Por que deixou seu último emprego? Veja como responder na entrevista

Você conseguiu uma entrevista para a tão esperada vaga de emprego. O que fazer? Uma das estratégias que podem auxiliá-lo é preparar-se para responder às perguntas mais comuns entre recrutadores. Hoje, falaremos sobre uma delas: “Por que você deixou seu último emprego?”. Você sabe como se sair bem ao responder esta pergunta? Acompanhe a leitura deste artigo e conheça algumas dicas para aumentar suas chances de ser contratado.

Ser demitido é algo comum ao longo da carreira de qualquer pessoa, e não precisa ser motivo para envergonhar-se. Como tudo na vida, é importante saber olhar o lado positivo de toda experiência, e compreender que, mesmo nas adversidades, é possível extrair um aprendizado. Ter este entendimento com certeza será muito importante para sair-se bem na resposta para a pergunta “Por que você deixou seu último emprego?”.

Seja sincero

É claro que é preciso ser sincero ao responder a esta pergunta. Mas, ao mesmo tempo, use o bom senso. Se você foi demitido e conseguiu aprender algo desta experiência, será mais fácil responder à pergunta sem entrar na defensiva. Reconhecer os erros vai soar como algo positivo para o recrutador.

O que com certeza irá lhe tirar do processo seletivo é a mentira. É comum que recrutadores entrem em contato com os últimos empregadores. Mentir sobre o motivo da saída só irá fazer o candidato perder a chance de conseguir a vaga.

Seja conciso

É importante saber o tempo para responder a uma pergunta em uma entrevista. Ser vago demais não é uma boa escolha, mas o outro extremo também não é a melhor saída. Portanto, garanta a  resposta à pergunta, sem fazer rodeios ou sem ficar tentando corrigir o que foi dito. Ao responder, não é preciso dar detalhes nem desvencilhar-se da resposta.

E como fazer isso? Faça uma gravação enquanto se prepara e escute, tentando colocar-se no lugar do recrutador. Esta dica vale para a resposta a todas as perguntas da entrevista.

Seja positivo

Lembra que falamos sobre extrair algo positivo da sua experiência anterior? Portanto, mesmo que a saída não tenha sido de forma amigável e caso tenha havido algum conflito que justificou sua saída, lembre-se de extrair um aprendizado.

Um exemplo é dizer que você não possuía o perfil para a vaga, mas a experiência o ajudou a aprender sobre planejamento, disciplina e trabalho em equipe. Claro que demos alguns exemplos vagos, por isso reflita sobre o perfil da vaga que ocupou, o motivo da saída e seus aprendizados.

Faça um link da resposta com a vaga que deseja ocupar

É possível responder à pergunta e mostrar o interesse na vaga para a qual se candidatou. Por exemplo, você pode responder o motivo de sua saída, mas encerrar dizendo o que aprendeu que pode contribuir para a vaga que deseja ocupar na empresa. Isto mostrará foco ao recrutador e reforçará suas habilidades que tenham a ver com a vaga em aberto.

Não fale mal de pessoas nem empregos anteriores

Evidentemente, você não deve falar mal de empregadores anteriores. Tenha uma postura profissional e respeitosa. Você pode dizer que, devido a uma divergência entre seus objetivos profissionais e o esperado pela empresa, você precisou sair. Você pode especificar quais são os seus objetivos e conectá-los à vaga que deseja, como explicamos no tópico anterior.

Foi demitido por justa causa?

Caso você tenha sido demitido por justa causa, não omita esta informação na entrevista. Caso você seja contratado, a empresa irá acabar descobrindo em breve, e sua omissão poderá lhe custar o novo emprego. Por isso, já seja honesto na resposta à pergunta “Por que você deixou seu último emprego?”.

O que vale aqui é reconhecer seu erro, mostrando arrependimento e aprendizagem, de forma honesta, deixando claro porque não voltará a cometer este erro em um novo emprego. Mostre-se agradecido pelas oportunidades e aprendizados que adquiriu na empresa anterior, mesmo que a saída tenha sido em condições adversas.

“Por que você deixou seu último emprego?”

Como você viu, para responder a esta pergunta, não omita informações, não tente fugir da resposta e nem faça rodeios para responder. Jamais fale mal de outros empregadores ou colegas, mostre o que aprendeu com a experiência anterior e reconheça seus erros. Seja sincero, mostre as habilidades aprendidas e que seu objetivo profissional tem a ver com a vaga à qual está se candidatando.