Pensamento positivo: o poder das palavras e os benefícios para sua carreira

Você se considera uma pessoa fundamentalmente otimista ou pessimista? Se você respondeu pessimista, já imaginou o quanto esta característica interfere em sua vida profissional? Acredite, seu pensamento reflete diretamente sobre resultados que te levam ao sucesso ou ao fracasso. Se você deseja alavancar sua carreira profissional, acaompanhe a leitura a seguir e entenda mais sobre o poder dos pensamentos positivos no trabalho.

O poder das palavras

Estudos comprovam que as palavras têm um poder real sobre a matéria. O cientista japonês Masaru Emoto provou ao longo dos anos os reflexos das palavras e pensamentos positivos e negativos sobre a matéria.

Em um de seus experimentos, ele separou porções de arroz em três potes. Em um pote, ele escreveu uma frase negativa; em outro, uma frase positiva; e o terceiro foi ignorado. Para os dois primeiros potes, ele repetia as palavras (positivas ou negativas) diariamente. O resultado foi revelador: no pote com palavras positivas, o arroz fermentou naturalmente. No pote ignorado, o arroz embolorou. No pote de palavras negativas, ele ganhou uma coloração preta.

Este é um dos exemplos do poder que o pensamento e as palavras podem ter sobre a vida de um indivíduo. Então, que tal usá-las em seu favor na vida profissional?

Reflexo do pensamento no trabalho

Pensamentos diferentes geram atitudes diferentes. Como disse Henry Ford, “Se você acha que consegue ou se acha que não consegue, de qualquer forma você está certo.”

Isto quer dizer, por exemplo, que as pessoas que reclamam constantemente direcionam menos energia para a resolução de problemas do cotidiano.

Por outro lado, pessoas que pensam de forma mais positiva alcançam mais resultados, já que acreditam que possuem condições de resolução e agem para tal. Assim, a consequência de pensamentos positivos no trabalho é o alcance de mais resultados e de forma mais rápida, levando à conquista do sucesso profissional.

Pensamento positivo e resiliência

Não tem como pensar em pensamento positivo sem pensar em resiliência. A resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado normal após ser exposto a uma situação que teste sua resistência.

Imagine um elástico, que pode ser esticado a ponto de atingir um tamanho muito maior que o seu natural. Mas, ao ser solto, volta rapidamente ao seu estado inicial. A resiliência humana também é assim: a capacidade de um indivíduo de alcançar seu equilíbrio, mesmo após a exposição a situações estressoras.

veja também:
Trabalhar sob pressão: como lidar e o que responder em uma entrevista

Pessoas que pensam positivo possuem (ou desenvolvem) uma maior capacidade de resiliência. Mesmo quem não é naturalmente tão resiliente pode também desenvolver esta capacidade.

Ressignificar as experiências

Uma característica importante de quem é otimista é saber ressignificar as experiências. Isto significa dar um novo significado a elas. Como assim? É como na metáfora do copo pela metade: você pode olhá-lo como meio cheio ou meio vazio.

Na ressignificação, o indivíduo exercita uma nova forma, mais positiva, de pensar uma experiência. Portanto, após enfrentar um desafio no trabalho, o profissional pode reclamar e se questionar por que deu errado. Já o otimista pode pensar em como fazer para mudar o cenário presente.

Parte importante do exercício de ressignificar é parar de focar no passado. Afinal, não temos o poder de mudá-lo. Perguntar-se os porquês mantém o foco do indivíduo no passado, em algo que não está sob seu controle.

Por isso, mude os “porquês” pelo “como”: como a situação pode ser melhorada? Este simples exercício muda seu foco para o presente e futuro.

Ressignificar é parte importante do processo de mudança de pensamento e, consequentemente, traz consequências positivas para sua vida profissional.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é fundamental para relações saudáveis no trabalho e para o sucesso profissional. Ela diz respeito à capacidade de compreender e controlar suas emoções, além da sensibilidade para entender e saber lidar com as emoções dos demais.

O poder de pensar positivo é uma habilidade de pessoas que possuem inteligência emocional desenvolvida. Estas pessoas são mais autoconfiantes, e assim possuem mais facilidade para conquistar resultados positivos.

Em contrapartida, focar no negativo pode impedi-lo de ver os aspectos positivos, e consequentemente, afastá-lo de alcançar um objetivo em qualquer campo da vida, inclusive na profissional.

Benefícios do pensamento positivo

Pessoas otimistas são influenciadoras. É contagiante ter alguém com pensamento positivo por perto. Assim, ao praticar o pensamento positivo no trabalho, você ajuda não apenas a si mesmo, mas aos colegas com quem trabalha.

Como citamos no início, pessoas que pensam positivamente chegam mais facilmente aos resultados. Não por que são ais capazes que os demais, mas porque seu foco está para a solução.

veja também:
Pirâmide de Maslow: a influência das necessidades humanas no trabalho

Além disso, a ciência comprova que o pensamento positivo afasta doenças cardíacas e outras doenças associadas ao estresse, como depressão, hipertensão e enxaqueca.

Como desenvolver o pensamento positivo

Um fato sobre a vida é que todo mundo passará por desafios. A diferença é como lidamos com eles. Se você quer desenvolver o hábito de pensar de forma mais positiva no trabalho, siga as dicas a seguir:

1. Celebre até as pequenas conquistas

Sua autoestima irá melhorar ao reconhecer as realizações do dia a dia de trabalho. Elas darão mais motivação para continuar no cainho do otimismo e galgar resultados cada vez maiores.

2. Pratique o bem estar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, somente é possível alcançar um completo bem estar quando atingimos o equilíbrio entre a saúde mental, física, social e espiritual. Por isso, busque sempre o equilíbrio na vida. Assim, será mais fácil manter-se otimista diante dos percalços da rotina profissional.

Prática de atividades físicas, meditação e ter um hobby ajudam para este objetivo.

3. Gratidão

Exercite a gratidão diariamente. Retire um breve momento de seu dia para lembrar e agradecer. Este simples exercício é eficaz e promove até a produção de hormônios do bem estar.

4. Busque inspirações

Quando estiver difícil de focar no positivo, busque inspirações em músicas, frases, livros, filmes ou palestras.

Pense positivo e conquiste o sucesso

Coloque em prática diariamente as dicas apresentadas aqui e observe a mudança acontecer ao seu redor. Desta maneira, você estará cada vez mais próximo do sucesso profissional desejado.

Espero que este conteúdo seja útil para você. Caso ele o tenha ajudado, compartilhe-o e continue nos acompanhando.