Procrastinar: conheça tudo sobre o assunto e saiba como vencer o vício

Você já ouviu falar em procrastinação? Mesmo que a palavra seja nova para você, tenho certeza que o conceito é familiar. Para aprender o significado de procrastinar, conhecer estratégias de como parar e muito mais, leia este artigo até o final.

Neste artigo, você vai ver:

O que é procrastinação? Conheça o conceito

Procrastinar Conceito

Procrastinar, no dicionário, significa adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. A palavra está se tornando mais conhecida agora, mas possui muitas “irmãs”:

Procrastinar – sinônimos: adiar, espaçar, postergar, demorar, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar, tardar.

E para seu significado oposto, temos:

Procrastinar – antônimo:abreviar, adiantar, acelerar, antecipar, precipitar, apressar, avançar, aproximar, prematurar, açodar, aviar, despachar, agilizar, estugar.

Como você pode perceber pela definição, procrastinar é um ato muito comum na vida do ser humano. O conceito de procrastinação, hoje em dia, é mais usado para descrever um negligenciamento das responsabilidades. Por isso, a procrastinação pode ser um grande problema no dia a dia, afastando o alcance de resultados, seja para a vida profissional ou pessoal.

Estudos indicam que 95% das pessoas procrastinam em algum momento, e 15 a 20% dos adultos o fazem de forma crônica.

Mas se você está imaginando que a procrastinação tem a ver com o ócio, está enganado. É possível que uma pessoa mantenha-se ocupada o tempo todo, mas que mesmo assim esteja procrastinando. Iniciar diversas tarefas menos importantes para deixar aquela principal para depois é um comportamento muito comum do procrastinador.

Aliás, acreditar que possui habilidade de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo é prática comum de quem procrastina. Os neurocientistas comprovam que nosso cérebro não possui a capacidade de focar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O que é possível é oscilar entre tarefas, mas nunca fazer duas coisas ao mesmo tempo.

O que ocorre neste tipo de comportamento é que acabamos demorando mais tempo para realizar diversas tarefas “ao mesmo tempo” do que executando uma por vez, além de ser uma atividade mental muito mais desgastante.

Por que procrastinamos?

Há diferentes fatores que podem explicar o porquê de termos tal comportamento. Um estudo da Universidade de Colorado  indicou que a procrastinação e a impulsividade podem ter herança genética.

Outro ponto é a natureza da atividade. Tendemos a preferir as atividades fáceis e agradáveis, dando prioridade a elas e deixando as mais difíceis para depois. Isto ocorre porque nosso cérebro está sempre suscetível a buscar o prazer imediato.

A área do nosso cérebro responsável pela racionalidade e tomada de decisões é o córtex pré-frontal. A falta de foco acaba dando maior vazão ao sistema límbico, responsável pela impulsividade e busca de prazer imediato. Por isso, não procrastinar é verdadeiramente um exercício contra nossos instintos mais profundos.

O problema em dar vazão à procrastinação é que a sensação de prazer imediato não vem sozinha. A pendência da tarefa e a diminuição de tempo hábil para que ela seja cumprida traz sentimentos negativos, como culpa e estresse, que podem culminar até em transtornos emocionais, como ansiedade e depressão.

Quando procrastinar se torna um hábito?

Como falamos anteriormente, o procrastinador crônico pode desenvolver até problemas de saúde. É comum que, após o bem-estar imediato provocado por postergar a tarefa, venha o sentimento negativo de culpa. Pessoas que vivem atrasadas com seus prazos tendem a ser mais ansiosas e estressadas, o que traz também consequências físicas.

O estado de estresse gera a produção de substâncias como a cortisona, que pode trazer problemas físicos e emocionais. Não raro, procrastinadores sofrem de queixas físicas consequentes do estresse, como dor de cabeça, de estômago, baixa imunidade e alteração do sono.

Atitudes que atrapalham na superação da procrastinação

Agora que entendemos mais sobre os mecanismos que estão por trás da procrastinação e suas consequências, vamos falar sobre os vilões que nos impede de superar a procrastinação e abandonar este hábito.

