Pirâmide de Maslow: a influência das necessidades humanas no trabalho

Muitos estudos sobre aspectos psicológicos do ser humano são de grande contribuição para o campo empresarial. Uma delas é a Teoria das Necessidades Humanas, popularmente conhecida como Pirâmide de Maslow. Conhecer mais sobre esta teoria pode ser de grande contribuição para aumentar o engajamento e diminuir a rotatividade dentro da organização. Ficou interessado em saber mais? Então confira a leitura deste artigo.

Hierarquia das Necessidades Humanas através da Pirâmide de Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu pesquisas significativas no campo de motivação e necessidades humanas. A teoria que mais se destacou dentre seus estudos e se tornou mundialmente conhecida é a das Necessidades Humanas, que passou a ser chamada de Pirâmide de Maslow.

Nela, Maslow elencou, em ordem de prioridade, o conjunto de necessidades que, quando combinadas, permitem o alcance da satisfação, seja ela pessoal ou profissional. Por isso sua teoria se tornou tão importante no campo organizacional.

Pirâmide de Maslow no marketing

Um dos campos no qual a Pirâmide de Maslow é bastante popular é no marketing. Afinal, para conquistar o sucesso na venda de um produto ou serviço, nada mais importante do que entender o comportamento de seu público-alvo. Quanto mais elementos da pirâmide estiverem associados ao produto ou serviço, maiores as chances de conquistar o consumidor.

Pirâmide de Maslow para empresas

Além do marketing, a Pirâmide de Maslow empresarial também é bastante utilizada. A principal contribuição da Pirâmide de Maslow no trabalho é permitir conhecer melhor seus colaboradores. Com isso, é possível alcançar e manter bons níveis de motivação e desempenho da equipe a partir de ações estratégicas.

Aspectos que vão desde a missão, visão e valores da empresa, seu clima organizacional, oferta de plano de carreira e benefícios podem ter relação direta com o atendimento às necessidades de seus colaboradores.

Como aplicar Pirâmide de Maslow

A seguir, você conhecerá as necessidades que aparecem na pirâmide em ordem de prioridade. Apontaremos também como estes aspectos podem estar relacionados ao trabalho, permitindo assim sua aplicação dentro da organização.

veja também:
6 vídeos motivacionais para despertar o melhor de sua equipe

1. Fisiologia

O aspecto fisiológico está na base da pirâmide, ou seja, é a necessidade mais fundamental do ser humano. Isto porque ela diz respeito às necessidades básicas que precisam ser atendidas para a manutenção da sobrevivência. Dentre elas, estão o sono, a sede, fome e abrigo.

Estas necessidades são cobradas inclusive pela legislação trabalhista, que prevê condições mínimas de trabalho para preservar a integridade do funcionário. Alguns exemplos são a carga horária máxima permitida, os intervalos de descanso para as refeições e ambientes adequados.

2. Segurança

A partir da segunda necessidade mais importante segundo a teoria de Maslow, estão presentes aspectos psicológicos. A necessidade de segurança diz respeito à integridade do corpo, da família e da propriedade. Um exemplo de como atender esta necessidade é através da oferta de plano de saúde. Não é por acaso que este é um dos principais benefícios buscados pelos colaboradores.

A necessidade de segurança também pode é atendida quando o profissional sente estabilidade e solidez no trabalho, por exemplo.

3. Social

A terceira necessidade mais importante na hierarquia da pirâmide é a social. Ela está relacionada à necessidade de amor, família, bons vínculos de amizade e pertencimento a uma comunidade.

Trabalhar em um clima organizacional agradável, ao qual o colaborador se sinta parte importante é uma forma de atender a este tipo de necessidade. Assim, o funcionário pode desenvolver o sentimento de pertencimento à equipe, e não apenas mais um número.

4. Estima

Em seguida, a pirâmide aponta para a necessidade de estima. Neste campo, estão as necessidades de reconhecimento, status e autoestima.

Reconhecer as conquistas e o potencial de seus colaboradores é parte fundamental para mantê-los motivados.

Oferecer feedback deve ser prática regular; não apenas para ajustar o que não está dando certo, mas também para valorizar o que está sendo bem feito.

Premiações são também muito importantes para atender a necessidade de estima de seus colaboradores.

5. Realizações pessoais

O último item a aparecer na Pirâmide de Maslow é a necessidade de realização. Nela, se enquadra a necessidade de crescimento profissional, desenvolvimento de talentos e estímulo à criatividade.

veja também:
Carta de motivação: o que é, exemplos e como fazer a sua

Esta necessidade pode ser atendida através da oferta de Plano de Carreira e no incentivo à participação em cursos e capacitações.

Nova Pirâmide de Maslow

Após desenvolver a teoria da Pirâmide, Maslow ainda acrescentou mais três necessidades de grande importância para a satisfação humana. São elas:

  • Necessidade de aprendizado constante durante a vida;
  • Necessidade de satisfação estética, ou seja, com a imagem que tem de si;
  • Necessidade de transcendência; relacionada à fé, religião e espiritualidade.

Mesmo com o passar do tempo e a natural transformação da sociedade, a Pirâmide de Maslow continua sendo muito útil para a compreensão das necessidades humanas. Contudo, à parte das necessidades fisiológicas, a ordem das demais necessidades já não é mais tão rígida. Entende-se que ela pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o momento que está vivendo.

Aplique a Pirâmide de Maslow em sua equipe

Para conhecer melhor as necessidades de sua equipe, é possível aplicar testes que avaliem o perfil dos colaboradores de acordo com a teoria de Maslow. Aproveite este recurso e aumente a satisfação de sua equipe. Com isso, sua empresa irá certamente conquistar, em troca, maior engajamento e resultados ainda mais eficientes.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o e ajude outras pessoas. Para mais artigos sobre carreira, vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando.