Qual a sua pretensão salarial? Como responder na entrevista de emprego

Há alguns diferentes perfis para pessoas que estejam procurando emprego. Algumas estão desempregadas e procuram colocação do mercado de trabalho. Outras já estão empregadas, mas por algum motivo de insatisfação, estão procurando outra vaga. Há também quem esteja almejando um cargo que pague melhor. Seja qual for o seu caso, é possível que, ao ser chamado para uma entrevista, você tenha que responder à pergunta: “qual a sua pretensão salarial?”. Como agir? Para saber mais, acompanhe a leitura deste artigo.

Qual é o seu objetivo?

Ter clareza de seu objetivo e deixá-lo evidente ao recrutador auxiliará na hora de responder esta pergunta.

Suponhamos que você está há muito tempo fora do mercado de trabalho, procurando uma recolocação, e quanto mais o tempo passa, mais começa a se desesperar e menos começa a exigir em remuneração. Por mais necessário que seja para você conseguir um emprego neste momento, deixar este desespero transparecer no valor do salário, muito abaixo de sua formação e experiência, pode acabar passando uma imagem negativa e até tornar-se motivo de eliminação do processo seletivo.

Agora, se você já está empregado e seu objetivo é justamente uma melhoria salarial, é possível responder que reconhece suas qualificações e que um dos seus objetivos profissionais no momento é buscar um salário melhor. Apresente o salário que ganha no momento e mencione o valor aproximado que deseja.

Outra hipótese é daquele profissional que deseja mudar de área, e mesmo que recebesse ou receba um determinado salário no emprego anterior, entende que deverá dar um passo para trás, e que poderá haver redução salarial para conseguir desenvolver-se na nova etapa.

Uma quarta situação é a escolha, por parte do candidato, de outros fatores que pesam mais que o salário, como benefícios, proximidade de casa, plano de carreira, clima organizacional, etc.

Como você viu, existem diversos contextos no qual o candidato está inserido. Seja qual for o seu (mesmo que ele não tenha sido citado aqui), tenha clareza dele para saber como responder ao recrutador.

Responda apenas se perguntado, mas seja honesto e seguro ao responder

Se o assunto salarial não for o ponto principal em sua candidatura, apenas aborde o assunto se perguntado. Não minta sobre o salário anterior e não demonstre constrangimento ou insegurança ao responder. A melhor forma de responder sobre o salário pretendido é dizer a partir de qual valor deseja receber ou um valor aproximado, entendendo que a proposta pode ser ligeiramente menor. De qualquer forma, evite dar um valor fechado e exato, limitando a contraproposta.

Se você estiver aberto à negociação salarial, não coloque a pretensão salarial em seu currículo nem a preencha nos sites de emprego.

Se você deseja mudar de área e está disposto a receber um salário mais baixo, uma forma de não passar uma mensagem negativa é adaptar seu currículo à vaga para a qual se candidata. Se você deseja entrar como um assistente em uma área, por exemplo, dar ênfase ao seu cargo de coordenador em uma área distinta, pode passar ao recrutador a mensagem de que você não permanecerá no cargo ao qual se candidatou por muito tempo, seja pela posição ou pelo salário. Pelo contrário, este perfil pode levá-lo a nem ser selecionado para o processo seletivo.

Avalie quanto precisa

Mesmo que esteja há muito tempo procurando emprego e esteja disposto a receber menos do que gostaria, faça uma avaliação de quanto precisa para viver. Assim, fica mais fácil responder a essa questão.

Pesquise os salários da empresa

Ter uma ideia de quanto a empresa paga para outros funcionários também ajuda a responder sobre sua pretensão salarial. E mesmo que sua intenção seja receber um pouco a mais do que a empresa planejava pagar, algumas organizações estão dispostas a pagar um pouco mais pelo profissional, se ele possuir o perfil desejado para a vaga.

Tendência do mercado

Especialistas indicam que, de fato, a redução salarial tem sido uma tendência do mercado de trabalho. Mas caso o recrutador ofereça um salario abaixo do pretendido, esteja aberto a escutar o que mais a vaga tem a oferecer que pode trazer outros ganhos profissionais.

É inquestionável que o salário é fator importante em uma vaga, mas estudos comprovam que um alto salário é um motivador apenas imediato. Após alguns meses, se não houver outros fatores atrativos para o colaborador, ele acabará reduzindo sua motivação e, consequentemente, seu desempenho.

“Qual sua pretensão salarial?”

Neste artigo, falamos sobre o que responder ao ser questionado sobre sua pretensão salarial em uma entrevista de emprego. Você também pode ver outras perguntas recorrentes em entrevistas de emprego.