Postura correta: 5 dicas práticas para manter a saúde do corpo no trabalho

É no ambiente de trabalho que passamos boa parte dos nossos dias realizando tarefas repetitivas e, geralmente, em uma mesma posição. Se ficar horas em uma mesma posição já pode gerar dores, passar todo este tempo em uma postura incorreta pode intensificar os efeitos, dando a origem a problemas de saúde mais sérios.

Se você tem uma má postura, algumas práticas e equipamentos podem ser inseridas no seu dia a dia para corrigir este problema, assim que ele for detectado.  No post de hoje, vamos falar sobre os efeitos de uma má postura para a saúde e dar dicas de como corrigir a sua postura no ambiente de trabalho. Confira!

Os efeitos de uma má postura para a saúde

O posicionamento do nosso corpo está diretamente ligado à nossa coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo e a distribuição do movimento pelo nosso corpo. Quando ela está mal posicionada, as dores vêm. Mas quando este mau posicionamento é constante, outros efeitos podem ser sentidos no corpo.

Manter a coluna ereta pode parecer natural, mas este nem sempre é o movimento que realizamos quando nos sentamos ou até mesmo estamos em pé concentrados em uma tarefa. Manter uma postura correta necessita de certo esforço e costume, pois já nos acostumamos a manter uma má postura, seja por desatenção ao próprio corpo ou por motivos externos a nós, como uma cadeira desconfortável, uma mesa muito alta ou muito baixa, etc.

Dessa forma, a prevenção e a atenção a uma boa postura (e tudo o que está relacionada a ela) é a melhor forma de evitar o sofrimento ou o desenvolvimento de problemas mais sérios.

5 dicas para manter uma postura correta no trabalho

1. Utilize mobiliário ergonômico

O Ministério do trabalho possui uma normas regulatórias sobre os procedimentos que devem ser adotados por empresas para assegurar a segurança e a saúde dos funcionários no ambiente de trabalho. Na Norma Reguladora 17 (conhecida como NR-17) estão descritos como os mobiliários e os equipamentos do ambiente de trabalho devem se ajustar “às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. 

Assim, a ergonomia é um ponto fundamental para a criação e organização de um espaço corporativo. Os mobiliários ergonômicos são aqueles que são desenvolvidos levando em consideração a posição correta para a saúde do usuário, assim como os seus aspectos físico, permitindo também regulações e adaptações individuais.

E para garantir a ergonomia do espaço, não são só os mobiliários que são importantes, mas também alguns acessórios, como apoio para os pés, suporte para antebraços na cadeira, suporte para notebook ou monitores.

2. Evite ficar muito tempo na mesma posição

No trabalho, costumamos passar muito tempo em uma mesma posição para realizar as nossas tarefas. Seja sentado ou em pé, ficar na mesma posição pode levar ao cansaço muscular, dores nas costas, problemas de circulação e inchaço nas pernas e nos pés.

Isso acontece porque, quando nos acostumamos a manter uma postura incorreta, nosso corpo se acostuma a ficar sempre nela, por mais que tentemos permanecer na postura correta. Assim, é importante ficar atento e fazer mudanças de posição de tempos em tempos, a fim de aliviar a carga e o cansaço muscular.

O uso de roupas e calçados confortáveis para passar este tempo também é um ponto importante, já que muito do desconforto pode ser causado por um vestuário inadequado.

3. Consciência corporal 

De nada adianta ter um ambiente de trabalho com móveis ergonômicos sem saber utilizar o potencial deles e continuar se sentando de uma forma incorreta. Dessa forma, é preciso tomar consciência corporal, saber adaptar o mobiliário ao seu perfil e como se posicionar corretamente.

A empresa tem um papel importante neste sentido, pois parte do investimento feito na qualidade do ambiente de trabalho e no conforto dos seus funcionários deve ser destinada à consciência corporal deles. Este investimento será diretamente refletido na melhora dos resultados da empresa, da saúde e da disposição dos funcionários.

Para as pessoas que trabalham sentadas, é importante dar atenção para a altura da cadeira em relação à mesa e à tela do computador. Além disso, as pernas devem permanecer ligeiramente afastadas, com os pés completamente apoiados no chão ou em um apoio ergonômico para os pés. Evite cruzar as pernas.

Em relação à cadeira, atente-se à sua lombar, que deve ficar bem apoiada no encosto e mantenha a sua coluna e pescoço retos, mas com os ombros relaxados. Lembre-se que a altura do olhar deve estar no centro da tela do computador e, se ela for mais baixa e te obrigar a curvar o seu pescoço, ele deve ser elevado até chegar a altura correta. Já as mãos e punhos devem ficar apoiados na mesa do computador e teclado do computador.

E vale a atenção para realizar movimentos bruscos, como virar-se para algum dos lados, abaixar-se ou levantar-se!

4. Faça pequenas pausas durante o expediente

Assim como mudar de posição de tempos em tempos é importante, pequenas pausas são fundamentais para manter a saúde física e mental no ambiente de trabalho.

O cansaço físico e mental está muito associado à longos períodos focados na realização de uma mesma tarefa. Depois de certo momento, a mente e o corpo passam a sentir a demanda. Inclua no seu planejamento alguns minutos de pausa e aproveite-os para andar um pouco, beber água, comer um lanche ou até mesmo fazer algum tipo de alongamento ou exercício. Você com certeza irá se sentir mais disposto e motivado para continuar realizando o seu trabalho.

5. Pratique exercícios físicos regularmente

Não importa se você é uma pessoa que trabalha em um local preocupado com a ergonomia e mantém uma boa postura, a prática de exercícios físicos não é algo opcional. Pelo contrário, a prática de exercícios é fundamental para conseguir compensar esforços repetitivos, fortalecer a sua musculatura e garantir sua qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Caso você não tenha a prática de exercícios na sua rotina, comece separando um tempo para fazer uma caminhada na no seu bairro diariamente. Alongamentos também são muito indicados para iniciantes, pois são movimentos simples e que não necessitam de aparelhos.

Existem diversos aplicativos para smartphones que podem te ajudar a programar treinos, acompanhar o seu desenvolvimento e te manter motivado a continuar sem sair de casa.