32 perguntas para entrevista de emprego mais comuns

Você está se preparando para um processo de seleção e não faz ideia sobre as perguntas e respostas para entrevista de emprego? Leia o nosso post e veja os exemplos que separamos para você.

Observe as perguntas e veja a resposta mais adequada para cada uma delas. Treine bastante em casa antes de ir para a seleção e esteja preparado para a temida entrevista, sempre com a resposta na ponta da língua.

Pergunta 1: Fale-me sobre você

Resposta:

Sou formado em X na Universidade X e já trabalhei em diversas empresas onde aprendi sobre X, Y, Z. Quando consegui um contrato X para a empresa que trabalhava foi o momento mais importante da minha carreira porque foi um grande desafio no meu trabalho. Atualmente estou desenvolvendo algumas habilidades como X, Y e Z e pretendo fazer carreira na área X porque é uma área que sempre me despertou interesse. Nos tempos livres gosto de fazer X, Y e Z.

Pergunta 2: Por que deixou o seu último emprego?

Resposta:

A empresa em que eu trabalhava começou a passar por situações difíceis e iniciou o corte de gastos, fazendo demissão em massa. Infelizmente, eu fui um desses funcionários demitidos. Mas gostava muito de trabalhar como X porque é o que eu realmente almejo para minha carreira.

Pergunta 3: Qual a sua experiência nessa área?

Resposta:

Trabalhei na empresa X como Y durante mais de 5 anos. Liderei uma equipe de mais de 30 pessoas, sempre trabalhando com X, Y e Z. Por isso, acredito que tenho a experiência necessária para assumir essa função.

Pergunta 4: Você se considera um homem/mulher de sucesso?

Resposta:

Acredito que sou um homem de sucesso porque desde a minha formação em X venho alcançando meus objetivos como X, Y e Z, trabalhando incansavelmente, me dedicando em tudo o que faço. Ainda preciso alcançar X e Y em um futuro muito próximo. Para isso, estou estudando X e pretendo entrar nessa empresa para atingir mais rápido o meu objetivo.

Pergunta 5: O que seus colegas de trabalho pensam sobre você?

Resposta:

O André disse que nunca tinha trabalhado com uma pessoa tão organizada e concentrada. Já o Vitor sempre elogia o meu relacionamento com os outros colegas porque estou muito disponível para ouvi-lo.

Pergunta 6: O que você conhece sobre a nossa empresa?

Resposta:

Sei que a empresa é a primeira do Brasil em vendas de X e que possui uma plano de expansão para a América do Sul ainda dentro deste ano. Vi que no ano passado a empresa conquistou o prêmio X, valorizando ainda mais seu trabalho com a comunidade Z.

Pergunta 7: O que você fez para melhorar os seus conhecimentos técnicos no último ano?

Resposta:

Na empresa X fiz cursos de X, Y e Z para aprimorar minha habilidade em X. Mas paguei o curso X que ajudou no desenvolvimento das minhas tarefas na área Y. Neste momento estou fazendo o curso X que vai me ajudar a aplicar X, Y e Z neste trabalho.

Pergunta 8: Você está participando de outras seleções?

Resposta:

Neste momento estou participando apenas desta seleção porque sempre quis trabalhar com vocês. Por isso, ainda não procurei outro processo seletivo.

Pergunta 9: Por que você deseja trabalhar nesta empresa?

Resposta:

Porque esta empresa é muito reconhecida na área X e seus colaboradores elogiam muito a organização, a missão e os valores desta companhia. Além disso, esta é uma grande oportunidade para desenvolver meu trabalho na área X e crescer profissionalmente em busca de resultados positivos para a minha carreira e para a empresa.

Descubra mais 20 respostas a essa pergunta

Pergunta 10: Quais são os seus maiores defeitos?

Resposta:

Em alguns momentos, gasto bastante tempo em uma tarefa que eu poderia delegar. Faço isso porque gosto de me certificar que tudo está sendo bem feito, pois não gosto de falhar. Outro ponto é que a organização não é um dos meus pontos fortes, mas aprendi a gerenciar meu tempo de acordo com as minhas tarefas, o que fez melhorar consideravelmente a minha organização.

Pergunta 11: Qual o salário você considera justo?

Resposta:

Eu acredito que o salário justo é aquele praticado no mercado de acordo com a carga horária exercida. Além disso, o fato da empresa conceder benefícios especiais é uma forma de valorizar os seus colaboradores.

Pergunta 12: Como você trabalha em equipe?

Resposta:

Procuro ter um bom relacionamento com todos que fazem parte da equipe em que trabalho. Para isso, sempre estou disponível a ouvi-los, pratico o feedback contínuo e busco ajudar os outros colegas no desenvolvimento das suas tarefas.

Pergunta 13: Quanto tempo você pretende trabalhar conosco?

Resposta:

Pretendo trabalhar bastante tempo com vocês, sempre desenvolvendo um bom trabalho que venha atender às necessidades da empresa.

Pergunta 14: Se você já demitiu alguém, fale como se sentiu.

Resposta:

Aprendi que a demissão faz parte do processo de uma empresa. Por isso, todas as vezes em que tive que demitir alguém, sempre fiz muito consciente de que era para ser feito, pois preciso defender os propósitos da empresa onde trabalho.

Pergunta 15: Qual foi a sua maior conquista?

Resposta:

No ano passado fui considerado o melhor vendedor porque consegui sair de uma venda X no início do ano para uma venda Y no final do ano.

Pergunta 16: Você não acha que possui qualificações demais para esta vaga?

