Saiba como definir e responder aos pontos fracos na entrevista

Para quem está se preparando para fazer uma seleção de emprego, sabe o quanto é difícil falar sobre os pontos fracos em uma entrevista. A preocupação é de ser mal interpretado e isso custar a sua vaga.

Para brilhar na sua entrevista de emprego se prepare para responder às perguntas que a maior parte dos candidatos acha desconfortável. Por isso, você precisa ficar atento, para não responder igual aos demais candidatos.

Saiba que existem formas de expressar quais são seus pontos de melhoria. Para isso, siga corretamente as informações que postamos em nosso artigo. São dicas importantes para ajudá-lo na hora de falar sobre esse temido assunto no momento da entrevista.

Você precisa se destacar e responder corretamente sobre os seus pontos fracos na entrevista, já que pode ser o grande passo para a sua tão almejada contratação. Acompanhe todas as informações que colocamos em nosso texto!

O que são os pontos fracos?

São considerados pontos fracos, aquelas características que você adquiriu ao longo dos anos e que hoje prejudicam o seu desempenho no trabalho ou determinadas habilidades que você ainda não conseguiu desenvolver.

Em uma entrevista de emprego, esse é um dos tópicos mais temidos pelos candidatos, já que muitos têm medo de revelar algo que possa prejudicá-los. Com isso, eles preferem omitir ou inventar algumas características ao invés de falar claramente sobre seus defeitos.

O objetivo do entrevistador ao questioná-lo sobre essa condição é descobrir se você terá capacidade para enfrentar desafios e ultrapassar obstáculos. Além disso, é a oportunidade de saber quais serão os pontos que a empresa precisará desenvolver em você.

Como definir os pontos fracos e como justificá-los?

Entrevista de emprego

Na preparação da entrevista de emprego é importante que você relacione e identifique quais são seus pontos a melhorar. Liste pelo menos uns 10, para escolher quais deles, serão estudados e mencionados na entrevista.

Faça esse exercício interno de perceber quais são seus pontos fracos, mas seja sincero com você mesmo. Se tiver dificuldades, pode perguntar para os familiares e os amigos, uma vez que as pessoas que convivem com você, conseguem perceber melhor quais são seus pontos que precisam ser melhorados.

O próximo passo é fazer um levantamento mais profundo sobre a empresa em que você pretende trabalhar. Quanto mais você souber sobre a companhia, mais elaborada será a sua estratégia para responder corretamente na hora da entrevista.

veja também:
Perseguição no trabalho: o que é, veja se você é vítima e saiba como lidar

Identifique quais são os valores, a missão e como a empresa está no mercado. Dessa forma, será mais fácil separar os pontos fracos que não estão relacionados a empresa e a vaga.

Para finalizar o processo, escolha ao menos cinco pontos fracos para elaborar as justificativas. O objetivo da justificativa é mostrar para o recrutador que você tem conhecimento sobre seus pontos fracos e a melhorar e que está trabalhando para desenvolvê-los.

Estude sobre os pontos fracos e faça um treinamento para agir naturalmente e não passar a impressão de que as respostas foram elaboradas anteriormente. Até porque os questionamentos podem surgir conforme a sua resposta.

Como escolher corretamente o ponto fraco para falar na entrevista?

Esse é o momento mais difícil: escolher o ponto fraco que não venha prejudicá-lo nessa vaga. Veja como você pode defini-lo:

  • Escolha algo que seja possível de trabalhar, melhorar ou aprender através estudo e motivação;
  • Seja autêntico;
  • Escolha um ponto fraco que seja aceitável para a vaga.

Como responder sobre os seus pontos fracos em uma entrevista?

No momento da entrevista de emprego é fundamental mostrar que você está tranquilo diante do recrutador. Além disso, fique atento aos questionamentos para saber a melhor forma de respondê-las.

Siga as dicas abaixo para responder corretamente sobre seus pontos fracos:

1. Diga qual é o seu ponto fraco

Descreva brevemente sobre o ponto fraco que você já tinha definido anteriormente. Foque naquele que não seja essencial ou de extrema importância para a vaga que você está se candidatando.

2. Informe o que você está fazendo para superar este ponto fraco

Fale sobre as ações que você está tomando para superar esse obstáculo, mostrando que você tem conhecimento sobre ele, mas que tomou a iniciativa de buscar melhoria e sabe que irá alcançar o seu objetivo.

Quais são os exemplos de pontos fracos?

Alguns pontos fracos, quando justificáveis, podem ser relevantes na hora da entrevista. Veja alguns exemplos:

Eu fico um pouco nervoso quando preciso me apresentar em público para um número grande de pessoas, mas estou procurando melhorar por meio de treinamentos e praticando todos os dias.

Eu sou muito tímido e tenho dificuldades para expressar a minha opinião em uma determinada reunião, mas estou exercitando em reuniões menores e em conversas com outros colegas de equipe.

Eu realmente preciso melhorar a minha fluência na língua inglesa. Para isso, estou estudando e praticando a conversação e acredito que em poucos anos já consigo conversar sem dificuldades.

Sou bastante exigente e espero muito dos outros, mas estou aprendendo a lidar com o tempo de cada um.

Sou muito organizado e gosto de manter meu espaço de trabalho sempre arrumado e ficava chateado com quem fizesse bagunça. Hoje já consigo entender que as pessoas não são iguais a mim.

Sou bastante comunicativo, por isso algumas pessoas interpretam que eu falo demais. Para melhorar isso, tenho feito treinamentos e aprendido a ouvir mais.

Sou muito ansioso em tudo o que faço porque tenho o objetivo de desenvolver o melhor trabalho, mas estou trabalhando para controlar a ansiedade e ter mais calmo para lidar com as situações.

Gasto bastante tempo para executar algumas tarefas porque procuro me dedicar a elas. Estou trabalhando para identificar quais são as tarefas prioritárias, urgentes e emergentes para desenvolvê-las dentro do prazo.

Sou uma pessoa hiperativa o que pode transparecer que eu perco o foco, mas tenho procurado me controlar para alcançar os objetivos no trabalho.

Sou bastante teimoso com as minhas ideias, mas venho usando essa característica para não desistir de um projeto.

Depois desse artigo, falar sobre os pontos fracos na entrevista de emprego não deve mais ser algo que gere preocupação no candidato, já que você saberá quais são os pontos a melhorar e que podem ser citados sem prejudicar a sua candidatura.

veja também:
29 frases para currículo para colocar no objetivo