Aprenda como usar o Pinterest e crie já sua conta

O Pinterest é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e até de vídeos. Nascida em 2009, a plataforma já conta com mais de 250 milhões de usuários. Sabe aqueles quadros de cortiça de escritório, com avisos presos por meio de alfinetes? Esta é a inspiração do Pinterest. Seu nome, inclusive, é a junção da palavra inglesa pin(alfinete) e interest(interesse). Quer abrir uma conta e aprender a usar esta rede social? Então confira a leitura a seguir.

O que é o Pinterest e para que serve

A proposta do Pinterest é de ser como um compilado de painéis com imagens virtuais. Para utilizá-lo, é possível navegar pelo site ou baixar o aplicativo para seu dispositivo móvel. Apesar de ser amplamente usado como um recurso de entretenimento e interesses, o Pinterest vem cada vez mais ganhando espaço como uma ferramenta de divulgação de trabalho.

Se você é estilista, arquiteto, designer de interiores, personal organizer, fotógrafo, etc., suas pastas poderão funcionar como um portfólio. E mesmo para os demais negócios, basta usar sua criatividade para criar conteúdo que atraia clientes em potencial.

Pinterest: entrar

Se você ainda não possui uma conta no Pinterest, veja como é simples criar uma: entre no site ou baixe o aplicativo. Você verá as opções de entrar com sua conta do Google, Facebook ou Twitter, ou simplemente criar uma conta. O Pinterest é gratuito e o cadastro é muito rápido.

Preencha seu perfil e escolha uma foto. Você pode também acrescentar links de suas redes sociais. Após concluir o preenchimento do perfil, você será convidado a selecionar assuntos de seu interesse. A partir desta lista, o Pinterest apresentará sugestões para você começar a seguir.

Se você logou com sua rede social, a plataforma também apresentará sugestões para seguir amigos das outras redes e que também estejam no Pinterest. Em seguida,  com base nas páginas que você segue, a plataforma apresentará mais sugestões.

O seu feed será preenchido com imagens das páginas que você segue e demais sugestões, conforme seus interesses.

Como usar o Pinterest profissionalmente

Se seu objetivo ao criar a conta for profissional, como usar o Pinterest para vender ou divulgar seu trabalho, a plataforma permite a criação de uma conta Business. Neste caso, aproveite para inserir sua logomarca como foto de perfil, além de vinculá-lo ao seu site, blog e/ou demais redes sociais.

veja também:
8 aplicativos para procurar emprego e conseguir já a sua colocação profissional

Ainda no preenchimento do perfil, descreva em poucas palavras o seu trabalho. Atente-se para o uso de palavras-chave para aparecer em mais buscas. Aplicar as ferramentas de SEO, como palavras-chave, é fundamental se você busca meios de como aparecer no Pinterest para seu público-alvo.

Através da conta Business, o usuário tem acesso a recursos incríveis como o Analytics. A partir da análise das métricas, é possível melhorar seu desempenho, personalizar seu conteúdo para atingir o público desejado.

Navegando pelo seu feed

Seja na conta pessoal ou profissional, a navegação na plataforma é a mesma. No topo da tela, é possível realizar pesquisas de assuntos de seu interesse. Ao digitar um termo que procura, ainda é possível filtrar sua busca por:

  • Todos os pins;
  • Seus pins;
  • Pins de produto;
  • Vídeos;
  • Pessoas;

Ao clicar em uma imagem, você pode:

  • Enviar para amigos do Pinterest;
  • Compartilhar externamente;
  • Salvar em uma pasta;
  • Seguir o autor do pin;
  • Clicar no link de redirecionamento para outra página, como blog;
  • Deixar um comentário;
  • Adicionar uma foto relacionada;
  • Baixar a imagem.

Você pode também curtir ou repinar (como o recurso de compartilhamento do Facebook).

Pelo computador, é possível instalar o botão “pinar” em seu navegador de internet. Este botão permitirá que um link seja salvo em sua conta do Pinterest com aquela imagem, originária de qualquer site da web.

Para instalar esta função, clique no “+” que aparece no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique em “Obtenha nosso botão para navegador”.

Pastas no Pinterest

Para maior interação, você pode também criar seus painéis (boards ou pastas). Para isso, clique na foto de perfil. Em seguida, clique no “+” do topo da página e selecione a opção “criar pastas”.

Em seguida, você deverá dar um título à sua nova pasta e escolher se o conteúdo estará oculto ou visível. Se quiser ocultá-la, basta clicar em “mantenha esta pasta secreta”. Neste caso, só poderão visualizar esta pasta você e as pessoas que você convidar.

Já para divulgar seu negócio, você pode criar pastas com formato de artigo, mas em imagens. Por exemplo: “Passo a passo para…”, ou “10 ideias de….”, ou “Os 5 melhores…”. Enfim, solte sua criatividade.

Crie seus próprios pins

Você pode também criar pins, ou seja, conteúdos em imagens ou vídeos que poderão ser salvos por outros usuários.

veja também:
Como excluir Instagram: veja o passo a passo temporário e definitivo

Para isso, clique novamente em “+”, na parte superior da página inicial, e selecione a opção “criar pins”. Você poderá carregar imagens de seu computador ou da internet. Arraste o arquivo para o quadro ou clique e selecione-o na pasta desejada. O Pinterest recomenda imagens no formato .jpeg e com menos de 32MB.

Em seguida, acrescente um título e a descrição do seu pin com até 500 caracteres. Se o uso de sua conta for para fins profissionais, o próprio Pinterest sugere que suas descrições sejam mais sucintas, com até 210 caracteres.  Seja objetivo, pois, de acordo com o Pinterest, os 50 primeiros caracteres são os que mais aparecem no feed. E não se esqueça de adotar as estratégias de SEO.

Você pode também adicionar um link de destino, como o seu site ou seu contato no Whatsapp, por exemplo. Se sua imagem for originária de outro site, o link já estará vinculado. Em seguida, salve e pronto! Seu pin já está ativo.

Seus pins poderão ser compartilhados via Whatsapp, Facebook, Twitter, e-mail ou de qualquer outra forma desejada pelo usuário.

Para melhorar a experiência, as imagens mais atrativas e de melhor aproveitamento são imagens compridas, preferencialmente de 735×1102 pixels.

Comece já a usar o Pinterest

Aqui, apresentamos como começar já a usar o Pinterest. No caso de contas empresariais, quanto maior a utilização dos recursos e dicas acima, maiores serão as chances de atrair seu público-alvo, além de receber mais visualizações e repins.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Caso o artigo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas como estas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.