABNT

Sem dúvidas, esse é um dos pontos mais importantes, e também mais complexos da formatação de acordo com as normas para parágrafo ABNT. Isso porque a configuração da margem é fundamental para o formato correto de um trabalho, podendo prejudicar todo o conteúdo do trabalho.

Assim, de acordo com a NBR 14724:2011, que regula as configurações de trabalhos acadêmicos, a margem da folha deve ter 3 cm no canto esquerdo superior e no verso direito superior, e 2 cm no canto direito inferior e verso esquerdo inferior. Sintetizando, para a sua conferência:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;

Muita atenção, pois todas essas medidas de margem apresentadas deverão ser utilizadas em uma folha cujo tamanho da página seja em formato A4.

Capa padrão parágrafo ABNT

A ABNT, através da NBR 14724:2011 atribuiu a capa dos trabalhos como sendo um elemento obrigatório. E como não poderia ser diferente, ela exige a apresentação da seguinte ordem de informações:

  • Nome da instituição;
  • Nome do autor;
  • Título;
  • Subtítulo;
  • Local da instituição onde será apresentado.

Numeração de páginas padrão parágrafo ABNT

A ABNT estabelece uma regra para a numeração das páginas. Ela deve aparecer a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito da folha e a 2 cm da borda superior. Dessa forma, caso o documento já esteja com a margem padronizada segundo as normas para parágrafo ABNT, basta inserir a numeração de página, escolhendo a opção de marcação no início da página.

Citações padrão parágrafo ABNT

As citações são uma das questões mais importantes do TCC, especialmente para os trabalhos mais teóricos. E elas também receberam especial atenção por parte da ABNT. Assim, tenha em mente que a formatação das citações tem uma carga de relevância significativa, pois uma citação mal elaborada ou esquecida, pode gerar plágio, e causar, no mínimo a sua reprovação, sem contar outros problemas. Elas são subdivididas em três modelos:

  • Citação Indireta: utilizada para a citação indireta, como o próprio nome já diz. Você pode apenas escrever a ideia do autor utilizando as suas próprias palavras, no corpo do texto. Neste caso não haverá necessidade de qualquer formatação extra.
  • Citação Direta Curta: essa modalidade consiste num trecho copiado de outro autor. Ela não pode ultrapassar 3 linhas e o conteúdo precisa estar entre aspas, referenciando o autor da citação.
  • Citação Direta Longa: quando o trecho copiado de outro autor ultrapassar 3 linhas, ele deve ser formatado de uma maneira específica, constando em um novo parágrafo, com recuo entre 4 e 6 centímetros da margem esquerda e com espaçamento simples. Você pode referenciar o autor no parágrafo anterior ou na própria citação direta longa.

Aprendeu a formatar corretamente o seu trabalho de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT?

Esperamos que com este artigo, em que tratamos sobre as normas para parágrafo ABNT e suas regras de formatação de texto, você possa ter entendido suas funções e o modo como aplica-las. Nosso intuito é fornecer uma familiarização com o tema, desmitificando a falsa ideia de que essa é uma tarefa para especialistas.