1. Só mais cinco minutinhos…

Começar o dia já perdendo minutos com a “soneca” do celular pode encadear uma série de atrasos, estresse e tarefas não cumpridas. Então, se tem que levantar às 7:40, comece o dia respeitando o horário. Vai passar o dia com sono? Reduza meia horinha do tempo que passa antes de dormir nas redes sociais e ganhe meia hora de sono!

2. Falta de planejamento

A falta de planejamento pode ser a responsável por você perder o seu tempo o dia todo e só se dar conta disso no fim da tarde. Tire um tempo para planejar o dia seguinte, ou até mesmo pela manhã para planejar as tarefas do dia.

Mas não pense também que planejamento é tudo! Procrastinadores são grandes planejadores. Dominam a arte de se preparar para a ação, mas possuem grande dificuldade de execução.

3. Acreditar que domina o tempo

O procrastinador sempre acredita que pode deixar para depois, pois vai dar tempo. O que acontece quase sempre é que tarefas deixam de ser concluídas no prazo, ou quando são, são feitas em péssima qualidade. O importante é saber usar o tempo a nosso favor, como apresentaremos através de dicas mais adiante.

4. Falta de metas em curto, médio e longo prazo

Este aspecto está também ligado à falta de planejamento que mencionamos antes. Como o procrastinador está muito ligado no “aqui, agora”, tem grandes dificuldades em lidar com metas de médio e longo prazo. É importante, então, pensar nas metas do dia, da semana, do mês, do ano. Para alcançá-las, elas deverão ser desmembradas. Assim, não parecerão tão assustadoras.

Por exemplo, se o seu objetivo é fazer uma viagem para o exterior nas próximas férias (uma meta em longo prazo). Porém, há várias metas em curto e médio prazo dentro deste macro objetivo. Você já tem dinheiro guardado? Quanto vai precisar? Como vai fazer para poupar? Já tem passaporte? Precisa de visto? Onde se hospedar? Quando comprar as passagens mais baratas? Transformas uma meta de longo prazo em pequenas metas de curto prazo facilita no alcance do objetivo.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

No tópico anterior, falamos das ações que atrapalham a vida do procrastinador e já começamos a dar algumas dicas de como deixar de procrastinar. Aqui, daremos mais algumas dicas para combater a procrastinação.

1. Peça ajuda

Às vezes, é necessário contar com a ajuda de amigos ou colegas de trabalho quando uma tarefa for muito complicada. Assim, ao invés de protelar sua execução, você compartilha com outros, tornando a tarefa mais simples de ser executada.

2. Não exija tanto de si mesmo

Querer ser perfeccionista com certeza não irá ajudar. É importante ter em mente que mudar o hábito de procrastinar não sai ser de uma hora para a outra. Assim como parar de fumar ou emagrecer, hábitos são mudados gradativamente. Já ouviu que a prática leva à perfeição? Então, a prática se dá aos poucos.

3. Fuja das distrações

Executar uma tarefa com abas da internet mostrando novas mensagens e e-mails ou dando uma xeretada nas redes sociais pode fazer você se perder no tempo e acabar não concretizando a tarefa. Silencie o celular, feche as janelas desnecessárias do computador, desligue a televisão, enfim, bloqueie-se das distrações.

4. Faça uma coisa de cada vez

Como dissemos antes, ser multitarefas pode ser uma grande perda de tempo. Por isso, foque em uma única tarefa e, quando conclui-la, permita-se uma recompensa antes de partir para a próxima. Ao invés de se desesperar com o tanto de coisa que tem para fazer, tente se planejar para executar pelo menos três tarefas de sua lista por dia. Quando elas acabarem, selecione mais três, por ordem de prioridade, e siga assim sucessivamente.

Técnica Pomodoro: mais uma estratégia para combater a procrastinação

Toda dica é bem vinda, certo? Por isso, aí vai mais uma: coloque em prática a técnica Pomodoro. Esta técnica foi criada por Francesco Cirillo em 1980 e é composta por 6 passos:

  1. Selecione a tarefa a ser executada.
  2. Utilize um timer e programe-o em 25 minutos.
  3. Foque nesta tarefa pelo tempo programado.
  4. Ao fim dos 25 minutos, masque em algum lugar que a realizou uma vez (fez 1 “pomodoro”).
  5. Descanse 5 minutos. Pode ser para ver um vídeo curto, jogar uma rodada de Candy Crush, comer um chocolate, ir ao banheiro, enfim.
  6. Inicie novamente o ciclo de 25 minutos. Ao completar 4 “pomodoros”, você tem direito a meia hora de descanso. Depois inicie novamente.

