Você já ouviu falar no termo: pessoas tóxicas? Entenda mais sobre elas!

É fato que ninguém é 100% feliz, grato, satisfeito e positivo, o tempo todo. Afinal, todo ser humano passa por momentos de ganho e, também, de perdas; e é nesse ponto em que o equilíbrio emocional deve se fazer presente, para que seja possível encarar a situação, aprender o que for necessário e não disseminar negativismo, mau humor e ingratidão, que é o que as pessoas tóxicas fazem. Entenda mais sobre as pessoas tóxicas e saiba como evitá-las.

O que são pessoas tóxicas?

Pessoas tóxicas são aquelas que enfatizam sentimentos e sensações ruins, tendo sempre uma visão, opinião ou percepção negativa, de tudo. Essas pessoas são assim em seu cotidiano e, com isso, acabam minando a energia e o bem-estar de quem está a sua volta.

Infelizmente, essas pessoas têm sido muito comuns no ambiente de trabalho. Seja pelo estresse do dia a dia, pela intenção subentendida de desmotivar os colegas a fim de alcançar maior destaque ou até mesmo pelo posicionamento da pessoa diante da vida, de encarar tudo pelo lado ruim: não importa. Passar longe dessas pessoas é fundamental, para que você não se prejudique, se tornando uma pessoa tóxica também.

Como identificar as pessoas tóxicas?

Nem sempre é fácil identificar quem são as pessoas tóxicas. Afinal, não raro elas parecem pessoas entusiasmadas, interessadas e agradáveis de conversar. Inclusive porque muitas vezes, as pessoas tóxicas nem se dão conta de que são assim, pois, nem sempre esse comportamento é uma questão de conduta.

Seja por problemas emocionais, transtornos, desvios psicológicos, etc.; as pessoas podem se tornar tóxicas e sequer percebem que se comportam assim e que precisam de ajuda. De qualquer forma, essas pessoas tendem a minar as energias de quem está ao seu redor.

Portanto, se você não for um profissional bem preparado para lidar com isso (como um psicólogo ou psiquiatra) e ajudar, é melhor evitar essas pessoas para que não seja contaminado. Saiba então como identificar as pessoas tóxicas:

1. Cultivam sentimentos ruins como orgulho, inveja e ciúmes

Talvez essa seja a principal característica das pessoas tóxicas. Elas vivem imersas nesses sentimentos e quase nunca se dão conta disso, sendo que vivem baseadas em palavras e ações consequentes desses sentimentos ruins. Isso acaba se tornando um “poço sem fundo”, pois, essas pessoas não enxergam seus próprios valores e conquistas, nunca estando satisfeitas com o que são ou o que tem, se tornando cada vez mais tóxicas e infelizes.

2. Se fazem de vítima com frequência

Pessoas tóxicas gostam de serem vistas como coitadinhas e vítimas de todas as situações; fazendo de tudo para ser o centro das atenções, sempre.

3. Ela sempre está certa e todos os demais, errados

Como vítima que sempre é, a pessoa tóxica jamais reconhece os seus erros. Por isso, sempre tem alguém em mente para acusar, se colocando como uma pessoa “coitada” que ninguém reconhece, e toda e qualquer situação.

4. Culpam os outros por suas falhas e fracassos

As pessoas tóxicas nunca reconhecem os seus erros, mas se por acaso se dão conta (ou não tenha como negar que a culpa é dela) de que falhou ou fracassou, elas arrumam um meio de responsabilizar outra pessoa por ter falhado ou fracassado.

5. Incentivam e praticam o pessimismo

Essa é a maneira mais fácil de identificar uma pessoa tóxica: ela sempre tem uma visão ou opinião negativa, de tudo. Elas têm grande facilidade em ver o lado negativo das situações, incentivando as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo, e convencendo-as. Chega a ser impressionante como essas atitudes conseguem contaminar um ambiente inteiro e muitas pessoas, por isso, as pessoas tóxicas são um perigo para qualquer empresa.

