Área de comunicação: 8 profissões que estão em alta no mercado

A área de comunicação é um mercado de trabalho extremamente abrangente e possui um grande impacto sobre a sociedade. Afinal, a comunicação está presente em absolutamente tudo – e até mesmo empresas e organizações que não tem foco nesta área precisam de uma equipe de comunicação em prontidão.

A abrangência da área é com certeza um ponto bastante positivo dela, mas que também pode deixar seus profissionais em dúvida sobre qual caminho percorrer. As dúvidas vem já na formação, uma vez que é possível fazer uma faculdade de Jornalismo, Relações Públicas, Marketing ou optar por uma das habilitações no curso de Comunicação Social (Editoração, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Audiovisual… dentre outras). Mesmo após formados, os profissionais possuem diversas possibilidades de atuação.

Se você deseja seguir na área de comunicação mas não tem ideia de que profissão deseja adentrar, dê uma olhada nas 8 opções que separamos para você. Elas estão divididas em várias áreas de comunicação e tem um outro ponto em comum: estão todas em alta no mercado de trabalho.

Confira!

1. Brand Manager

O que faz com que um consumidor escolha consumir os produtos de uma marca e não de outra? Essa é uma das perguntas mais importantes da profissão de Brand Manager ou Gerente de Marca. Embora não seja uma profissão tão conhecida para o grande público, ela está no centro das decisões das marcas mais conceituadas do mundo.

Basicamente, um Brand Manager é o responsável por pensar na imagem da marca a longo prazo. Desse modo, ele  garante que os produtos, serviços, atendimentos e comunicações de marketing da empresa estejam alinhados e comuniquem sua missão, visão e valores.

2. Social Media Manager

É impossível falar em comunicação hoje em dia sem falar das mídias sociais. E, no centro das decisões de comunicação de uma marca na internet está o social media manager ou, em português, gerente de mídias sociais.

Este é o profissional da área de marketing que foca no planejamento e análise da comunicação digital de uma marca (ou influenciador). Para atuar nela, é preciso muita criatividade, visão estratégica, uma ótima comunicação e entendimento não só do público mas também da marca e das diferentes plataformas de mídias sociais.

3. Copywriter

Também chamado de redator ou produtor de conteúdo, o copywriter é o profissional que planeja e cria todo o texto presente em uma campanha de marketing. Em outras palavras, é quem está por trás de toda a comunicação que vemos em anúncios físicos e/ou digitais.

Para escrever textos persuasivos, capazes de atrair e influenciar o público, é preciso não só ter domínio da escrita, da comunicação da marca e conhecimento do público. Mas também da característica de cada plataforma de marketing. Afinal, escrever o roteiro de uma propaganda de TV é diferente de escrever um artigo para um blog. As redes sociais, que têm ocupado parte significativa dos copywriters atualmente, também possuem suas características próprias tanto no tamanho do texto como na forma como se escreve.

4. Relações públicas

Por outro lado, o relações públicas é o responsável pela comunicação da empresa com seus clientes, funcionários, fornecedores e com a imprensa. Seu trabalho diário é focado em estabelecer estratégias para transmitir a mensagem e, por consequência, a imagem da empresa para o público através da mídia.

Para isso, o profissional de relações públicas (ou, simplesmente, RP) redige press releases; organiza eventos; conduz pesquisas de mercado; gerencia o relacionamento com a comunidade interna e externa da empresa… e, em conjunto com o Brand manager e Social media manager, gerencia crises e lida com críticas.

5. Repórter Jornalístico

Mas quando se fala em comunicação tradicional (jornal, rádio e TV), a profissão de repórter é uma das primeiras que surge na nossa mente. É papel do repórter jornalístico atuar in loco investigando e apurando fatos para trazer um conteúdo completo e de qualidade para o público. Isso acontece tanto pela escrita, em jornais e revistas, como em áudio e som, na TV e rádio.

6. Editor(a) de Som ou Áudio

Há apenas alguns anos, boa parte das pessoas não saberia dizer o que significa a palavra podcast. Mas isso definitivamente mudou, com grandes plataformas de áudio investindo em peso nesta mídia.

E com cada vez mais programas nascendo e se expandindo, a procura por profissionais especializados em edição de som aumentou significativamente. Eles não só fazem cortes no material bruto, mas também garantem um melhor tratamento do áudio a fim de melhorar a experiência dos ouvintes; e tornar o programa cada vez mais profissional!

Para além dos podcasts, editores de som também podem trabalhar com cinema, TV, rádio e produção musical. Ou seja, há diversas áreas dentro da comunicação para explorar!

7. Editor(a) de Vídeo

Outra profissão que teve um boom nos últimos anos devido aos conteúdos para mídias sociais é a de editor de vídeo. Trata-se de uma profissão que lida com o material bruto já gravado. Assim, ele trabalha realizando cortes, fazendo correções de cor, incluindo efeitos no vídeo e também no áudio.

Embora o mercado de vídeos para a internet movimente grande parte dos editores de vídeo atualmente, é importante ressaltar que há oportunidades em todo o mercado audiovisual; tanto na TV como no cinema.

8. Intérprete de Libras

Por fim, garantir que a comunicação seja acessível para pessoas surdas é o principal objetivo de um intérprete de Libras. É ele o responsável por garantir que pessoas ouvintes e pessoas surdas possam se comunicar de forma eficaz.  Realizando assim o intercâmbio entre o português e a Língua Brasileira de Sinais (ou simplesmente Libras).

Os profissionais estão presentes em todas as comunicações realizadas por instituições públicas, garantindo o acesso à informação. Além disso, há grande procura na área da educação em geral, desde o ensino infantil até o superior.