Esta técnica é uma forma de dar pequenos passos para alcançar um objetivo maior. E se você experimentá-la e não funcionar, há ainda vários outros recursos tecnológico para experimentar, através de aplicativos, como apresentaremos a seguir.

Como parar de procrastinar com o auxílio da tecnologia: apps para combater este mal

Procrastinação

A tecnologia pode ser um meio de procrastinar (tempo gasto navegando na internet, redes sociais, jogos virtuais…) ou pode ser um meio de combater a procrastinação. Para usá-la a seu favor, trouxemos dicas de 14 aplicativos que vão fazê-lo a abandonar este mau hábito agora mesmo. Confira:

1. Cold Turkey

Este aplicativo para Windows permite ao usuário bloquear os sites que minam seu tempo e atrapalham a completar suas tarefas. Caso o usuário não atenda ao comando de bloqueio, ele é penalizado com uma multa, que pode ser destinada parcialmente à caridade, por exemplo.

2. Rescue time

Este app permite que você gerencie o tempo gasto no computador, fiscalizando tudo o que é feito na internet. Com ele, é possível estabelecer objetivos e visualizar relatórios de seu comportamento online. Assim, fica mais fácil de passar menos tempo das redes sociais e mais tempo fazendo o trabalho.

3. Productivity Owl

O Productivity Owl promete combater o desperdício de tempo. Ele pode ser instalado como uma extensão do Google Chrome que fecha todas as abas de janelas consideradas improdutivas. O usuário pode gerenciar as listas de sites improdutivos ou permitidos, durante as horas e dias da semana programados.

4. TeuxDeux

Este app para iOS é grátis e serve como organizador de suas tarefas por listas de categorias. Uma tarefa não cumprida hoje é automaticamente colocada para o dia seguinte, gerando um acúmulo caso o usuário não cumpra com o planejado. Ao abrir o aplicativo no dia seguinte, o usuário já tem o planejamento das tarefas do dia.

5. (10+2)x5 Procrastination Hack

O nome deste app descreve uma técnica criada por Merlin Mann para aumento da produtividade. Nele, a proposta é focar em uma tarefa por 10 minutos e descansar por 2 minutos, 5 vezes seguidas, ou seja, completando uma hora de trabalho (60 minutos). O app emite um alerta com temporizador para auxiliar o usuário no controle do tempo. A técnica parece com a técnica Pomodoro, que você já conheceu aqui, mas com intervalos menores, para aqueles com maior dificuldade de atenção.

6. AppDetox

O AppDetox permite ao usuário delimitar um número de vezes em que será possível abrir um determinado app por dia, por exemplo, joguinhos ou redes sociais. Toda vez que você exceder suas próprias regras, o aplicativo irá te lembrar de tirar um intervalo. É possível também definir horários ou dias da semana para o bloqueio de determinado aplicativo. Alguns apps podem ainda ser bloqueados permanentemente!

Este aplicativo tem sido usado também por pais que querem limitar o uso da internet pelos filhos pequenos. Disponível para Android.

7. BeFocused

Semelhante ao (10+2)x5, este app funciona como um timer de produtividade. Você controla sua agenda diária, podendo colocar data de início e término de uma tarefa, e com o tempo específico para a realização de cada uma. O app possui um temporizador para auxiliar o usuário. Disponível para iOS, gratuito e em inglês.

8. StickK

O StickK é um aplicativo bem mais radical, para aqueles procrastinadores nível hard.  Nele, você define tarefas e estipula um valor em dinheiro para cada uma. Se a tarefa não for completada a tempo, o usuário perde aquele valor em dinheiro, que é doado para caridade. O app exige que o usuário defina um “juiz”, alguém escolhido por você para avaliar se a tarefa foi cumprida ou não. É possível até incluir amigos para acompanhar seu desenvolvimento.

