Por que devemos te contratar? Como responder a pergunta na entrevista

Se você já acompanha nossa página, sabe que sempre falamos por aqui da importância de se preparar para as possíveis perguntas que podem surgir em uma entrevista de emprego. E uma delas que pode ser a decisiva para mantê-lo no processo seletivo é saber responder “por que devemos te contratar?”. Se você quer saber mais sobre como responder a esta pergunta, acompanhe a leitura deste artigo e prepare-se!

Suas competências + necessidades da empresa

Antes de pensar o que responder nesta pergunta, é fundamental ter clareza de suas competências. Não se sinta constrangido em falar de seu potencial, saber mostrá-lo será importante para ser o escolhido para a vaga. Analise as qualificações necessárias para o cargo e identifique quais delas você possui e prepare-se para falar delas na hora de responder a esta pergunta.

Agora, identifique as necessidades da empresa. É aumentar vendas? Fidelizar clientes? Trazer maior visibilidade para um produto? Claro que esta resposta vai variar muito dependendo da área de atuação da empresa e de seu cargo, mas faça essa reflexão e pesquise.

O próximo passo é saber unir como suas competências podem ser úteis para resolver as necessidades da empresa. Saber unir estes dois pontos vai ser fundamental para responder bem à pergunta “por que devemos te contratar?”.

É claro que, se você foi selecionado para o processo seletivo, o recrutador já identificou algumas competências necessárias em seu currículo. Tome cuidado para sua fala não ser um “decoreba” do que já está escrito lá. Ser criativo, neste momento, será muito importante.

Como sua resposta pode diferenciá-lo dos demais candidatos

Como falamos anteriormente, se você foi escolhido para entrar no processo seletivo, é porque já foram identificadas competências necessárias para o cargo. Mas, diante da situação atual do mercado de trabalho, é muito improvável que você tenha bastante concorrência. E o que vai diferenciá-lo dos demais candidatos?

O primeiro ponto a seu favor é que, se o recrutador chegou a esta pergunta, você provavelmente já alcançou a fase final do processo seletivo. Ele pode estar dizendo, em outras palavras: “eu tenho algumas outras opções de profissionais tão competentes quanto você, me ajude a decidir por que você deve ser o escolhido”.

E então, como fazer a diferença?

Há algumas estratégias que podem ser usadas. Uma delas é pegar o gancho do que a empresa precisa e responder conectando com suas experiências e competências. Outro sinal das necessidades da empresa é dado pelo recrutador de acordo com o teor de suas perguntas. Se ele perguntar sobre como seria seu desempenho diante de uma tarefa X, lembre-se de trazer este ponto à tona ao responder sobre porque você deve ser escolhido. Fazendo estes “links”, encaixando todas as peças entre o que a empresa precisa e como você pode resolver estas necessidades, você com certeza terá um ótimo desempenho na resposta.

Uma forma similar de responder é quando você sabe que possui algumas características difíceis de serem encontradas no mercado de trabalho e necessárias para o cargo. Por exemplo, você deve participar de reuniões na sua área com representantes da China em uma empresa multinacional e você domina a língua chinesa. Saber responder sobre seu trabalho com segurança e explicar algo com clareza na língua dos colegas estrangeiros pode ser um grande diferencial a destacar em sua resposta.

O que não responder

Tão importante quanto saber o que fazer, é saber o que não fazer. Alguns padrões de respostas (muito comuns, inclusive) podem eleiminá-lo facilmente da seleção. Por isso, achamos importante mencioná-las.

Entendemos que a situação de vida pessoal pode estar bastante complicada e que aquele emprego pode ser muito importante para seu sustento. Mas fazer este tipo de apelo não vai fazer com que você seja escolhido. Não responda coisas como “por favor, eu preciso muito desta vaga para ajudar minha família”, ou “eu quero muito, muito conseguir este emprego”.

Outro ponto importante é que sua resposta deve ser confiante, mas tome cuidado para não soar prepotente. Fuja de respostas como “eu sei que sou melhor que os demais candidatos e tenho certeza que sou a escolha certa para a vaga”.

Confiança, foco e clareza

Outra estratégia que costumamos recomendar por aqui e que é muito importante ao responder esta pergunta é ensaiar antes. Desta forma, você terá mais confiança quando tiver que respondê-la. Peça a ajuda de um amigo para simular o recrutador, filme sua resposta e avalie seu desempenho. Reflita se você está conseguindo expressar o que deseja de forma clara, se está se mostrando confiante e se está indo direto ao ponto.

Algumas pessoas tendem a devanear enquanto falam e acabam demorando muito para concluir suas ideias, ou até se perdem em seus argumentos. O treino anterior ajudará a evitar este tipo de problema. Mas cuidado para não repetir simplesmente um texto decorado. E esteja pronto também para responder perguntas durante sua fala. Elas podem surgir para que o recrutador esclareça algo que você está dizendo.

Exemplo de vaga e resposta

Selecionamos uma vaga divulgada no LinkedIn que pode auxiliar ao responder à pergunta “por que devemos te contratar?” durante a entrevista. A Natura preencheu o seguinte texto ao divulgar uma vaga:

Você já pensou em trabalhar em uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade?  Você gosta de criar relações, desenvolver equipe e de gerar boas experiências? Você já se imaginou em um lugar que valoriza a diversidade? Você gosta de perfumes, cosméticos e maquiagem?

Se você respondeu sim para todas essas perguntas, estamos procurando VOCÊ!

Se você possui experiência em alguns dos pilares abaixo, queremos convidá-lo a participar do nosso processo para futuros talentos da companhia.

  • Indústria (Manufatura/ produção/ manutenção) – Garantir o atendimento do planejamento de produção de demanda para nossos clientes por meio de uma programação adequada de produção.

A resposta do candidato pode ser algo como:

“Eu acredito ter o perfil que vocês buscam porque em primeiro lugar, me identifico com a identidade da empresa. Eu acredito que uma empresa que valoriza questões como sustentabilidade e diversidade, está à frente de seu tempo e representa o Brasil muito bem. Sobre o cargo, eu tenho experiência como líder de equipe na indústria X no setor de produção e tinha ótima relação com toda a equipe. Eles se sentiam à vontade para dialogar comigo, e davam ideias para melhorar a rotina de trabalho na produção. A qualidade do trabalho da equipe apareceu em números na produção, redução de falhas e desempenho dos colaboradores. Por este motivo, nossa equipe recebeu reconhecimento e eu fui premiado no ano de 2017. Quero fazer o mesmo, até melhor, pela equipe da indústria da Natura, e vejo em minhas competências o potencial para isso.”

 “Por que devemos te contratar?”

Neste artigo, demos dicas e exemplos de como responder à pergunta sobre por que você deve ser contratado. Falamos também das respostas que devem ser evitadas.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha o ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas, continue em nossa página. Acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!