6. São egocêntricas e egoístas

Como as pessoas tóxicas pensam que sempre estão certas, sabem de tudo e nunca fracassam; elas são extremamente egoístas e egocêntricas. Apesar de nunca considerarem que são boas o suficiente e terem dificuldade em reconhecer os seus ganhos, elas gostam muito de falar de si, contando vantagens e esperando que os outros a admirem e a reconheçam, já que no fundo, elas têm dificuldades para se auto admirar.

7. Colocam você contra os outros e em situações que você tenha que optar por um lado

Não é raro ver ou vivenciar situações no ambiente corporativo em que há as famosas “picuinhas”. Normalmente, elas são ocasionadas pelas pessoas tóxicas, que fazem o famoso “leva e traz”, contagiando as pessoas com fofocas e intrigas, para jogar um contra o outro, a fim de desestabilizar o ambiente ou ser reconhecida como uma pessoa “que alerta os outros sobre o comportamento ruim de um outro colega.

8. Não reconhecem seus erros, muito menos se desculpam

Se elas nunca erram, obviamente que as pessoas tóxicas nunca se desculpam. Afinal, isso demonstraria humildade e empatia, sentimentos que raramente essas pessoas têm. Há situações em que, inclusive, elas distorcem os fatos para poder se eximir da culpa e culpar o outro.

9. São manipuladoras

A principal arma das pessoas tóxicas é o alto poder de persuasão. Elas têm um excelente dom de convencimento, podendo até mesmo fazer com que você se sinta em dívida ou com pena dela, para conseguirem a sua ajuda. Além disso, costumam ter um papo interessante, com argumentos para te convencer.

10. Normalmente são pessoas muito infelizes

O mais triste disso tudo é que as pessoas tóxicas costumam ser MUITO infelizes, principalmente, porque no fundo, elas sabem que afastam as pessoas e que tendem a ficar isoladas para viver uma vida de aparências. O problema é que elas não reconhecem que são as próprias causadoras dessa situação, culpando os outros e se tornando vítimas de suas próprias ações.

Aprenda a evitar as pessoas que tem esse perfil e não sofrer com elas

Vale ressaltar que, não é porque você não concorda com uma opinião de uma pessoa, que ela é tóxica, afinal, opiniões sempre podem divergir. Uma pessoa tóxica, possui o comportamento citado acima, sempre.

Aprenda então como evitar esse tipo de pessoa, para ter uma vida mais tranquila e positiva, seja no trabalho ou até mesmo na família ou no convívio social; e como agir para não se deixar impactar pelo jeito negativo delas:

  • Ao começar em um novo trabalho, observe as pessoas e preste atenção nas opiniões que todos têm, uns sobre os outros. Quando muitas pessoas têm uma opinião parecida sobre alguém, considerando as características acima citadas, há grandes chances de que seja, de fato, uma pessoa tóxica;
  • Não ceda aos caprichos de uma pessoa que você considera tóxica;
  • Evite se explicar ou se justificar para as pessoas tóxicas, isso só fará você gastar energia com algo que não surtirá efeito;
  • Não espere pedidos de desculpas ou reconhecimento dessas pessoas. Siga em frente e releve;
  • Evite conversas ou discussões com pessoas tóxicas. Não seja mal-educado ou grosseiro, mas não alimente um convívio ou amizade;
  • Mantenha pensamentos, palavras e atitudes otimistas e alegres, ainda que seja durante uma conversa com uma pessoa tóxica;
  • Não permita que o negativismo de uma pessoa tóxica de contamine. Tenha em mente que o problema está nela e que manter uma postura positiva e otimista, é sempre o melhor caminho.

Rodeie-se de pessoas gratas, alegres e positivas!

Com a ajuda dessas informações que você viu aqui, saiba identificar as pessoas tóxicas do seu convívio e evite-as. Claro que, assim como dito no início do artigo, todo mundo passa por momentos ruins e, por isso, é preciso ter cuidado para identificar as pessoas realmente tóxicas, sem confundi-las com quem está apenas passando por um momento ruim e, inclusive, possa estar precisando da sua ajuda.

De qualquer forma, semeie gratidão, empatia, alegria, respeito e todo tipo de pensamento e ação, positivos. Certamente essas atitudes atrairão pessoas nada tóxicas, para perto de você! Aproveite as dicas desse conteúdo!

3000