9. StayFocusd

O StayFocusd é um aplicativo com extensão para o Chrome que permite o bloqueio de sites pelo tempo estipulado pelo usuário. Além disso, ele permite o bloqueio de uso de programas do computador, rodagem de vídeos e jogos, tudo para auxiliar o usuário a focar no trabalho.

10. Self Control

Este app gratuito está disponível para Mac e funciona também com o bloqueio de qualquer conteúdo da internet que sirva como uma distração. Até o fim do tempo determinado pelo usuário, as páginas não serão desbloqueadas, mesmo que você reinicie ou desinstale o programa.

11. Focus

Outro aplicativo disponível apenas para Mac é o Focus. Com uma versão paga e uma para degustação, ele é também um bloqueador de sites e programas selecionados pelo usuário. Para manter o usuário motivado, o app ainda apresenta frases motivacionais para manter o ânimo.

12. News Feed Eradicator for Facebook

Esta ferramenta de extensão para o Google Chrome substitui o feed de notícias por frases inspiradoras e divertidas, como: “É fácil largar o Facebook. Já o fiz centenas de vezes”, teria dito o escritor americano Mark Twain.

13. 21 Habit

É claro que não dá para resolver tudo em um dia. Que tal distribuir em 21? O app possui uma versão gratuita e uma paga, mas é possível mesmo gratuitamente manter a programação de 21 dias para facilitar na execução das tarefas.

14. TimeTune

App gratuito disponível ara Android, o TimeTune permite que você organize sua agenda para todas as suas atividades diárias, do horário das refeições, transporte, atividade física até as tarefas de trabalho. Ele monta relatórios com estatísticas de quanto tempo o usuário dedica a cada atividade, como dormir, trabalhar ou com lazer.

Chega de procrastinar: frases inspiradoras

Como último tópico, apresentamos algumas frases inspiradoras que podem servir de insight ou de estímulo para a mudança de comportamento agora mesmo:

Cada hora de tempo perdido na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.

Napoleão Bonaparte

A capacidade pouco vale sem oportunidade.

Napoleão Bonaparte

Enquanto protelamos a vida passa por nós a correr

Séneca

Tá feliz? Guenta firme que daqui a pouco passa.

Tati Bernardi

Devo ter uma enorme quantidade de inteligência; às vezes até levo uma semana para a colocar em movimento.

Mark Twain

Lentidão para mudar normalmente significa medo do novo.

Philip Crosby

Preguiça, o hábito que se contraiu de descansar antes da fadiga.

Jules Renard

O caminho mais curto para fazer muitas coisas é fazer uma só de cada vez.

Grey

Aquele que está indeciso em começar é lento a agir.

Quintiliano

O ócio torna as horas lentas e os anos velozes. A atividade torna as horas rápidas e os anos lentos.

Cesare Pavese

Procrastinar traz alívio imediato e fracasso a longo prazo.

Josevan Oliveira

Nós somos aquilo que repetidamente fazemos.

Aristóteles

Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar nossos sonhos… e esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo que passa.

Mario Quintana

O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Albert Einsten

Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.

Mary Kay Ash

Conclusão

Se você chegou até aqui, é com certeza alguém que sofre como procrastinador. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Para concluir, um excelente vídeo que ilustra de forma divertida o que descrevemos aqui é o TED Talk do escritor e blogueiro americano Tim Urban.

Neste artigo, você aprendeu o conceito de procrastinação e entendeu que este comportamento pode minar sua vida não só profissional, mas também pessoal. A procrastinação crônica é vilã inclusive da saúde, podendo trazer sintomas e transtornos físicos e psicológicos.

Aqui, explicamos também como funciona o mecanismo cerebral que nos impulsiona a procrastinar. Apresentamos estratégias de como combater a procrastinação, mas também explicamos que o processo de mudança é gradual, e não de um dia para o outro: o importante é dar um passo de cada vez e não parar.

Apresentamos ainda dicas de aplicativos que auxiliam na superação da procrastinação, e para encerrar, apresentamos algumas frases inspiradoras. Lembre-se: não podemos controlar o futuro. Não sabemos o que vai acontecer amanhã ou semana que vem. O tempo que temos é agora.