Planilhas de gastos pessoais: saiba como organizar sua vida financeira

A organização os gastos pessoais é uma tarefa que exige dedicação e paciência, mas que pode nos trazer muitos benefícios à curto e longo prazo. Mas esta não é uma tarefa só para quem está passando por um endividamento ou para quem quer se planejar para realizar uma compra futura. Organizar e controlar os gastos pessoais é imprescindível para todos, afinal, ter uma vida financeira controlada nos traz mais tranquilidade sobre o presente e o futuro.

Você sabe como organizar os seus gastos pessoais? Neste artigo, vamos falar sobre a importância da educação e organização financeira e como você pode utilizar uma planilha simples no Excel para organizar a sua vida financeira. Confira!

Por que fazer uma planilha de gastos pessoais?

Você já se viu em uma situação onde simplesmente não se lembra onde ou com o que gastou o seu dinheiro? Esta é uma situação muito comum de acontecer entre as pessoas que não tem o costume de anotar ou organizar os seus gastos pessoais.

Mas quando você organiza as suas finanças, você fica consciente das decisões que tomava anteriormente. Assim, você pode tomar decisões melhores, que te passam segurança e tranquilidade no seu dia-a-dia. Esta é só uma das razões pelas quais fazer uma planilha de gastos pessoais. Vamos te apresentar outras:

Praticidade no seu controle financeiro

Na era da tecnologia as tradicionais cadernetas deixaram de ser utilizadas para dar lugar às planilhas eletrônicas, que podem ser acessadas pelos computadores ou na palma da mão, através dos smartphone e tablets.

Além da praticidade de acessar através da tela do dispositivo, outra vantagem das planilhas é a automatização dos cálculos. Uma vez que a planilha é configurada, é só inserir os valores e o sistema faz todas as contas num clique, fazendo com que o trabalho seja muito mais fácil e rápido.

Entenda seus hábitos de consumo

Outra vantagem do uso das planilhas para a sua organização financeira é a possibilidade de entender os seus hábitos de consumo. Ou seja: onde você coloca o seu dinheiro todos os meses.

São aqueles gastos desnecessários que você efetua todos os meses em produtos ou serviços que não utiliza ou simplesmente aquelas compras realizadas por impulso. Ao inserir todas as suas compras e transações de dinheiro, é possível observar com o que você está gastando o seu dinheiro, se existem condições específicas que te fazem realizar essas compras e se esse é um padrão que deseja manter ou modificar.

Observando os seus hábitos de consumo, você poderá fazer cortes de gastos e reajustes conforme as suas necessidades financeiras no momento.

Controle de parcelas e pagamento de dívidas

As planilhas também podem ser mecanismos perfeitos para nos dar uma visão geral de como andam o pagamento de parcelas de produtos ou de dívidas. Com as informações inseridas na planilha, ficamos mais atentos à contração de novos gastos de curta, média ou longa duração.

Através da organização financeira, você evita contrair novas dívidas ou aumentar o valor da sua dívida, o que seria desastroso para o seu planejamento financeiro.

Olhe para o futuro

Ao organizar a sua vida financeira, você não terá mais tranquilidade para o presente. Também poderá começar a planejar o que você quer para o futuro. Quer começar a poupar para fazer uma reserva de emergência? Ou fazer a viagem dos sonhos? Vai começar a pagar a faculdade? Começar o financiamento de uma casa ou automóvel?

Para tudo isso, é preciso saber olhar para a situação e entender quais são as possibilidades para começar a planejar. Quando você precisará poupar por mês para conseguir juntar dinheiro o suficiente? É possível guardar este valor? Estas são só algumas das perguntas que você deve fazer ao começar a se planejar para o futuro e preencher as suas planilhas.

Como organizar a sua planilha de gastos 

Quando falamos em organização financeira e organização de planilhas de gastos, a primeira coisa a se ressaltar é que todo pagamento deve ser incluído. Mesmo os menores gastos, por mais bobos que pareçam, devem constar na sua planilha de gastos para ser contabilizado no total de gastos do seu mês.

Dessa maneira, com todos os seus gastos na planilha, ter uma organização padronizada pode te ajudar a visualizar como você se comporta em relação aos seu dinheiro. A forma mais básica para organizar sua planilha é dividir seus gastos em fixos e variáveis.

Os gastos fixos são todos as despesas que são recorrentes na sua vida, ou seja, aquelas que precisando serem pagas todos os meses. Alguns exemplos disso são as contas de água, luz, plano de telefonia e internet, aluguel, mensalidade de escola, plano de saúde e transporte. Além da recorrência, outro ponto importante que caracterizam os gastos fixos é que eles sofrem poucas alterações no seus valores ao longo dos meses.

Os gastos variáveis, o contrário dos fixos, fala sobre os valores que oscilam, podendo ser maiores ou menores, ao longo dos meses. Alguns destes gastos são: roupas, jantares em restaurantes ou delivery, cinema, além de compras de produtos e bens pessoais e serviços.

Ainda podemos considerar alguns gastos como semi-fixos e semi-variáveis. São aqueles que têm uma recorrência estável, mas que possui um valor variável. É o caso, por exemplo, de compras de supermercado e farmácia: são compras realizadas todos os meses, mas o seu valor pode ser maior ou menor dependendo do mês.

A partir desta organização básica, é possível criar outras subdivisões e personalizá-la da forma que você preferir.

Planilhas de gastos pessoais prontas para baixar

Confira 2 planilhas de gastos pessoais prontas para baixar e começar a se organizar:

Planilha simples de gastos pessoais

Simples e prática, a planilha simples é perfeita para quem não tem muita familiaridade com organização financeira ou procura um modelo básico para começar.

Neste tipo de planilha, podemos inserir as informações de receitas, despesas e investimentos mensais em um sistema automático e prático de ser utilizado e visualizado.

A BMF Bovespa possui um modelo de planilha de gastos pessoais disponibilizada gratuitamente no seu conteúdo sobre educação financeira. Para baixar, clique aqui.

Planilha completa de gastos pessoais 

Mas para quem está buscando um modelo mais completo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) também possui uma planilha de orçamento doméstico pronta. Ela está disponível para download gratuito aqui. Para baixar, é só criar um cadastro no site do IDEC ou entrar com o seu login, caso já seja cadastrado.

A planilha é estruturada de uma forma que não só permite que o usuário insira os seus gastos, mas também possa entender os fundamentos básicos da educação financeira. Dessa forma, é possível ir descobrindo mais sobre como tratamos o dinheiro na nossa vida aos poucos e mudar os nossos hábitos de consumo para conseguir administrar melhor a nossa vida financeira.

Um detalhe importante é que a planilha reúne em um arquivo só os lançamentos de todos os meses do ano; o agrupamento de todas as despesas do ano (dividido em áreas); estabelecer metas de economia e compará-las com os valores reais gastos; visualizar todas as compras realizadas no cartão de crédito; detalhar investimento e até mesmo criar projetos, como viagens.

Além da planilha de orçamento doméstico, o IDEC também disponibilizou uma lista de compras que pode ser utilizada tanto na versão digital quando na versão impressa. O objetivo da lista é ajudar o consumidor a planejar as suas compras de alimentos e evitar compras impulsivas também nas feiras e supermercados. Baixe a lista de compras aqui.

3000