Resposta:

Acredito que tenho muitas qualificações para a função, mas isso só tem a contribuir para a empresa, já que entendo muito bem sobre o trabalho e tenho total capacidade de assumir a vaga para alcançar bons resultados para a empresa.

Pergunta 17: O que o diferencia dos outros candidatos?

Resposta:

Considero a minha formação em X e a minha experiência na área Y o meu grande trunfo para assumir essa vaga. Além disso, possuo habilidades em X, Y e Z que me ajudam a alcançar bons resultados como X, Y e Z.

Pergunta 18: Explique como você poderia ser útil para a empresa?

Resposta:

A minha experiência na área X por mais de 10 anos me fez ser um profissional com habilidades X, Y e Z. Sei que a empresa precisa de uma pessoa com espírito empreendedor e que faz uma boa gestão de pessoas para bater as metas em X e alcançar o resultado em Y.

Pergunta 19: Por que deveríamos contratá-lo?

Resposta:

Possuo experiência na área X, Y e Z que é o carro chefe desta empresa. Além disso, tenho habilidades em X, Y e Z e já conquistei diversos prêmios na área. Estou disposto a dar o meu melhor para que a empresa alcance todos os resultados esperados, desenvolvendo minhas tarefas sempre com X, Y e Z.

Pergunta 20: Qual animal gostaria de ser?

Resposta:

Me comparo ao leão porque tenho um espírito de liderança, estando sempre a frente de projetos tanto na minha vida acadêmica quanto na minha carreira profissional.

Pergunta 21: O que mais irritava você no trabalho dos seus colegas?

Resposta:

Sempre procurei manter um bom relacionamento com meus colegas de trabalho, mas quando percebo que um deles está com alguma dificuldade, procuro entender o motivo e tentar ajudá-lo. Por isso, não há algo que me irrita.

Pergunta 22: Qual foi o último livro que você leu?

Resposta:

O último livro que li foi “Wikinomics – Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio”. No livro eu tive a oportunidade de entender como as colaborações em massa na sociedade atual são importantes para o desenvolvimento da economia.

Pergunta 23: Descreva aquele que seria o “emprego dos sonhos” para você.

Resposta:

Acredito que o emprego dos sonhos é aquele onde eu possa desenvolver minhas habilidades como X, Y e Z. Além disso, trabalhar em uma empresa em que o seu trabalho é valorizado é um grande sonho que almejo alcançar trabalhando com vocês.

Pergunta 24: Dê 3 exemplos de qualidades que você tem.

Resposta:

Sou um profissional extremamente organizado porque consigo dividir minhas tarefas e estabelecer prioridades. Para isso, faço uso do software X que me ajuda na organização das listas de tarefas.

Outra qualidade é a flexibilidade, pois nunca tive dificuldades para me adaptar às situações adversas. No meu último emprego precisei ser transferido para outro horário de trabalho e não tive dificuldades para fazer isso.

Não tenho medo de assumir responsabilidades e sempre procuro ter iniciativa em meus projetos. No meu último emprego precise resolver uma situação inesperada e tive que agir com X e Y para solucionar o problema de imediato.

Pergunta 25: O que você faz nas suas horas vagas?

Resposta:

Nas minhas horas vagas eu procuro estar com a minha família, ir ao cinema, ouvir uma boa música, ler um livro e estudar para me aprimorar na minha área.

Pergunta 26: O que motiva você a trabalhar melhor?

Resposta:

O que mais me motiva são os desafios da profissão X, o espírito de realização profissional  e ser reconhecido pelo meu trabalho que desenvolvo com muita dedicação.

Pergunta 27: Você teria disponibilidade de mudança?

Resposta:

Tenho disponibilidade de mudança de cidade, estado e até de país, caso seja da necessidade da empresa. Como sou uma pessoa solteira, não preciso consultar minha família para isso.

Pergunta 28: Qual é a sua maior força?

Resposta:

Acredito que a minha capacidade de priorizar a resolução de problemas é uma das minhas maiores forças. Além disso, tenho uma grande capacidade de trabalhar sob pressão e de liderança que aliada aos meus conhecimentos técnicos me ajudam a trabalhar com muita força.

Pergunta 29: O que é mais importante para você: dinheiro ou trabalho?

Resposta:

O dinheiro é algo importante para conquistar bens pessoais, mas não há nada que pague a satisfação que é trabalhar naquilo que você ama.

Pergunta 30: Você já teve algum problema com o seu superior hierárquico?

Resposta:

Não lembro de ter tido qualquer problema com meus superiores porque sempre procuramos manter um bom relacionamento. Acredito que todos eles sempre foram muito respeitosos, valorizaram o meu trabalho e consegui aprender muito com o trabalho de cada um.

Pergunta 31: Você tem disponibilidade para trabalhar fazendo horas extras, à noite e final de semana?

Resposta:

Estou disposto a trabalhar conforme a necessidade da empresa. Se precisar ficar mais um pouco para concluir uma tarefa, não vejo problemas nisso. Tenho disponibilidade para trabalhar durante a noite e não tenho objeção alguma para trabalhar aos finais de semana.

Pergunta 32: Como é o seu estilo de gestão?

Resposta:

Sou um verdadeiro gerador de consenso e altero o estilo conforme a necessidade da situação. Procuro ouvir meus colaboradores, oriento cada um deles na execução das suas tarefas, observo quando um funcionário está com dificuldades e procuro desenvolvê-los para alcançar os seus objetivos.

As perguntas e respostas para entrevista de emprego podem causar certa insegurança nas pessoas porque um processo de seleção é algo inesperado. Mas com as nossos exemplos você estará mais preparado para qualquer pergunta do recrutador.